Informações Técnicas

Beyblade, também conhecido como Bakuten Shoot Beyblade, é uma série de mangá escrita e ilustrada por Takao Aoki com o intuito de promover um brinquedo de mesmo nome, baseado em uma espécie de pião tradicional japonês, mas com estilo mais futurista girado de forma mecânica.

O mangá foi publicado inicialmente na revista CoroCoro Comic de setembro de 1999 até julho de 2014, lançado em capítulos totalizando 14 volumes tankōbon. Em paralelo a esse lançamento, a história Beyblade Daichi foi serializada na Bessatsu CoroCoro Comic de agosto de 2001 até fevereiro de 2004. Em 2005, o mangá foi trazido até a América do Norte pela Viz Media, mantendo seu formato original de Leitura, porém os nomes foram americanizados para se adaptar mais a cultura ocidental.

O anime de Beyblade (o original) veio ao ar em 2001 até dezembro de 2003 na TV Tokyo, rendendo três temporadas de 51 episódios cada uma. A primeira temporada foi adaptada pela Madhouse, e as duas seguintes, pela Nihon Animedia. Já na América do Norte, o anime foi licenciado pela Nelvana, sofrendo diversas adaptações como cortes e censuras, modificações de diálogos e nomes, trilhas sonoras, até personagens inventados apenas para a localização e cultura de onde está sendo exibido. No Brasil, foi exibido inicialmente pela Fox Kids, depois chegando à TV aberta pela TV Globo, que exibiu quase até o final da segunda temporada. Em ambos os países foram exibidas versões baseadas na da Nelvana, com todas as modificações.

Em 2016, Takao Aoki começou a trabalhar em continuação do mangá, chamada Bakuten Shoot Beyblade Rising, que está sendo publicada na revista trimestral CoroCoro Aniki, revista irmã da CoroCoro Comic, em que foi publicado o mangá original, mas que visa um público mais velho.

Além das três primeiras temporadas originais (Beyblade, Bayblade V-Force e Beyblade G-Revolution), animes spinoffs foram criados a partir disso, e eles são: Beyblade Burst, Beyblade Burst God, Beyblade Metal Fusion e Beyblade Metal Fury.

História

Há muitas eras, o esporte chamado Beyblade era novo, e feras poderosas vagavam pela terra. Com o desaparecimento dos velhos hábitos, a essência despertada das feras ocupou o limiar de uma nova era de campeões, mas essas feras se levantarão de novo.

A História de Beyblade gira em torno de Tyson Granger (Takao Kinomiya no original), um garoto com uma personalidade forte e coração inabalável. Tyson mora com seu avô, um velho e renomado mestre de kendô (uma arte marcial japonesa moderna, desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o kenjutsu). O avô de Tyson é bem brincalhão e ao mesmo tempo exigente, fazendo com que Tyson sempre treine tanto o corpo quanto a mente.

Durante seus treinamentos, o avô de Tyson conta uma antiga história sobre a Espada Lendária da família Granger (ou Kinomiya). Segundo a lenda, essa espada lendária possui um espirito de um dragão chamado Dragoon, e esse poder deve ser apenas passado para um talentoso artista marcial da família, e essa será a herança de Tyson. Tyson não acredita nessa lenda, mas ao olhar para o cabo da espada, que mostra um desenho do tal dragão, que parece querer se comunicar de alguma forma, muda de ideia.

Durante diversas vezes, Dragoon parece se comunicar com Tyson, mostrando a ele como ficar mais forte, tornando-se inspiração para o garoto. Algumas vezes, Tyson até o vê voando pelos céus, mas em um momento quando Tyson precisa de mais poder para derrotar um adversário poderoso, Dragoon se manifesta, e dessa vez é diferente de antes: o dragão surge diante dele e se unifica com a Beyblade de Tyson, assim se tornando a sua Fera-Bit.

Feras-Bits são espécies de espíritos de animais ou bestas que algumas Beyblades possuem. Uma Beyblade com Fera-Bit é muito mais poderosa que uma Beyblade comum, podendo alcançar limites inimagináveis de poderes. Apenas beybladers poderosos possuem Feras-Bits.

Apesar de a série inicialmente girar em torno de Tyson, mais tarde ela muda o seu foco para lutas entre equipes de Beyblade valendo o título mundial de equipes. A equipe principal, os Blade Breakers (no mangá, Team BBA), é composta por Tyson Granger (Takao Kinomiya), Kai Hiwatari, Max Tate (Max Mizuhara), Ray Kon (Rei Kon) e Kenny/Chief (Manabu Saien/Kyōju), cada um com suas Beyblades e Feras-Bits. Juntos eles lutam contra outras equipes do mundo para decidir os quem será o Campeão Mundial de Beyblade.

Personagens

Tyson Granger

Tyson e Dragoon

Personagem principal do anime e líder dos Blade Brakers. Tyson, apesar de não ser o mais inteligente, é o que possui o maior instinto e talento para Beyblade, tendo grande carisma e coragem. Sua Fera-Bit é o Espírito do Vento e o Dragão Azul Sagrado, Dragoon.

Kai Hiwatari

Kai e Dranzer

Ele inicialmente era rival de Tyson, sendo o líder dos ladrões de Beyblades denominados Bey-Sharks. Após perder para Tyson, começa a vê-lo como um rival e mais tarde como um grande amigo. Kai, assim como Tyson, tem um instinto nato para Beyblade, sendo um estrategista extraordinário. Sua Fera-Bit é o Espírito do Fogo e a Fênix Vermelha Sagrada, Dranzer.

Max Tate

Max e Draciel

É um jovem beyblader americano que veio morar no Japão, logo se tornando um grande amigo de Tyson. É um garoto gentil e de bom coração, sempre procurando a bondade nas pessoas. Sua Fera-Bit é o Espírito da Água e Tartaruga Negra Sagrada, Draciel.

Ray Kon

Rey e Driger

Assim como Kai, Ray começa como rival de Tyson, mas com o tempo formam uma grande amizade. É um cara sempre analista de personalidade calma, mas sempre feroz quando tem de ser. Sua Fera-Bit é o Espírito do Trovão e o Tigre Branco Sagrado, Driger.

Kenny/Chief

Kenny

Ele é o cabeça por trás dos Blade Breakers, sendo responsável pelas análises das Beyblades do seu time, tanto quanto a dos adversários. Também é responsável pelas melhorias nas Beyblades com a ajuda da inteligência artificial de seu computador, a Dizzy.

Outros Personagens

Esquerda: Daichi e Strato Dragoon; Direita: Hilary

Outros personagens ganham papeis principais durante as seguintes temporadas como a Hilary Tachibana, que aparece durante as sagas G-Force e G-Revolution e nutre uma espécie de relação de amor e ódio por Tyson. Também temos o personagem Daichi Sumeragi, uma criança hiperativa, mas muito forte como beyblader, e isso faz com que conquiste um lugar no time de Tyson para disputar o mundial. Sua Beyblade possui a Fera-Bit Strato Dragoon/Gaia Dragoon, que se assemelha muito à de Tyson.

Curiosidades

Feras-Bits os Quatro Guardiões

Acho que muita gente não deve ter notado, mas as Feras-Bitsbits dos quatro personagens principais são referências aos guardiões dos quatro pontos cardeais na cultura japonesa: Dragoon é referência ao Seiryū, o dragão azul do Leste; Dranzer, a Suzaku, a fênix vermelha guardiã do Sul; Draciel, a Genbu, a tartaruga negra guardiã do Norte; e, por fim, Driger, ao Byakko, o tigre branco celestial guardião do Oeste.

Também temos o Strato Dragoon, que na mitologia seria o quinto membro do guardiões, simbolizando o marco zero.

Álbum Musical

Todo anime da época de Beyblade ganhava um CD com algumas musicas para seus fãs, e foi isso que aconteceu com Beyblade também. O álbum se chamava Let It Rip! The Official Album. O CD vinha com várias músicas que não tinham nada a ver com o anime. Entre as músicas estão How You Remind Me da banda Nickelback; Teenage Dirtbag, de Wheatus; e Movies, por Alien Ant Farm. Isso aconteceu devido à americanização do anime.

Direito para live-action

A cada ano que passa, vemos mais empresas querendo fazer live-action de animes. Já conferimos live-actions de Dragon Ball, Ghost in the Shell, Death Note, entre outros. A Paramount Pictures adquiriu os direitos para criar um filme dessa obra em 2015, e até hoje possui esses direitos. Será que um dia sai?

O Final de Beyblade (Série Clássica)

O final de Beyblade dá a entender que Tyson e Kai finalmente vão se enfrentar em uma luta, mas não mostra o desfecho da disputa. Isso aconteceu porque o anime deveria ter uma continuação a partir daquele momento, mas isso nunca aconteceu realmente. A sequência Bakuten Shoot Beyblade terminou com Makoto, o filho de Tyson, entrando num campeonato em que enfrentaria Goh, o filho de Kai, e Lin, filha de Rei e Mariah.