Informações Técnicas

Medabots, também conhecido como Medarot no Japão, é um anime baseado em uma série de games de mesmo nome. Originalmente lançado para o Game Boy em 1997, o jogo chegou a fazer um sucesso na época seguindo na mesma onda de Digimon e Pokémon.

O anime foi produzido pelo estúdio Bee Train de 2 de julho de 1999 até 30 de junho de 2000, dirigido por Kenji Horikawa, contendo 50 episódios e mais dois que foram produzidos pela TV Tokyo. A terceira temporada foi produzida pelo conhecidíssimo Production IG.

Medabots também teve um mangá escrito por Horumarin, originalmente serializada na revista Comic BomBom no Japão e, em seguida, publicada em quatro volumes pela Kōdansha. A série foi licenciada para uma versão em idioma Inglês na América do Norte pela Viz Media.

O mangá possui quatro séries, todas escritas e publicadas por Horumarin na Kōdansha. Os dois volumes de Medabots 3 foram lançados no Japão em dezembro de 2000 e abril de 2001. Medabots 4 veio mais tarde, em 2001. O primeiro volume de Medabots 5 foi lançado em julho de 2002, mas o segundo volume não foi liberado até agosto de 2007. Medabots G, uma continuação de Metabots 5, foi lançado em 2003.

Apesar de seu boom inicial, a série Medabots caiu no esquecimento, diferente dos seus concorrentes Digimon e Pokémon, que se mantiveram no sucesso. Com isso, a série caiu no esquecimento na televisão e no mangá, mas ainda fez sucesso nos consoles da Nintendo até o ano de 2005.

A História

A série se passa no ano de 2122 e é centralizada nos Medabots, robôs com inteligência artificial cuja finalidade é servir aos seus donos humanos. Mais tarde na série, descobre-se que os Medabots na verdade existem há milhares de anos, e os robozinhos atuais são resquícios de uma antiga civilização que se chamava Medalorians.

Os Medalorians estavam obcecados com suas guerras contínuas, que resultaram na destruição de sua civilização. Os sobreviventes codificaram as suas memórias em pedaços hexagonais de metal denominadas Medalhas, que são encontradas pelos humanos na sociedade atual em que se passa o anime e são clonadas e produzidas pela Corporação Medabot (uma empresa fundada pelo Dr. Aki). As Medalhas são o cérebro e alma de um Medabot, sendo as Medalhas originais classificadas como Medalhas Raras e mantidas em segurança na empresa devido ao seu extremo poder. A Corporação Medabot é responsável por produzir 90% dos Medabots.

A série tem como protagonista Ikki Tenryō, um menino de apenas dez anos que quer se tornar um campeão do Torneio Mundial de Cyberlutas. No entanto, Ikki é incapaz de comprar um Medabot, pois é um artigo caro demais, e seus pais se recusam a comprar-lhe um.

No entanto, ele consegue um modelo ultrapassado e, com um pouco de sorte, ele encontra uma Medalha jogada em um rio. Ikki rapidamente insere a medalha no seu Medabot que havia acabado de comprar, cujo nome é Metabee (um Medabot obsoleto do tipo Besouro). O único problema é que a Medalha que Ikki inseriu em Metabee o deixava com um problema grave de atitude, fazendo-o agir por si próprio (um problema raramente visto em um Medabot), e Ikki chega a pensar que seu Metabee estava com defeito. No entanto, esse defeito mais tarde é revelado como resultado de a Medalha de Metabee não ser uma comum, mas, sim, uma Medalha Rara.

Personagens Principais

Ikki Tenryō

Ikki é o protagonista do anime, sendo o único garoto de sua escola que não tinha um Medabot, pois seus pais não podiam lhe comprar um. Ikki é fã de Medabots e das Cyberlutas e ia sempre ver a loja de Medabots para ver os novos modelos que chegavam. Um dia, o balconista da loja, Henry, oferece a ele um antigo Medabot tipo KBT (Tipo Besouro) chamado Metabee; no entanto, Ikki rejeitou a oferta porque ele pensou que era um modelo antigo sem valor.

Após ver sua amiga Samantha e sua Medabot Brass serem atacadas por um grupo de valentões, Ikki retorna à loja de Henry e aceita o Medabot, batizando-o de Metabee. Ikki coloca no robô a Medalha que havia encontrado em um rio, e, com um parceiro para lutar, juntos derrotam os valentões.

Metabee

Metabee é um Medabot da série KBT (Tipo Besouro) que pertence a Ikki Tenryō, especializado em armamento de projéteis e táticas de revólver. Embora desatualizado, ele também possui uma Medalha Rara, que lhe concede acesso à Medaforce. Ele é conhecido por ser bastante agressivo e teimoso e muitas vezes causa problemas devido à sua personalidade forte. Ele frequentemente desobedece o seu dono Ikki, mas compartilha um vínculo de amizade e respeito com ele, portanto ambos confiam um no outro apesar das brigas.

Medaforce é um poder especial adquirido apenas se o Medabot tiver uma medalha rara, pois são as medalhas que contém os traços da civilização Medalorians. No entanto, algumas das primeiras medalhas clones podem também ter acesso a Medaforce.

Conclusão

Medabots é um anime leve e engraçado para aqueles que buscam se divertir sem ligar pra uma história muito complexa. É o típico anime pra ver junto com alguém pra poder dar umas boas risadas, principalmente com a grande dublagem de Metabee feita pelo grande mestre Wendel Bezerra.

Apesar de ser um anime bem antigo que já caiu no esquecimento de muita gente que assistiu, vale a pena rever ou ver pela primeira vez, pois ele envelheceu bem tanto nas suas piadas quanto na animação.