Oi! Eu e a Vicky estamos novamente aqui para comentar sobre o último episódio de Shingeki no Kyojin, que foi transmitido no último domingo, 6 de fevereiro.

Este review de Shingeki no Kyojin contém spoilers!

Que episódio, meus amigos! Cheio de revelações por todos os lados, fechando todas as pontas que estavam soltas: para quem pensava que não ia dar tempo de contar tudo que faltava, com esse episódio acho que deu para mudar de ideia. E que animação e trilha sonora foram essas, principalmente em cenas com mais apego emocional! Sério, estou em choque!

O episódio começa com uma cena muito violenta do pai de Eren destroçando a Família Real que estava dentro das muralhas. Se alguém tinha alguma dúvida se o autor iria colocar algum tipo de censura ou não, com este episódio teve-se a resposta: tudo muito visceral e explícito, bem o estilo de Shingeki, com bastante foco no sangue para evidenciar as cenas.

Vicky

O episódio desta semana colocou em evidência Ymir Fritz, e como ela se tornou uma Titã. Os flashbacks de 2000 anos atrás nos ajudam a compreender o quão profundamente arraigadas foram suas ideias sobre Marley e Eldia. Ver suas filhas comendo seu cadáver foi chocante! A história de Ymir é de partir o coração, e ela de forma literal e figurativa sem voz, ao longo desta história, é muito emocionante.

A cena do discurso de Eren é outra coisa que quero ressaltar! O segundo filho de Grisha diz:

Você não é uma escrava! Você não é uma deusa! Você é apenas uma humana. Você não precisa obedecer a ninguém, você pode decidir!

E após 2000 anos de espera, vivendo apenas para servir os outros, Eren tira Ymir desse limbo, afirmando que ela mesma pode decidir o que quer fazer: ela escolheu emprestar a ele seu poder ao invés de obedecer a ordem de Zeke. E este é o momento da série que solidifica oficialmente o Eren como vilão: a paz que Ymir encontra ao ser “libertada” ferirá a muitos.

A primeira metade da temporada final de Shingeki no Kyojin foi extremamente maravilhosa, mas também cheia de lacunas narrativas à medida que avançava para o final. Mas, na segunda metade desta temporada final, cada semana estabelece um parâmetro que não consigo definir em palavras, e cada episódio me surprende. Porém, digo com convicção que o episódio 21 foi o melhor episódio de Shingeki no Kyojin!

Haydaru

Em todos os textos até aqui, eu tiro uma parte para falar sobre a animação e a trilha sonora do episódio, e neste não foi diferente: tudo cuidadosamente escolhido para capturar toda a atenção de quem está assistindo, e em cenas que são focadas nos olhos e expressões dos personagens, ficou tudo muito bonito. Conseguiram entregar tudo que estão sentindo somente pelos olhos, acompanhados de uma das minhas trilhas sonoras favoritas de todos os tempos!

O episódio finalmente mostrou de onde veio o poder dos Titãs, apesar de ainda não sabermos do que se trata aquela criatura que concedeu o poder para Ymir. Falando dela, vimos um flashback de todo o sofrimento que ela passou em dois mil anos, contando sua história. Foram cenas com uma carga emocional muito grande, mostrando toda a luta entre Eldia e Marley.

Quando Eren finalmente consegue o poder do Fundador, vemos a tão aguardada transformação do personagem, que logo em seguida liberta todos os Titãs que estavam presos nas muralhas. Eu gostei muito da cena em que seus amigos finalmente descobrem os seus verdadeiros planos, principalmente Mikasa, que ficou em choque. Estou muito empolgado para o próximo episódio para ver o desfecho disso.

Resumindo, foi um episódio muito bom, com muitas revelações e flashbacks que serviram para fechar todas as pontas soltas até o momento e entregar um plot insano para o proximo episódio. Tudo isso com uma animação que continua incrível, assim como a trilha sonora e o desapego do autor com os personagens, que em minha opinião, é uma das principais razões do sucesso de Shingeki. Recomendo muito que todos assistam este episódio umas duas vezes para não perder certas coisas que passaram despercebidas por muitos.

Vicky

Na semana passada, eu não consegui comentar muito sobre o episódio (20) pois eu gosto de assistir mais de uma vez para conseguir trazer minhas impressões para vocês, e, devido à correria do dia a dia, eu assisti e em seguida já escrevi, prejudicando minhas opiniões. Nesta semana, porém, estou pronta para falar a respeito do Eren se transformando em Titã Fundador, faz muito tempo que espero essa cena ser animada! Nós já colocamos um alerta de spoiler no início do texto, mas reforço que, a partir do próximo parágrafo você leia por sua conta e risco!

No episódio, Eren se transforma no Titã Fundador, saturando toda a cidade com cintilantes raios amarelos de explosão, e sua cabeça decapitada volta à vida para, na sequência, um enorme esqueleto começar a surgir de uma espinha misteriosa conectada a sua cabeça. Mas o que seria esse Titã Fundador? O Titã Fundador foi o primeiro Titã e teve sua origem em Ymir Fritz, que o invocou como forma de adquirir poderes, possuindo muitas outras habilidades que outros Titãs não possuem. Por exemplo: O Titã Fundador pode transformar qualquer eldiano em Titã sem precisar de fluido espinhal para que isso aconteça, tendo também o controle total dos Titãs Puros (os Titãs Lendários são imunes a isso, apesar de poderem sentir sua influência). E ainda mais: o Titã Fundador pode manipular as memórias dos súditos de Ymir, levando-os a esquecer qualquer evento. Essa habilidade já havia sido utilizada por Karl Fritz para fazer todos os eldianos dentro da ilha Paradis esquecerem como o mundo era antes da criação das Muralhas. Os únicos que escapam dessa influência são os não eldianos e o clã Ackerman.

Mas não para por aí! Lembram quando Gabi Braun decepou a cabeça do Eren? É por meio da manipulação anatômica que ele consegue recolocá-la no lugar: esse poder permitia a alteração da composição corporal de qualquer súdito de Ymir. O Zeke pretendia utilizar essa habilidade para poder tirar a capacidade dos eldianos de dar à luz, para que assim não nascessem mais crianças com a maldição dos Titãs.

Ouçam-me, súditos de Ymir: meu nome é Eren Yeager e agora falo com todos vocês por meio do Titã Fundador.

O Titã Fundador também se comunica telepaticamente com todos os súditos de Ymir, não importando a distância, além de poder conversar com todos os eldianos sempre que desejar.

Através de uma mensagem postada em sua conta oficial no Twitter, o dublador Yūki Kaji, responsável por interpretar Eren Yeager, confessou que, ao gravar seus diálogos para o sexto episódio da segunda parte desta temporada final, ele quase “perdeu a voz” devido ao drama que o personagem exigia durante a mesma:

Este é um episódio que superou minhas expectativas, em que tive desafios difíceis de não saber o que estava por vir. Este é o episódio em que quase perdi minha voz interpretando Eren. É assustador e difícil de imaginar, mas por favor, esperem por isso!

De Você, 2000 Anos Atrás é a conclusão de um grande arco e também uma representação de um loop narrativo, mostrando Eren influenciando o passado e futuro e trazendo temáticas como escravidão e violência cíclica. É essencialmente a personificação de um povo que foi subjugado, sem ação, sem voz, sem humanidade. A atmosfera melancólica e angustiante, que é reforçada pela trilha sonora, a paleta de cores que foi utilizada, tudo foi milimetricamente pensado. Se existe algo que se assemelha à perfeição, este episódio conseguiu chegar bem próximo: os sons e a paleta de cores entregam muito mais do que apenas mais um um capítulo, foi uma obra de arte. Vejo vocês na próxima semana!

Ficha técnica

  • Anime: Shingeki no Kyojin (進撃の巨人)
  • Episódio: T4E21 De Você, 2000 Anos Atrás (二千年前の君から Nisen Nen Mae no Kimi Kara)
  • Exibido em: 30 de janeiro de 2022
  • Criado por: Hajime Isayama
  • Direção: Kōki Aoshima
  • Roteiro: Hajime Isayama, Hiroshi Seko
  • Elenco: Takehito Koyasu, Yoshimasa Hosoya, Ayane Sakura, Natsuki Hanae, Toshiki Masuda, Manami Numakura, Yūmi Kawashima, Ayumu Murase, Masaya Matsukaze, Jirō Saitō, Tōru Nara, Yū Shimamura, Yūki Kaji, Kazuhiro Yamaji, Hiroshi Kamiya, Romi Pak, Kishō Taniyama, Hiro Shimono, Yū Kobayashi
  • Duração: 24 min