Oi! Eu e a Vicky estamos novamente aqui para comentar sobre o último episódio de Shingeki no Kyojin, que foi transmitido no último domingo, 6 de março.

Este review de Shingeki no Kyojin contém spoilers!

E chegou o dia de mais um episódio de Shingeki no Kyojin! Vimos com ele os detalhes de como foi formada a aliança para parar Eren, mas será que isso vai durar? Será que Hange e os garotos podem realmente confiar neles? Estou curioso para ver onde tudo isso vai dar e se realmente estão falando a verdade.

Mesmo tendo formado a aliança para derrotar Eren, vemos que os garotos e principalmente Mikasa não estão preparados para matá-lo se for necessário, pois querem resolver tudo na base da conversa, o que deixa os ânimos ainda mais abalados pois Annie diz que, quando chegar a hora, eles podem atacar para proteger Eren.

O episódio foi recheado de OSTs incríveis em várias cenas, principalmente quando todos estão conversando na floresta, algo que eu gostei muito. Isso sem falar que a animação ainda continua mantendo o mesmo padrão de sempre, focando muito no rosto dos personagens para mostrar suas expressões abatidas.

Tivemos algumas surpresas e revelações no episódio, como sendo revelado que Yelena também pertence a Marley e que inventou toda a história sobre seu passado para, segundo ela, salvar o mundo, o que deixa alguns ali presente em choque, pois, quando foi desmascarada, resolve lembrar todos os atos das pessoas que estavam ali presentes. Uma cena bem pesada!

Resumindo: o episódio foi focado unicamente na conversa entre os membros da aliança que foi formada, o que foi muito importante para resolver suas diferenças, até mesmo com relação a morte de Marco que foi um ponto alto do episódio, com Jean furioso batendo em Reiner ao descobrir toda a verdade. Mas depois de tudo parece que finalmente podemos ver algum tipo de união verdadeira. O que será que acontecerá nos próximos episódios com o Porto sendo tomado pela Facção Yeager? Estou curioso para descobrir.

Vicky

O último episódio de Shingeki no Kyojin revelou um pouco mais sobre o conflito interno de Jean, incluindo o fato de que ele ainda está apaixonado por Mikasa! No início do episódio, Jean pensa como seria se ele pudesse ter aquela vida que sempre sonhou: com esposa e um filho. Particularmente, eu gosto de como ele está imaginando, ela se sentindo feliz e contente neste cenário – um sentimento que ela nunca teve na série. No final, ele toma a decisão de seguir em frente e salvar vidas inocentes, não importa o quão atraente seja seu mundo de fantasia.

Nós já sabíamos nas temporadas anteriores que ele tinha fortes sentimentos por Mikasa até na primeira temporada, quando ele a viu pela primeira vez e disse a ela que seu cabelo era lindo. Quem lembra que Eren queria que ela cortasse, o que ela fez de imediato? E quando Mikasa diz a todos que ela é forte e vai continuar lutando, ele faz todos irem atrás dela para que ela não lute sozinha, e na segunda temporada ele a salva de ser comida por um Titã!

Este episódio apresentou também a aliança profana de marleyanos e eldianos se unindo e falando a respeito de suas diferenças, e tentando fazer um plano para parar o genocídio de Eren. Mas há um porém: ambos os lados mataram amigos, famílias e entes queridos um do outro. E embora isso dependa muito de opinião pessoal, é difícil não ver eldianos de Paradis como vítimas nesse cenário. Não é uma tarefa fácil remover o ódio e o medo das pessoas, especialmente quando elas não os veem como humanos. Marleyanos e eldianos estão em uma missão quase impossível!

Outro ponto que me chamou a tenção foi com relação a trilha sonora que prezou por sons ambientes exceto nos momentos de maior confronto (especialmente o físico), deixando, inclusive, a opening fora de cena para enfatizar o desconforto que o grupo está sentindo. Além disso, o movimento das câmeras foi de uma sutileza em sua menagem: se vocês observarem, a câmera parece sempre desviar dos rostos dos personagens, indo para a fogueira, mobília, árvores etc., como se estivesse demonstrando o constrangimento e remorso de cada um, que se recusam a olhar para eles mesmos e confrontarem as atrocidades que fizeram. Aproveito para indicar para vocês esta música, sempre escrevo escutando algo do anime:

Finalizando: em meio a tanta raiva vindo à superfície, acredito que o que melhor descreve A Noite do Fim seja vergonha… Ansiosa pelo episódio de hoje!

Ficha técnica

  • Anime: Shingeki no Kyojin (進撃の巨人)
  • Episódio: T4E25 A Noite do Fim (終末の夜 Shūmatsu no Yoru)
  • Exibido em: 6 de março de 2022
  • Criado por: Hajime Isayama
  • Direção: Mitsue Yamazaki
  • Roteiro: Hajime Isayama, Hiroshi Seko
  • Elenco: Takehito Koyasu, Yoshimasa Hosoya, Ayane Sakura, Natsuki Hanae, Toshiki Masuda, Manami Numakura, Yūmi Kawashima, Ayumu Murase, Masaya Matsukaze, Jirō Saitō, Tōru Nara, Yū Shimamura, Yūki Kaji, Kazuhiro Yamaji, Hiroshi Kamiya, Romi Pak, Kishō Taniyama, Hiro Shimono, Yū Kobayashi
  • Duração: 24 min