Informações Técnicas

O anime Toradora! foi baseado em uma light novel de mesmo nome escrita por Yuyuko Takemiya e ilustrada por Yasu (Zekkyō), lançada em 10 de março de 2006 até 10 de março de 2009. A novel possui um total de 10 volumes com 62 capítulos, sendo dos gêneros romance, comédia e slice of life. Um mangá também foi baseado nessa novel, sendo lançado em 27 de julho de 2007, mas não teve sua publicação finalizada até hoje. Mais tarde, em 2 de outubro de 2008, foi lançado o anime de Toradora! na TV Tokyo, com seu fim em 26 de março de 2009 com um total de 25 episódios produzidos pelo estúdio J.C. Staff, dirigido por Tatsuyuki Nagai e escrito por Ken’ichi Kasai.

Dado o sucesso do anime e seu fim em 2009, no mesmo ano a PlayStation produziu uma visual novel baseada no anime para o PlayStation Portable — mais conhecido como PSP — com a ajuda da Namco Bandai Games. No ano seguinte, a empresa NIS America licenciou o anime e lançou duas coleções de DVD, uma em julho e outra em agosto de 2010. Toradora! chegou até a ganhar um programa de rádio chamado ToradoRadio!, com 38 episódios entre 4 de setembro de 2008 e 28 de maio de 2009, sendo transmitido online e apresentado por Junji Majima e Eri Kitamura, que dublaram Ryūji Takasu e Ami Kawashima no anime.

A História

A história de Toradora! começa com o protagonista Ryūji Takasu, um estudante do ensino médio de 17 anos que, apesar de ser super gentil e bondoso, os seus olhos o deixam intimidador. Eles fazem com que as pessoas tenham medo de interagir com ele — muitas vezes até lhe causam diversos mal-entendidos — e também fazem com que Ryūji perca completamente a esperança de ter uma namorada um dia. Por viver apenas com sua mãe e ter crescido sem pai, Ryūji aprendeu a ser autossuficiente, aprendendo a cozinhar, lavar, costurar e cuidar da casa, sendo até um tipo de obsessão.

Em seu primeiro dia de aula, Ryūji fica muito feliz por notar que está na mesma classe que seu amigo Yūsaku Kitamura e também na de Minori Kushieda, menina pela qual ele é apaixonado. Nesse mesmo dia, quando ele resolve ir ao banheiro, acidentalmente esbarra em Taiga Aisaka, a famosa “Tigresa de Bolso”, o que causa um grande alvoroço em todos no corredor, pois ambos são considerados os dois alunos mais perigosos da escola (injustamente).

Taiga Aisaka é a segunda protagonista do anime. Tem a mesma idade de Ryūji, também sendo sua companheira de classe. Devido ao seu frequente mau humor, por andar sempre de cara fechada pelos corredores, sua personalidade forte e sua baixa estatura, ela recebeu o apelido de “Tigresa de Bolso”. Taiga vem de uma família rica, mas resolveu sair de casa e viver por conta própria devido a questões familiares. Logo que conhece Ryūji, cria uma certa antipatia — quase ódio — pelo rapaz, sempre brigando com ele.

Por coincidência do destino, Taiga e Ryūji são vizinhos, e devido uma confusão, Ryūji acaba descobrindo que Taiga é apaixonada pelo seu amigo Kitamura. Taiga também descobre que Ryūji é apaixonado por sua amiga Minori. Ambos então se unem para conquistarem seus objetivos amorosos, mas Taiga acaba se aproveitando do fato que Ryūji faria qualquer coisa para ficar próximo de Minori, o fazendo basicamente seu servo pessoal, deixando para ele todas as suas tarefas domésticas.

Conforme o tempo que vão passando juntos, ambos começam a ser tonar amigos, se abrindo um com o outro, conhecendo um lado que a maioria não via em ambos. Eles começam a se ajudar para melhorar a forma com que as pessoas os veem. No entanto, a aproximação dos dois começa a gerar boatos na escola que estão juntos, mas ambos continuam a se ajudar com seus objetivos amorosos. Porém, com o tempo, e a cada dia mais próximos, eles descobrem que na verdade estão apaixonados um pelo outro.

Personagens

Ryūji Takasu: É o protagonista masculino do anime. É um jovem estudante muito gentil, carinhoso e inteligente, que possui a fama de delinquente devido aos seus olhos, que o deixam intimidador. Devido a isso, ele é muito inseguro com sua aparência, sempre se autodepreciando. Seus olhos são herança de seu pai, que foi um delinquente que abandonou ele e sua mãe, por isso Ryūji aprendeu a se virar e fazer os serviços domésticos.

Taiga Aisaka: É a protagonista feminina do anime. É uma jovem estudante com uma personalidade forte e agressiva, mas mostra mudanças de humor e personalidade, se tornando super gentil, fofa e carinhosa com aqueles que confia (típica tsundere). Por sua baixa estatura, Taiga acaba tendo a aparência de uma criança fofa, o que a faz ter mais raiva das pessoas. Ela saiu de casa para morar só, após o divorcio de seus pais.

Yūsaku Kitamura: É o melhor amigo de Ryūji, sendo o vice-presidente do conselho estudantil, representante de classe e capitão do time de softball da escola.

Minori Kushieda: É a melhor amiga de Taiga, sendo o totalmente oposto da amiga: é uma menina feliz, alegre e sorridente. Minori é capitã do time feminino de softball e sempre aparenta ter a “cabeça nas nuvens”.

Conclusão

Toradora! é um anime curto com apenas 25 episódios super divertidos, sendo um dos clássicos slice of life da vida e uma ótima comédia romântica pra quem gosta do gênero. Os personagens são bem carismáticos e fáceis de se apegar, logo nos primeiros episódios você acaba se identificando com eles, seja pela história de vida ou pela personalidade.

Falando em personalidade, acho que isso é um dos fatores que trazem o sucesso de Toradora! à tona, pois é fácil para as pessoas se identificarem com os personagens, pois quem nunca viveu ou viu aquela velha história de duas pessoas que vivem brigando e discutindo, mas não vivem um dia sem o outro?

Então, essa é minha recomendação de anime nesta semana. Espero que assistam e gostem, e não se esqueçam de comentar o que acharam, tá bom?