Informações Técnicas

Beck é um mangá criado por Harold Sakuishi e que deu origem ao anime Beck: Mongolian Chop Squad, sendo publicado mensalmente na revista Shōnen Magazine de 17 de fevereiro de 2000 até 5 de junho de 2008. Mais tarde, veio a adaptação em anime pelo estúdio Madhouse, sendo exibido na TV Tokyo de 7 de outubro de 2004 até 31 de março de 2005.

Beck é até hoje considerado um dos maiores clássicos do mangá e animes no Japão, também sendo considerada a melhor obra de Harold Sakuichi, sendo fonte de inspiração para muitos jovens da época criarem suas próprias bandas.

O sucesso foi tão grande que, no ano de 2002, ganhou o 26º Prêmio Kōdansha Manga, empatando com Sakigake!! Cromartie Kōkō no prêmio de Melhor Mangá Shōnen. O sucesso também lhe gerou um disco com um trilha sonora promocional, intitulada Greatful Sound: Tribute to Beck, com vários artistas diferentes interpretando canções do anime, sendo lançado em 15 de novembro de 2002.

Beck também ganhou uma adaptação cinematográfica live-action dirigida por Yukihiko Tsutsumi, lançada em todos os cinemas do Japão em 10 de setembro de 2010. Recebeu o Prêmio da Academia do Japão por Realização de Destaque em Música, sendo um dos live-actions mais bem-feitos e fiéis de todos os tempos.

A História

A história do anime gira em torno de Yukio Tanaka, mais conhecido como Koyuki, um apelido dado por Izumi, sua amiga de infância. Koyuki é um típico garoto japonês de 14 anos com uma vida monótona, sendo bem tímido e nada popular na escola, o que o faz sempre questionar sua perspectiva de vida e o seu futuro. Koyuki ainda não sabe, mas sua vida está prestes a mudar.

A mudança começa em um dia comum de Koyuki — após apanhar de um grupo de valentões — quando vê um grupo de crianças maltratando um cachorro bem estranho (bem estranho mesmo, ele parece que possui remendos de pele de outras raças de cães em seu corpo) chamado Beck. Logo depois, conhece o seu dono, Ryūsuke Minami — um jovem guitarrista nipo-americano —, que agradece a Koyuki por ajudar seu cachorro. A amizade entre os dois começa quando Ryūsuke salva Koyuki e seus amigos de um grupo de valentões, e apesar de Ryūsuke mandar Koyuki ir embora do local, ele retorna pois não queria o deixar só.

Ambos se aproximam, o que faz com que Koyuki vá ate uma casa de shows a convite de Ryūsuke para vê-lo tocar com sua banda. Lá ele também conhece Maho Minami, a irmã mais nova de Ryūsuke. A banda de Ryūsuke começa a tocar, mas, devido a imprevistos, a apresentação é bem ruim, o que no fim faz com que a banda tenha seu fim, com Ryūsuke prometendo fazer a melhor banda de todas.

Então Ryūsuke começa a buscar membros para formar a sua banda, e o primeiro a ser convidado é Tsunemi Chiba para ser o vocalista. O segundo a ser convidado para a banda é Yoshiyuki Taira para se tornar o baixista. Em meio a tudo isso, Ryūsuke influencia Koyuki a tocar guitarra emprestando a ele um violão para que pudesse aprender, mas coisas desastrosas acontecem, fazendo os dois brigarem. Apesar de tudo, eles voltam a ser amigos e Koyuki aprende a tocar, entrando para a banda como segundo guitarrista e segundo vocalista, e mais tarde seu amigo de escola Yūji Sakurai, conhecido como Saku, entra para a banda como o baterista.

E assim eles batizam a banda com o nome Beck (sim, o mesmo nome do cachorro) e vão em busca de seus sonhos de se tornarem os melhores.

Os Personagens

Esquerda para a direita: Taira, Ryūsuke, Kyouki, Saku e Chiba

Yukio “Koyuki” Tanaka: É o personagem principal da história, sendo um jovem estudante de 14 anos que vivia reclamando de sua vida monótona e da sua falta de objetivos de vida. Após influência de Ryūsuke, começa a gostar de ouvir músicas e tocar guitarra. E com a influência da irmã de Ryūsuke, Maho, começa também a cantar, tornando-se assim o segundo guitarrista e vocalista da banda Beck.

Ryūsuke “Ray” Minami: É um jovem de 16 sendo um exímio guitarrista, dotado de um grande talento natural para a música. Ele é um nipo-americano que voltou dos Estados Unidos fugindo de uns problemas que arrumou por lá. Ryūsuke é dono de uma Gibson Les Paul chamada Lucille, com a qual ele consegue alcançar notas jamais vistas.

Tsunemi Chiba: É o vocalista da banda, sendo muito carismático e energético no palco quanto fora dele. Misturando o seu estilo hard rock com o hip hop de cantar, consegue agitar a todos. Chiba tem um temperamento explosivo, mas é um grande amigo e tem um grande coração.

Yoshiyuki Taira: É considerado um dos melhores baixistas em ascensão do Japão e, assim como Ryūsuke, é dotado de um grande talento. Taira sempre esteve em busca de uma banda com a qual pudesse ter uma “química” e pode ver isso na banda Beck, após ver Koyuki e Chiba cantando e Ryūsuke com sua guitarra.

Yūji “Saku” Sakurai: Saku tem 14 anos assim como Koyuki e é um jovem calmo e bem maduro. Ele é o único amigo de verdade de Koyuki na escola, sendo o único a ficar ao seu lado quando os valentões da escola impuseram um tratamento de silencio em toda a escola. Saku aprendeu a tocar bateria por influência de seu irmão aos sete anos de idade, tornando-se o baterista da banda.

Maho Minami: É a irmã mais nova de Ryūsuke e uma excelente cantora que sonha se tornar uma grande atriz. Maho se torna muito amiga de Koyuki, sempre o incentivando a melhorar e o ajudando em diversas ocasiões, os fazendo se aproximar cada vez mais.

Conclusão

Beck é um anime incrível, principalmente para quem tem um amor por música. Com sua trilha sonora maravilhosa, o enredo bem trabalhado, o carisma e personalidade única de cada um dos personagens, Beck mostra o melhor de si para o público de forma simples e direta.

Mesmo vindo aqui recomendar anime Beck para vocês, ele não é um anime que vai agradar a todo mundo. Sei que muita gente, quando assistir, vai achá-lo lento e arrastado, dada a falta de cenas dinâmicas e de ação, mas isso é porque o anime não fala de pessoas dotadas de superpoderes, e, sim, de jovens em busca de seu sonho de serem uma banda famosa. O anime tenta mostrar o mais próximo possível da dificuldade que é realizar esse sonho começando do zero, uma dificuldade que todas bandas famosas passaram até chegar ao estrelato.

Beck mostra a vida de jovens sonhadores, jovens com problemas e sonhos que todos nos temos ou tivemos um dia.