Informações Técnicas

Naruto é um mangá escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto. Esse mangá conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem garoto muito travesso que busca se tornar um ninja para realizar o seu sonho de se tornar Hokage, o ninja líder de sua vila.

O mangá foi criado à base de dois one-shots de Kishimoto: Karakuri, de 1995, em que Kishimoto ganhou menção honrosa no prêmio Hop Step da Shūeisha, e Naruto, de 1997.

Os capítulos de Naruto foram publicados na famosa revista japonesa Weekly Shōnen Jump de 1999 até 2014, com 72 volumes no estilo tankōbon. Devido ao grande sucesso do mangá, logo Naruto ganhou sua adaptação em anime em 2002, produzidos pelos Studios Pierrot e Aniplex e transmitidos na TV Tokyo com um total de 220 episódios, tendo seu fim em 2007.

Quando o mangá de Naruto foi adaptado para anime, o próprio Kishimoto solicitou que Tetsuya Nishio recebesse o cargo de designer de personagens, pois confiava que Nishio faria um ótimo trabalho. Já a direção ficou nas mãos de Hayato Date.

O anime estreou em 3 de outubro de 2002 na TV Tokyo e foi concluído em 8 de fevereiro de 2007 depois de 220 episódios. Desses episódios, 135 foram adaptados do mangá, e os 85 restantes são originais (ou fillers para os entendedores) e usam elementos novos que não estão presentes na história original.

A adaptação brasileira de Naruto foi exibida no SBT em 2007 e no canal fechado Cartoon Network no ano de 2006. O anime foi dublado pelo estúdio Dublart (atual CBS), com grandes nomes da dublagem nacional como Ursula Bezerra, Élcio Sodré, Robson Kumode, Fábio Lucindo, Tatiane Keplmair, entre outros. Atualmente, Naruto é exibido nos serviços de streaming Crunchyroll, Netflix e Claro Vídeo. No Brasil, alguns filmes foram licenciados e exibidos dublados no país pela Viz Media.

Falando em filmes, diversos filmes de Naruto foram lançados, como:Naruto o Filme: O Confronto Ninja no Pais da Neve, filme de 2004; Naruto o Filme: As Ruínas Fantasmas nos Confins da Terra, filme de 2005; e Naruto O Filme: A Revolta dos Animais da Lua Crescente, filme de 2006.

O sucesso de Naruto foi tão grande que, no ano de 2017, ele se tornou a terceira série em mangá mais vendida da história, vendendo mais de 220 milhões de cópias por todo o mundo, sendo publicado em mais de 35 países. Um dos grandes motivos de sucesso e critica positiva era seu enredo (que era novidade para a época), desenvolvimento dos personagens, cenas de lutas e, claro, toda a mitologia criada dentro do universo do mangá, utilizando referências culturais da mitologia japonesa.

E mais tarde, Naruto ganhou sua sequência, Naruto: Shippūden, mas aí já é uma outra matéria.

A História

Há muito tempo, um demônio chamado a Raposa de Nove Caudas (Kyūbi) apareceu de repente na Aldeia da Folha (Konoha). Esse demônio era tão poderoso, que os movimentos de suas caudas destruíam montanhas enormes, causavam terremotos e maremotos.

Centenas de ninjas se juntaram para defender a sua aldeia, mas perto da enorme raposa e seu imenso poder destrutivo, eles não passavam de apenas formigas a serem esmagadas, sacrificando suas vidas pela de seu povo.

Um shinobi poderoso e líder daquela aldeia enfrentou a poderosa besta em um combate mortal, sacrificando a sua vida selando a raposa em um bebê que acabará de nascer, assim salvando a vila e seus moradores da aniquilação. Esse shinobi era conhecido como o Quarto Hokage, e criança na qual a raposa foi selada, Naruto Uzumaki.

A história, assim, gira em torno de Naruto Uzumaki (obviamente, pois o anime leva o nome dele), agora um garoto de 10 anos de idade, estudante da academia ninja de Konoha. Naruto é um garoto que cresceu órfão, e o fato de ter a Raposa de Nove Caudas selado dentro dele o faz ser temido e ignorado pela maioria das pessoas, sendo muitas vezes chamado de demônio.

Sendo um menino muito solitário, ele busca a atenção de todos sendo bem arteiro, mas Naruto sonha em mudar isso se tornando um grande ninja e um dia ser um Hokage, pois assim conseguirá ter o respeito de todos os moradores da vila.

Apesar de querer se tornar Hokage um dia, Naruto não é um ninja muito talentoso, sendo reprovado algumas vezes no teste para se tornar um Genin, pois o teste final de fazer um Clone das Sombras sempre o reprovava.

Um dia, um ninja da Aldeia da Folha chamado Mizuki manipula Naruto, incentivando-o a roubar um pergaminho secreto da Aldeia, dizendo que se ele aprender um jutsu do pergaminho, ele irá se formar. Naruto rouba o tal pergaminho e consegue aprender em uma noite um jutsu, o Jutsu Multi-Clones das Sombras (Tajū Kage Bunshin no Jutsu), uma variação poderosa do Jutsu Clone das Sombras que reprovava o Naruto.

Iruka vai atrás de Naruto, mas é atacado por Mizuki. Naruto assiste tudo escondido e descobre que os pais de Iruka foram mortos no ataque da Raposa de Nove Caudas, e apesar de o sensei saber que o demônio está selado dentro dele, Iruka não o enxerga como um demônio como a maioria das pessoas faz: ele o trata com amor e carinho. Naruto sai de onde estava escondido e usa o seu novo jutsu contra Mizuki, fazendo centenas de Clones das Sombras. Iruka vê que o menino realmente tem potencial para ser um grande ninja e ali diz a Naruto: “Parabéns, você passou, agora é um ninja”. Assim, começam as aventuras do jovem ninja Naruto.

Personagens principais

Kakashi, Sasuke, Sakura e Naruto
  • Naruto Uzumaki é um jovem Genin recém-formado. É um garoto que possui personalidade alegre e brincalhona, que permite fazer facilmente amizade com outras pessoas. Apesar de ser alguém muitas vezes simplório e estúpido, Naruto possui grande valor com seu coração de ferro que não o permite desistir de seus sonhos diante das dificuldades.
  • Sasuke Uchiha é um jovem Genin recém-formado. Sasuke é o ultimo membro vivo de seu clã além de seu irmão, que foi o responsável pelo extermínio do mesmo. E isso é a motivação de Sasuke querer se tornar um ninja: matar seu irmão e vingar seu clã. Inicialmente, Sasuke possui uma personalidade fria, se achando superior as seus companheiros, mas com tempo começa a criar um vinculo de amizade com eles, principalmente com Naruto, considerando-o seu melhor amigo e rival.
  • Sakura Haruno é uma jovem Genin recém-formada. É uma garota de personalidade forte e muitas vezes agressiva, principalmente com Naruto, mas é sempre gentil quando quer ganhar a atenção de Sasuke. Ela também é muito inteligente, com talento e percepção muito avançados para sua idade.
  • Kakashi Hatake é um talentoso Jōnin e um dos mais conhecidos do mundo ninja. Sendo conhecido como “o ninja que copia” pela sua habilidade de copiar os jutsus do inimigo, dizem que já copiou mais de mil jutsus. Kakashi tem uma personalidade apática e calma e constantemente tem a mania de chegar atrasado, mas nunca deixa seus companheiros na mão. Ele se torna o sensei de Naruto, Sasuke e Sakura, sendo o responsável pelos seus treinamentos e missões.

Personagens que valem menção

  • Iruka é um Chūnin e professor da Academia Ninja de Konoha. Ele tem a personalidade típica de um professor que pega no pé dos alunos para que eles deem o máximo de si. Apesar de gostar de todos seus alunos, Iruka tem um carinho maior por Naruto, por muitas vezes agindo como um pai para o menino. Assim como Naruto, Iruka também cresceu como órfão em Konoha.
  • Terceiro Hokage (Hiruzen Sarutobi) é o atual Hokage da Vila da Folha. Sarutobi foi obrigado a sair de sua “aposentadoria” como Hokage após o sacrifício de seu sucessor para salvar a vila do ataque da Raposa de Nove Caudas. Apesar de bem velho, Sarutobi é um dos mais poderosos ninjas que já pisaram na terra, sendo aclamado como Deus Shinobi. Ele é uma pessoa bem pacifista, buscando resolver os problemas através do diálogo e também passar seus conhecimentos e lições para a nova geração de ninjas.

Outros personagens nos são apresentados durante toda história, na qual cada um vai ganhando sua importância para a história e assim enriquecendo o enredo.

O básico para entender o mundo ninja de Naruto

Classificações Ninjas

No universo de Naruto, existe um sistema de classificação dos ninjas, uma espécie de ranking ou patente militar. Essa classificação é feita conforme o ninja vai se aprimorando e ficando mais forte, assim conseguindo mais renome e missões de níveis mais altos.

As classificações, em ordem decrescente, são:

  • Hokage: É o líder da aldeia, considerado o ninja mais poderoso e sábio. É responsável por cuidar dos assuntos do dia a dia da aldeia e de seus membros, das relações com as aldeias aliadas e inimigas, obter financiamentos para projetos da vila, designar ninjas para missões internas e externas, entre outras funções comuns a um líder de uma nação. Assim que um Hokage estiver para se aposentar, ele mesmo designa um sucessor. E apesar de aposentado, um Hokage carrega esse título até sua morte.
  • Jōnin: São ninjas de elite e experientes, com grande habilidades ninjas individuais que servem muitas vezes como líderes de missões de alto nível e risco. Pela sua altas capacidades e eficiência, são comumente mandados a missões sozinhos.
  • Chūnin: São ninjas qualificados para orientar e guiar ninjas de classe menores em missões. Possuem um alto conhecimento tático, servindo de líder em missões de pequenos grupos. Para se tornar um Chūnin, um Genin precisa ser aprovado no Exame Chūnin, uma série de desafios divididos em três etapas para testar o conhecimento do ninja.
  • Genin: É o menor nível ninja, sendo a maior parte ninjas que acabaram de de formar na Academia Ninja. São encarregados de missões internas e externas mais simples, para adquirir experiência. Os Genins são colocados em times de quatro pessoas, com geralmente de um Jōnin, que será o seu sensei, e mais dois companheiros.

Existem outras classes ninjas especiais como os Anbu, que é um esquadrão especial de espionagem e assassinato, e os Nukenin, que são ninjas traidores e foragidos de suas aldeias. Essas classes não valem a pena abordar mais profundamente, mas é bom que saibam que existem.

O que é jutsu?

Antes de entendermos o que é jutsu, precisamos entender o que é chakra. Chakra é uma espécie de energia que habita em todo ser, seria o equivalente ao ki de Dragon Ball ou o Cosmo de Cavaleiros do Zodíaco. Com essa energia canalizada através de selos realizado com as mãos, um ninja pode realizar uma espécie de habilidade que podem auxilia-lo em batalha, e essa habilidade é denominada de jutsu. Devido ao número extenso de selos de mão e de diferentes combinações, existem milhares de técnicas possíveis a serem utilizadas, criadas e descobertas.

Conclusão

Naruto é um baita anime clássico, que acredito que todo brasileiro conheceu através do Bom dia & Cia no SBT e com toda a certeza caiu no gosto dos brasileiros. Quem nunca tentou fazer sinais de mão de jutsus na escola?

Na minha opinião é a melhor parte do anime, sendo melhor que sua sequência, Naruto: Shuppūden, pois vejo como tudo era mais simples e resumido nas aventuras de Naruto e seus amigos em missões, conhecendo novos lugares e coisas assim, repleto de lutas incríveis, abordam temas que vão de amizade, respeito e dilemas sociais, é muito bom.

É um anime gostoso de assistir e muito divertido. A única coisa que deixa a desejar é a quantidade de episódios fillers, que virou uma espécie de marca registrada do anime, mas fora isso recomendo a todos assistirem, e quem já assistiu, vale a pena ver de novo!