Haydaru

O terceiro longa de My Hero Academia chegou nesta quinta-feira (6) nos cinemas brasileiros nas versões dublada e legendada, e eu e Vicky iremos falar sobre nossas impressões.

Sinopse

Quando um culto de terroristas destrói uma cidade ao liberar uma toxina que faz com que as habilidades das pessoas fiquem fora de controle, os maiores heróis do Japão se espalham pelo mundo na tentativa de rastrear o cérebro e colocá-lo à justiça.

My Hero Academia: Missão Mundial de Heróis dá sequência à jornada de um grupo de jovens heróis em formação: Izuku Midoriya, Katsuki Bakugō e Shōto Todoroki, alunos de ensino médio do colégio U.A., enfrentam a maior crise da história de My Hero Academia e só têm duas horas para salvar o mundo!

O elenco do filme em português inclui:

  • Izuku Midoriya – Lipe Volpato
  • Katsuki Bakugō – Fábio Lucindo
  • Shōto Todoroki – André Sauer
  • Endeavor – César Emilio
  • Flect Turn – Armando Tiraboschi
  • Pino – Raissa Bueno
  • Rody Soul – Rodrigo Andreatto

Vicky

Dirigido por Kenji Nagasaki, My Hero Academia: Missão Mundial de Heróis tem aproximadamente 104 minutos de duração. Em uma indústria saturada de conteúdo de super-heróis, o universo criado por Kōhei Horikoshi faz sucesso dentro da comunidade otaku, apesar de ser uma franquia com altos e baixos narrativos. Desta forma, esse é um dos filmes com os conceitos mais atraentes das três parcelas cinematográficas produzidas até então; porém, em contrapartida, oferece as resoluções e desenvolvimento do enredo menos inspiradas de todos eles.

Haydaru

Essas quase duas horas não trazem nenhuma novidade narrativa que já não tenha sido explorado antes nos filmes anteriores. O longa aposta no clichê, se apoiando no universo canônico do anime, o que funciona: apesar da simplicidade, consegue prender atenção do telespectador e nos cativa pelo carisma que os personagens têm.

Vicky

Ambientado durante o arco da quinta temporada da Endeavor Agency, o filme nos apresenta a Humarise (Hyūmaraizu), uma seita extremista que acredita que todos os humanos com alguma singularidade estão doentes e devem ser erradicados. Para cumprir seu objetivo, eles plantaram bombas em várias nações, que liberam um gás que faz com que haja mutações incontroláveis ​​até a morte. Os maiores heróis do Japão estão espalhados pela Terra, com Deku, Bakugō e Todoroki chegando ao país de Otheon (オセオン Oseon). Mas, depois de uma confusão, Deku e um jovem local são acusados ​​de um crime que não cometeram, sendo forçados a fugir da força policial e dos terroristas que estão atrás deles.

Se você viu os filmes anteriores de My Hero Academia, então já conhece a fórmula, e embora sejam produções originais e independentes, sem impacto imediato na história principal, os produtores presumem que o público conhece os personagens e que estão em dia com os acontecimentos recentes da série. Particularmente eu gosto muito disso, pois não há a necessidade de diversos diálogos interrompendo a trama, podendo então pular direto para a parte da ação. Mas aqui fica a recomendação que é bom que você esteja com o anime em dia para entender o desenvolvimento de poderes etc.

Haydaru

O diretor de animação Kenji Nagasaki nos traz o melhor da série shōnen em várias lutas épicas, sendo o filme o local em que exibem as evoluções de suas habilidades, construídas nessas cinco temporadas. Como a história tem um rumo que podemos prever, a exploração dessas batalhas é importante (até mesmo porque no anime é improvável essa exploração de poderes por completo). Então temos muita ação, perseguições, explosões e poderes diferenciados, o que muito me agrada, por ser fã desse estilo..

O filme nos coloca em uma corrida contra o tempo contra uma ameaça de repercussão global que nos permite ver mais do universo de My Hero Academia fora do Japão, e ainda nos traz outra subtrama, de nosso protagonista Deku sendo acusado de assassinato em massa em território estrangeiro.

Vicky

My Hero Academia: Missão Mundial de Heróis é uma experiência agradável e divertida, e muito disso se deve ao carisma das interpretações e a parte técnica. O diretor Kenji Nagasaki apostou numa paleta quente de cores e tons vibrantes que se mantêm fiéis à arte que estamos habituados a apreciar, mas o que se destaca mesmo são as sequências de ação, que combinam animação fluida de personagens 2D e movimentos estonteantes da câmera 3D.

Com relação a trilha sonora, temos as composições originais de Yūki Hayashi ​​e a música Flowers ​​do Asian Kung-Fu Generation, que vocês podem conferir a seguir – e que particularmente eu não achei que se encaixava com o filme; apesar de ser uma bela música, parece destoar.

Haydaru

My Hero Academia: Missão Mundial de Heróis explora bem o lado shōnen de My Hero Academia, e considero que é mais divertido e empolgante que boa parte da quinta temporada do anime, que considerei mediana tendo em vista que era um arco que estava ansioso por acompanhar, mas que não trouxe tantas novidades, mantendo-se num ritmo morno na maior parte do tempo.

Vicky

Além de tudo que já foi dito, quero acrescentar que o filme traz uma reflexão (em meio a tanta ação) sobre a importante habilidade de manifestar nossos sentimentos, dizer o que estamos sentindo e que isso pode nos ajudar a superar os mais difíceis obstáculos!


Devido à crise sanitária por causa da COVID-19, nós da Rádio J-Hero recomendamos que tenham cautela e tomem as medidas de segurança necessárias (especialmente as diretrizes gerais para a mitigação e prevenção de COVID-19 em espaços públicos fechados) antes de ir para o cinema para ver um filme.