Aviso: a resenha a seguir do décimo oitavo episódio de Shingeki no Kyojin contém spoilers.

Haydaru

Estamos de volta, eu e a Vicky, para falarmos sobre nossas impressões a respeito de Shingeki no Kyojin, que foi transmitido neste último domingo, 16/01. Então, vem conosco acompanhar essa jornada incrível!

O segundo episódio tem início exatamente no clímax do primeiro, com todos decidindo se vão ajudar Eren Yeager ou não e se podem realmente confiar nele, enquanto na superfície a batalha esta frenética entre os Titãs: tudo isso com uma trilha sonora que me fez ficar vidrado na tela pra não perder nada.

Em vários momentos da luta, parece que Eren está perdendo; porém, com sua força de vontade incrível e tamanho poder, ele consegue afastar Reiner Braun bem a tempo de Zeke Yeager chegar para equilibrar as coisas na batalha, acabando com as tropas e os Titãs que estavam restringindo os movimentos dele.

Vicky

Shingeki no Kyojin entrou em seu último arco e imediatamente coloca a situação da guerra em Paradis no ponto de virada que determinará os eventos a seguir. Todos os personagens convergem, nos entregando um capítulo em que as peças são dispostas para o objetivo principal. Em comparação ao anterior, é um episódio de ação relativamente baixa, que se concentra mais em momentos de desenvolvimento dos personagens. Todos sabem o que “devem” fazer, e uma tomada de decisão foi necessária (ajudar ou não o Eren). Armin Arlert, Mikasa Ackerman e os demais decidem ajudar Eren apesar de reconhecer seus sentimentos mistos de tristeza, traição e raiva, misturados com afeto.

Haydaru

A animação do episódio continua impecável em todas as cenas por mais simples que sejam. Dá para perceber que foi cuidadosamente pensada em cada detalhe: paisagens, movimento de personagens, as feições de cada um entregam muita qualidade, especialmente no momento que Zeke cai na armadilha do exército. Aquilo foi lindo de se ver!

Tivemos também algumas revelações nesse episódio sobre as quais não vou falar, pois daria muitos spoilers e realmente quero que todos assistam, pois toda a trama que está se desenrolando durante esses primeiros dois episódios não estã nada rushada. Isso me surpreendeu devido à quantidade de episódios que a temporada terá, o que deixa a dúvida se realmente esta será a última.

Vicky

As lembranças da violência de Eren levam Mikasa a ter um rompimento simbólico com ele, deixando para trás o seu lenço vermelho, se desprendendo de sua motivação inicial: cuidar dele. Agora ela parece estar disposta a fazer o que for necessário, sem se deixar influenciar por seus sentimentos. É um pequeno gesto que leva apenas alguns segundos, mas é um dos gestos mais simbólicos de toda a série. Mikasa tem uma responsabilidade importante neste último arco: a meu ver, seu debate sobre livre-arbítrio e predeterminação é um tema importante da série, pois, até então, o passado tem determinado o presente e como os personagens se comportam.

Outro destaque de cena é para Gabi Braun, que desmorona com a complexidade de emoções, se dando conta da gaiola ideológica em que viveu e como todo um sistema de ideias operou sobre ela, percebendo que reproduziu ações repetidamente por ter vivido uma história sustentada pelo ódio. Seus olhos se enchem de lágrimas de tristeza por essa revelação. A preocupação que os pais de Sasha Braus tinham por Gabi, mesmo sabendo o que ela fez anteriormente, me fez pensar que, no final, o amor é sempre a força mais poderosa, não o ódio.

Haydaru

Gabi de repente se dá conta de que ela tem sido tão obcecada por vingança e por uma ideologia distorcida que inculcaram neles desde que eram crianças, que só agora consegue refletir sobre a devastação ao seu redor, se dando conta de que eles são apenas soldados, fazendo o que foram ordenados a fazer, e certamente não são demônios ou malvados.

Além disso, Falco Grice tem um dos momentos mais emocionais quando confessa a Gabi que a ama e que queria impedi-la de obter o poder do Titã Blindado. Esse momento de ternura nos recorda que os personagens têm mais dimensões do que apenas aquelas relacionadas a guerra e a busca pelo poder.

Vicky

Para mim, as motivações de Reiner são mais difíceis de discernir. Ainda não está claro, a meu ver, por que ele está lutando por Marley. Ele já se sacrificou tanto que talvez sinta que não pode mais abandonar o curso de ação que tem tomado. Quando ele pergunta ao irmão Yeager, um tanto figurativamente, por que ele não desiste, se pensarmos que ele teve momentos em que o esgotamento existencial o fez perder a vontade de viver, faz sentido para ele fazer essa pergunta.

Em uma recente entrevista, Yoshimasa Hosoya, o dublador que interpreta o personagem Reiner, falou como foi dar vida ao personagem nesta temporada final, revelando que a sua abordagem a Reiner mudou bastante ao longo da série:

É um pouco difícil de explicar, mas tive que imaginar que estava dentro de um campo de batalha. Eu tive que agir como um homem que estava exausto e finalmente chegou à sua terra natal. Esta era a imagem que eu tinha em mente. De alguma forma, quando vi Reiner no visual principal, não sabia se ele estava a vestir um uniforme militar ou não na época. Mas no seu novo visual, ele tinha barba e estava mais magro do que anteriormente. Foi quando me coloquei na pele dele e senti o quanto ele devia estar cansado. Se vocês compararem esse visual com o que saiu na primeira temporada anos atrás, podem imaginar o contraste entre os dois personagens. Isso ajudou-me de certa forma na interpretação que eu tinha que fazer sobre ele.

Yoshimasa também falou sobre Reiner, à medida que a batalha entre eldianos e marleyanos se aproxima do término:

Ele é muito forte sem precisar de o mostrar, mas aí você vê o impacto que as suas cicatrizes de batalha tiveram sempre que ele se lembrava em flashbacks de ser um guerreiro. Foi isso que tive em mente para interpretá-lo mais facilmente, para torná-lo mais humano para que eu me pudesse identificar com ele.

Haydaru

O final do episódio foi novamente maravilhoso. pois acabou em um clímax ainda maior que o primeiro, bem ao estilo Shingeki no Kyojin. Estou muito curioso para o terceiro episódio, que, creio eu, também sera cheio de ação do início ao fim, e, é claro, com uma ótima animação e trilha sonora acompanhando tudo isso. Já estou contando os dias para semana que vem (nossos reviews vão sair todas as quintas-feiras, que é o tempo em que todo mundo pode assistir o episódio e pode vir aqui ler e comentar sobre ele)!

Vicky

A animação do estúdio MAPPA nas sequências de luta permanece consistente, embora o CGI tenha sido mais perceptível neste episódio. O final foi muito emocionante, e o próximo capítulo promete ser uma batalha contra o tempo

Muita coisa aconteceu. e temos muito a processar ainda e fica aqui minha pergunta: Pessoas trabalhando juntas e como mentes e corações abertos são a arma mais poderosa? Apesar de ter gostado bastante deste episódio, tenho a impressão de que a adaptação está cobrindo menos capítulos do que poderia, levando em consideração a quantidade de episódios que terá, ainda mais se pensarmos que deveria ser a última (vem filme vindo aí?). Isso me provocou uma apreensão pelo futuro da temporada, porque não parece haver episódios suficientes para cobrir tudo que é necessário acontecer. Então, verdade seja dita, eu acho que poderia ter avançado mais rapidamente, sendo um pouco mais dinâmico, porque afinal é uma guerra!

Haydaru

Depois de em 24 horas ultrapassar as 5 milhões de visualizações, a abertura de Attack on Titan: The Final Season conseguiu em nove dias ultrapassar 20 milhões de visualizações no YouTube. O tema de abertura é The Rumbling, por SiM. O vocalista MAH disse ter lido a história original e criado a música, escolhendo o título de acordo com a forte impressão que eles tiveram das cenas do anime.

Ficha técnica

  • Anime: Shingeki no Kyojin (進撃の巨人)
  • Episódio: T4E18 Ataque Surpresa (騙し討ち Damashiuchi)
  • Exibido em: 16 de janeiro de 2022
  • Criado por: Hajime Isayama
  • Direção: Yūichirō Hayashi
  • Roteiro: Hajime Isayama, Hiroshi Seko
  • Elenco: Takehito Koyasu, Yoshimasa Hosoya, Ayane Sakura, Natsuki Hanae, Toshiki Masuda, Manami Numakura, Yūmi Kawashima, Ayumu Murase, Masaya Matsukaze, Jirō Saitō, Tōru Nara, Yū Shimamura, Yūki Kaji, Kazuhiro Yamaji, Hiroshi Kamiya, Romi Pak, Kishō Taniyama, Hiro Shimono, Yū Kobayashi
  • Duração: 24 min