Olá! Eu e a Vicky estamos novamente aqui para comentar sobre o último episódio de Shingeki no Kyojin, que foi transmitido no último domingo, 23/01. Alertamos a todos que este review do episódio 19 da quarta temporada contém spoilers!

O que dizer desse episódio cheio de ação do início ao fim, com reviravoltas impressionantes e revelações bombásticas? De longe, o melhor episódio até agora em minha opinião. Vi uma qualidade de animação que não tinha visto ate então, e foi realmente impressionante ver que o autor não teve pena nem apelou ao protagonismo.

Quando Zeke Yeager usa o chamado, a expressão de todos os inimigos ali foi muito marcante. Algo que todos estavam tentando evitar acontecendo bem diante de seus olhos, até mesmo com personagens importantes. O desprezo de Zeke com Falco Grice, não se importando com o que iria acontecer com o garoto, assim como o sacrifício de Porco Galliard, tudo muito bom de se ver.

Vicky

Shingeki no Kyojin retornou esta semana de maneira incrível. Foram 23 minutos de tensão. O episódio começou com a música de introdução e, ao contrário da semana passada, não ficamos voltando às cenas que já vimos. Zeke foi atingido e imediatamente começou uma sequência de acontecimentos. Este episódio foi insano, mas também perfeito. Muitas coisas aconteceram que estávamos esperando, e, ao meu ver, a próxima semana vai responder ainda mais perguntas. Esse episódio deu uma guinada em relação ao anterior (Ataque Surpresa), que eu já tinha comentando no review do dia 20 que havia achado um pouco parado, sem dinamismo. Dois Irmãos foi exatamente o oposto, me deixando eletrizada!

Haydaru

O episódio começa com Eren lutando com todas as forças para chegar até Zeke e colocar seu plano em prática. Ver o desespero e a agonia dos personagens fazendo de tudo para cumprir a missão foi uma coisa muito legal, fiquei agoniado e vidrado na tela esperando o desfecho e o que iria acontecer.

Não vou revelar muita coisa aqui para não dar muito spoiler. Vários momentos do episódio me deixaram de queixo caído: a parte em que Eren está correndo para alcançar Zeke e é atingido por Gabi me deixou realmente em choque! Acho que todos esperavam um desfecho totalmente diferente e não estavam preparados para isso.

Vicky

Tudo vai se tornando mais dramático a medida que se passa o tempo. O ápice foi bem no meio do combate com a Gabi assassinando Eren (vou falar posteriormente melhor disso), e eu acho que foi muito bem alinhado para o arco da personagem. O rugido de Zeke, o Falco se transformando, a morte de Galliard e a decapitação de Eren são uma sequência de tirar o fôlego e finalmente mostram o ritmo de uma guerra. Acredito que Dois Irmãos trouxe de volta algo bem característico de Shingeki no Kyojin: um episódio trágico, retomando as raízes de horror da série.

Haydaru

A cena em que tudo congela e vários flashbacks começam a acontecer foi uma coisa que me impressionou muito. Também a trilha sonora que foi escolhida naquela parte foi maravilhosa e caiu como uma luva para tudo que estava acontecendo: realmente uma animação que estava impecável em todos os aspectos, até mesmo o sangue. Foi tudo muito visceral!

Vicky

Confesso para vocês que ainda estou sem estrutura para assimilar tudo que houve. Dois Irmãos com certeza será um dos episódios mais comentados de Shingeki no Kyojin. Os episódios que antecederam foram bons, mas esse é o episódio decisivo, em que as coisas realmente avançam. Para além de tantas coisas que eu poderia comentar, meu destaque vai para dois momentos: Colt Grice, que poderia ter sido salvo se tivesse fugido, mas ao tomar a decisão de não abandonar seu irmão, de ficar com ele até o fim, mesmo que isso significasse morrer, tornou a sua morte uma das cenas mais lindas e emocionantes deste episódio; e Gabi disparando a arma especial criada para matar os Titãs em movimento, seguida de uma sequência de 360°, em câmera lenta, em que podemos apreciar diferentes pontos de vista: a cabeça de Eren voando para o ar e a conversa que os irmãos Yeager tiveram antes do ataque, tudo combinando, tornando a cena inesquecível.

O episódio 19 da quarta temporada de Shingeki no Kyojin termina nos deixando ansiosos pelo que vai vir. O capítulo 119 do mangá e metade do 120 foram completamente adaptados, acelerando um pouco o ritmo em comparação com os dois episódios anteriores.

Haydaru

Resumindo: o terceiro episódio de Shingeki no Kyojin é de longe o melhor em minha opinião, tanto em qualidade de animação e trilha sonora, quanto na história que avançou até um ponto chave, que vai ser revelado no próximo episódio. Esse episódio me deixou realmente impressionado com o desapego do autor não só com o protagonista, mas com vários outros personagens importantes em toda a trama. Recomendo muito todos assistirem essa última temporada, que está incrível.

Vicky

Decidimos a cada review trazer um pouco de cada personagem, então como semana passada falamos de Reiner, hoje nosso destaque vai para Eren. Em uma entrevista para a estação japonesa MBS, Yūki Kaji (dublador de Eren) tinha revelado quais eram suas preocupações com relação ao futuro de Eren:

Alguns anos depois de chegar ao oceano, que era o sonho tão esperado de Eren na terceira temporada, o arco de Marley começou então. Eu estava preocupado sobre como eu deveria interpretar Eren, cujo corpo e mente mudaram e cresceram nessa história, e eu estava preocupado sobre como isso poderia afetar minha interpretação. Eu tinha uma forte vontade e determinação para atuar; no entanto, Eren mudou sua posição e essência na história.

Ele continuou:

Na época da primeira parte da temporada final, a história ainda não estava terminada. Então Eren, nem eu, não sabia como a história terminaria. É por isso que eu estava preocupado sobre como interpretá-lo.

Podemos notar que a interpretação dele foi brilhante durante toda essa trajetória e que seus medos foram infundados!

Haydaru

O diretor do episódio 78, Teruyuki Ōmine, compartilhou uma ilustração especial agradecendo aos fãs, divulgada pela própria conta oficial do anime no Twitter. A imagem traz Eren já nos Caminhos, diante de uma árvore com diversas das suas memórias e de Ymir Fritz, a progenitora de todos os Titãs.

Vicky

Juntamente com a ilustração, o estúdio MAPPA, que é responsável pela produção desta quarta temporada, também compartilhou um storyboard, no qual vemos Connie e Sasha um pouco mais novos:

Easter egg de Armin e Mikasa

Este último episódio contou com um inusitado Easter egg de Armin e Mikasa, que vou compartilhar agora, caso você não tenha percebido. O momento logo após Zeke ter conseguido agarrar a cabeça decapitada de Eren, quando há um flashback da conversa entre os dois irmãos, é seguido por uma série de imagens que parecem ser memórias do Eren. Em uma dessas imagens, é possível ver Armin e Mikasa com visuais distintos, conhecidos no fandom como Nerd Armin e Goth Mikasa!

São versões alternativas de ambos, que fazem parte do Attack on School Castes. Desenhadas pelo Hajime Isayama, criador da obra, estas prévias mostram uma espécie de realidade alternativa, em que os personagens são representados como estudantes colegiais.

Haydaru

Além desse Easter egg do universo escolar de Shingeki no Kyojin, nessas mesmas “memórias” também tivemos outro, desta vez fazendo referência a uma das capas mais memoráveis da Bessatsu Shōnen Magazine, em que os principais personagens da série aparecem em uma sauna:

Vicky

O episódio 20 recebeu uma nova prévia, que traz como destaque uma sinopse do episódio e uma imagem mostrando Zeke e Eren. Confira ambas a seguir:

O irmão mais novo rejeitou o irmão mais velho, e o irmão mais velho não abandonou o irmão mais novo. Apenas o desejo de salvá-lo. No fim dos Caminhos, Eren e Zeke descobrem a verdade sobre o seu pai, Grisha, bem como a memória daquele dia.

Haydaru

E para quem é fã, foi lançado um videoclipe da versão completa da ending Akuma no Ko, com cenas de cada temporada de Shingeki no Kyojin:

Ficha técnica

  • Anime: Shingeki no Kyojin (進撃の巨人)
  • Episódio: T4E19 Dois Irmãos (兄と弟 Ani to Otōto)
  • Exibido em: 23 de janeiro de 2022
  • Criado por: Hajime Isayama
  • Direção: Teruyuki Ōmine
  • Roteiro: Hajime Isayama, Hiroshi Seko
  • Elenco: Takehito Koyasu, Yoshimasa Hosoya, Ayane Sakura, Natsuki Hanae, Toshiki Masuda, Manami Numakura, Yūmi Kawashima, Ayumu Murase, Masaya Matsukaze, Jirō Saitō, Tōru Nara, Yū Shimamura, Yūki Kaji, Kazuhiro Yamaji, Hiroshi Kamiya, Romi Pak, Kishō Taniyama, Hiro Shimono, Yū Kobayashi
  • Duração: 24 min