Informações Técnicas

Yū Yū Hakusho é um anime baseado em um mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado pelo grande mestre Yoshihiro Togashi, o mesmo criador do mangá/anime Hunter × Hunter, considerado o sucessor espiritual de Yū Yū Hakusho.

O mangá que deu origem contém 175 capítulos, que foram publicados na famosa revista Weekly Shōnen Jump entre 3 de dezembro de 1990 e 25 de julho de 1994, compilados em 19 volumes estilo tankōbonpela editora Shūeisha. No Brasil, Yū Yū Hakusho foi publicado pela editora JBC no estilo meio-tankōbon e depois relançado no estilo original tankobon.

Em 10 de outubro de 1992, foi lançado o anime de Yū Yū Hakusho, sendo exibido até 17 de dezembro de 1994, dirigido por Nariyuki Abe e sendo exibido na Fuji TV, que co-produziu com a empresa Yomiko Advertising e o estúdio Pierrot. Mis tarde, o anime de Yū Yū Hakusho foi licenciado pela antiga Tikara Filmes em 1996 pela também extinta Rede Manchete entre 1997 até 1998. O Cartoon Network também licenciou o anime em 2004, refazendo a sua dublagem e o exibindo no bloco Toonami, um antigo espaço em sua programação reservado para animes. Também foi retransmitido em 2005 pela Rede 21, em 2007 pela Band e em 2008 pela Play TV.

Devido o tamanho sucesso de Yū Yū Hakusho, a obra foi licenciada para diversas empresas de games, tendo um total de 24 jogos para diversos consoles. Também apareceu em diversos games crossovers. Também foi um sucesso de venda em merchandising com produtos licenciados como linha de roupas, brinquedos e acessórios.

Tanto o mangá quanto o anime de Yū Yū Hakusho foram bem recebidos pelo público. O mangá vendeu mais de 50 milhões de cópias apenas no Japão, onde ganhou o prestigiado prêmio Shōgakukan Mangashō por melhor mangá shōnen de 1993. Já o anime ganhou o prêmio Animage Anime Grand Prix de melhor anime de 1994 e 1995.

Até os dias de hoje, Yū Yū Hakusho é um dos mais amados animes de todos os tempos, assistido por um grande público no Japão e no Brasil. Até nos Estados Unidos, onde a cultura japonesa sofria com certo preconceito em meados dos anos 90, o anime foi abraçado pelos americanos.

A História

Yū Yū Hakusho conta a história de um estudante do ensino médio chamado de Yūsuke Urameshi, um jovem de 14 anos e delinquente conhecido como o garoto mais aterrorizante da sua escola, sendo temido por todos, menos pela sua melhor amiga e única amiga, a Keiko Yukimura.

Ele possui a fama de bad boy e viver matando aula: várias lendas sobre a personalidade de Yūsuke circulam pela cidade, o que faz com que outros valentões venham desafiá-lo, mas sempre saem derrotados. Um desses valentões se chama Kazuma Kuwabara, que mesmo sendo derrotado diversas vezes por Yūsuke, sempre retorna para lutar pois o considera o seu rival pessoal.

Yūsuke cresceu com uma vida difícil, sem conhecer seu pai e mora com sua mãe, Atsuko Urameshi, uma senhora de meia-idade que vive trancada em sua casa apenas bebendo e fumando. Apesar de ter essa fama de bad boy, Yūsuke possui um bom coração, tanto que acaba morrendo salvar uma criança de ser atropelada.

Mas aquela não era a hora de Yūsuke morrer. Esse sacrifício pegou o mundo espiritual de surpresa, tanto que Yūsuke não tinha um lugar no céu nem no inferno. Então o Rei Enma, o lorde do mundo dos espíritos, manda uma jovem guia espiritual chamada Botan até Yūsuke para lhe propor um teste de ressurreição.

Yūsuke inicialmente rejeita a oferta, pois achava que a vida dele era irrelevante para todos a sua volta e que todos estariam mais felizes com ele morto. Porém, ao ver a comoção de sua mãe, Keiko e até mesmo Kuwabara, ele aceita a proposta de fazer o tal teste de ressurreição.

Botan leva Yūsuke até o palácio do Rei Enma, onde lá conhece o seu filho, Koenma. Ele dá um ovo espiritual a Yūsuke dizendo que ele chocará de acordo com o seu coração: se for bom, nascerá um anjo; se for mau, nascerá um demônio e comerá Yūsuke, o impedindo de ressuscitar. Carregar esse ovo até ele chocar será o teste de Yūsuke.

Com o ovo espiritual em sua posse, Yūsuke precisa manter seu corpo a salvo até que o ovo choque, e pra isso ele usa Kuwabara, que tem o dom da mediunidade, o que o faz ser sensível à espíritos. Assim, Yūsuke faz dele uma ponte para se comunicar com Keiko e sua mãe para avisar que cuidem de seu corpo, pois ele irá retornar à vida em breve.

Keiko é a mais preocupada com a segurança do corpo de Yūsuke e passa o dia todo cuidando dele. Mas como nem tudo são flores, um incêndio criminoso começa na casa de Yūsuke, Keiko fica sabendo e corre até o local e acaba entrando no local em chamas para salvá-lo.

Yūsuke observa tudo e todo o esforço de Keiko para mantê-lo a salvo, mas também percebe que Keiko não conseguirá sair dali. Então, ele arremessa o ovo espiritual, usando toda a energia dele para salvá-la, assim sacrificando também a sua chance de voltar a vida.

Koema, vendo que ele sacrificou novamente a sua vida por outra pessoa, ficou satisfeito em ver a bondade de Yūsuke, concedendo-o o direito de voltar à vida. Para isso, Yūsuke precisará que seu corpo esteja em sintonia com seu espírito e que a energia da vida seja injetada em seu corpo, e a melhor maneira de conseguir isso é através de um beijo.

Koenma diz que as três pessoas que mais querem a volta dele irão ter sonhos, e elas que terão de decifrá-lo e dar-lhe o beijo. Essas três pessoas são a mãe de Yūsuke, Kuwabara e Keiko. Keiko consegue decifrar o sonho e corre para a casa de Yūsuke, assim o beijando e o trazendo de volta à vida.

Aproveitando que está de novo vivo, Yūsuke vai a um café e observa um cara muito estranho, pois o mesmo possui um par de chifres. Logo em seguida, Kuwabara aparece no local conversando com o cara estranho, que o ameaça dizendo que irá matar o seu gato caso o não obedeça.

Yūsuke segue Kuwabara e o cara estranho até um local afastado e, chegando de surpresa, consegue resgatar o gatinho de Kuwabara. Juntos eles derrotam todos os capangas do cara estranho, que foge deixando seus aliados para trás.

Yūsuke o persegue e o nocauteia, mas percebe que um pequeno demônio sai da boca do cara estramho. Ele captura o pequeno demônio e Botan aparece, dizendo que aquele é um demônio foragido do reino espiritual que se apossa do corpo das pessoas liberando o lado ruim do coração delas. Botan também diz que Yūsuke fez um ótimo trabalho.

Koema então aparece para Yūsuke, dizendo que o verdadeiro teste dele acabou de começar, pois agora ele trabalhará como um detetive espiritual no mundo humano, desvendando casos e mistérios. Assim também começa a história de Yū Yū Hakusho.

Personagens

Esquerda para a direita: Koenma, Kurama, Hiei, Botan, Yūsuke, Keiko, Atsuko Urameshi, Kuwabara e Genkai.
  • Yūsuke Urameshi: É um jovem delinquente de 14 anos muito rebelde e brigão, sempre arrumando briga na escola e matando as aulas. Sua fama de bad boy vai muito além das salas de aula, sendo conhecido com essa má fama em toda cidade. Apesar de ter essa má reputação, Yūsuke é um pessoa bondosa, honesta e fiel, principalmente com seus amigos e aqueles que ama.
  • Kazuma Kuwabara: Tem a mesma idade que Yūsuke e, apesar de também possuir uma fama de valentão assim como Yūsuke, tem um coração bondoso e um senso de justiça enorme. Com o tempo, ele se aproxima de Yūsuke, assim deixando de considerá-lo um rival e, sim, um grande amigo.
  • Botan: É a guia do mundo espiritual, a responsável de levar as almas dos recém-falecidos ao mundo espiritual. Ela é bem gentil e extrovertida, criando logo de cara um laço de amizade com Yūsuke, que acaba ficando mais forte quando começam a trabalhar juntos como detetives espirituais.
  • Keiko Yukimura: É a única e melhor amiga de Yūsuke, são amigos desde a infância e estudam na mesma escola. Embora viva brigando com Yūsuke, ela nutre uma paixão escondida por ele, assim como ele por ela. Ao contrario de Yūsuke, ela é uma ótima aluna e uma das melhores da escola. Ela sempre está ao lado de Yūsuke, sempre o apoiando e o dando forças.
  • Koenma: É o filho do deus Rei Enma, responsável pelo mundo dos espíritos. Ele agora está no comando de tudo no lugar do pai. Koenma tem a aparência de uma criança e usa uma chupeta, apesar disso é muito respeitado e temido por todos seus subalternos no mundo espiritual.

Personagens importantes no decorrer da história

  • Jaganshi Hiei: Inicialmente é um ladrão procurado que fugiu do Mundo das Trevas, conhecido como Makai, um mundo onde demônios e yōkais vivem. Após ser derrotado por Yūsuke, acaba se tornando seu amigo e um dos personagens principais do anime.
  • Kurama Yōko: Também conhecido como Shūichi Minamino, é um jovem muito gentil, educado e inteligente. É um filho e aluno perfeito, mas, como lutador, ele é frio e implacável. Após conhecer e receber ajuda de Yūsuke para salvar a sua mãe, ambo se tornam grandes amigos.
  • Mestra Genkai: Criadora da doutrina Leikō Hadōken, é muito procurada por vários lutadores do mundo para serem seus alunos. Com o decorrer da história, acaba se tornando mestra de Yūsuke.

Conclusão

Yū Yū Hakusho é um dos melhores animes já produzidos: sua história cativante apesar de simples, seus personagens marcantes e com personalidades únicas, a comédia, tudo isso ajuda a compor a grande obra de Togashi.

Uma das melhores coisas de Yū Yū Hakusho é poder ver a sua versão dublada, que pra mim e pra muitas pessoas supera em muito a versão original pelo jeito com que os diálogos foram dublados, a escolha das vozes, as adaptaçõs de região que incluíram piadas brasileiras e gírias de uma maneira incrível como: “tô na área, se me derrubar é pênalti!”.

Yū Yū Hakusho é incrível e é um dos animes que digo que tem de entrar pra lista de animes assistidos daqueles que são fãs de animes!