O anime Yakusoku no Neverland, também conhecido como The Promised Neverland, é uma anime do estilo shōnen, drama e terror, baseado em um mangá de mesmo nome escrito por Kaiu Shirai e ilustrado por Posuka Demizu.

Os capítulos do mangá são lançados na revista Weekly Shōnen Jump desde 1 de agosto de 2016, e seu formato tankōbon é distribuído pela editora Shūeisha. O anime foi ao ar pela primeira vez no dia 10 de janeiro de 2019, terminando no dia 29 de março de 2019, com 12 episódios produzidos pelo estúdio Clover Works.

Yakusoku no Neverland também contou com ótimos dubladores já conhecidos no mercado por seus trabalhos, como:

Mariya Ise (dubladora do personagem Ray), que também dublou Levy MacGarden de Fairy Tail, Killua Zoldyck de Hunter × Hunter 2011, Regú de Made in Abyss e Eureka de Pokémon XYZ.

Sumire Morohoshi (dubladora da personagem Emma), que também dublou Kyouka Izumi de Bungō Stray Dogs, Hitoka Yaichi de Haikyū!!, Saori Kido de Saint Seiya (filme 3D) e Nina Drango de Shingeki no Bahamut.

Maaya Uchida (dubladora de Norman), que também dublou Yusa Kurobane de Charlotte, Rui Tachibana de Domestic Kanojo, Liliruca Arde de DanMachi, Irina Shidō de High School D×D Born, Aluka Zoldyck de Hunter × Hunter 2011 e Hiyori Iki de Noragami.

De acordo com os números liberados pela editora Shūeisha, o mangá de Yakusoku no Neverland em 2017 vendeu 2,1 milhões de cópias; em 2018, esse número aumentou para 7 milhões de cópias.

Em 2018, o mangá ganhou o 63º Shōgakukan Manga Awards na categoria shōnen, o principal prêmio para mangá do estilo.

A História

A história se passa em um orfanato chamado Grace Field House e gira em torno de três personagens: Emma, Ray e Norman. Eles são os órfãos mais velhos que vivem no orfanato, tendo 11 anos cada um deles. São considerados os mais inteligentes entre todos, tendo grandes pontuações em provas e testes, sendo três inspirações para as crianças mais novas que vivem lá.

O orfanato é supervisionado por uma espécie de governanta/babá que é chamada de Mama (mamãe). Ela é responsável por cuidar de todos ali e por muitas vezes sendo uma representação de mãe para todas aquelas crianças órfãs, tendo o amor, carinho e afeto de todos. O nome da responsável pelas crianças é desse orfanato é Isabela.

Em mais um dia de brincadeira entre as crianças, Emma chega até a muralha que fica depois da floresta que rodeia o orfanato e se questiona mais uma vez sobre o que pode haver do outro lado. A resposta dada por Mama (Isabella) é sempre igual: é para proteger todas as crianças que moram ali.

Na noite daquele dia, uma garota chamada Conny iria embora do orfanato, pois seria finalmente adotada. Todos ficam felizes com isso e se despedem da menina, e assim ela vai embora. Emma nota que o coelho de pelúcia favorito de Conny ficou pra trás e pede a ajuda de Norman para saírem a noite até o portão de entrada e o para levar até Conny (é proibido às crianças saírem de dentro da casa à noite e também irem até o portão, que fica sempre fechado).

Os dois chegam até ao portão escondidos, e lá encontram o carro onde Conny deveria estar dentro, mas não encontram ninguém ali perto. Emma decide então colocar o coelho dentro da caçamba do carro, mas entra em choque quando encontra a garota morta lá dentro com uma espécie de flor em seu peito. Os dois não conseguem entender o que está acontecendo ali, não entendem o porquê de Conny estar morta. Eles ouvem vozes estranhas e se escondem em baixo do carro.

Escondido embaixo do carro, eles observam os verdadeiros donos das vozes, e o que era medo se torna desespero. Estava ali diante deles não dois humanos, mas duas criaturas grotescas e assustadoras dizendo que nada se compara ao sabor da carne humana.

As criaturas dizem que aquela fazenda é a que produz a melhor carne humana que se pode encontrar, mas o pior estava por vir quando um dos monstros chama por Isabella, a mama, e diz para que prepare para colher as crianças com as maiores notas, ou seja Emma, Norman e Ray. Emma e Norman fogem dali sabendo da verdadeira identidade do orfanato Grace Field House, que não é um lar para crianças órfãs, mas, sim, uma fazenda para alimentar esses tais monstros.

Norman, desesperado, diz que eles têm de fugir dali imediatamente, se unindo com Ray para acharem uma maneira de escapar. Mas Emma não quer fugir e deixar todas as outras crianças pra trás, ela quer salvar todos dali, daquele terrível destino que ninguém ali seque sabe que os aguarda. Norman então diz que ajudará Emma a tirar todos dali, que juntos salvarão a sua família.

Com esse objetivo em mente, os três têm de trabalhar para articular um plano que possa salvar a todos sem deixar que a Isabella (Mama) descubra que eles já sabem de toda a verdade por trás do lugar, e tudo isso antes que chegue o aniversário deles, pois será o dia em que terão o mesmo destino que Conny.

Será que os três irão conseguir? Teremos reviravoltas? Agora vocês têm de assistir ou ler para saber mais daqui pra frente!

Os personagens

Norman, Emma e Ray.

Emma: Ela tem 11 anos, é uma garota doce e ingênua que sempre acredita no melhor das pessoas, demonstrando seu amor por todas as crianças do orfanato. Apesar de ser superinteligente, ela não é tão inteligente quanto Norman e Ray, mas suas qualidades físicas são completamente superior a dos dois, sendo atlética e ágil.

Norman: Ele tem 11 anos, é um garoto muito leal a seus amigos, principalmente a Emma, por quem ele é apaixonado. Ele tem uma personalidade muito lógica e racional, sempre buscando as melhores escolhas.

Ray: Ele tem 11 anos, é um garoto inteligente como Norman, mas bem antissocial e cauteloso, muito mais interessado em leitura e aprendizado. Sua principal característica é, por ser cauteloso, conseguir ser paciente e racional nas piores situações.

Antagonista

Isabella

Isabella: É a responsável por cuidar das crianças do orfanato, agindo como mãe para todas elas e sendo admirada e amada por todos. Possui um olhar carinhoso e amoroso, mas por trás dessa máscara esconde o segredo de ser a responsável por uma espécie de fazenda de carne humana para monstros. Isabella também demonstra ser fria e calculista, pois não demonstra nenhum arrependimento ou pena de tudo que está acontecendo ali.

O anime também possui outros personagens de suporte para a história que vão aparecendo ao decorrer do anime, como os personagens Don e Gilda para ajudar no lado de nossos protagonistas, e também mais uma antagonista como a Irmã Krone, que é peça fundamental para o decorrer da história e novas descobertas.

Conclusão

O anime possui uma trama muito densa e repleta de segredos, o que te faz bolar muitas teorias do que pode acontecer. A cada episódio, o plot vai te surpreender e te prender, pois você sempre vai querer saber o que acontece a seguir, pois reviravoltas são comuns durante toda a história.

Apesar de ser um anime curto, ele consegue mostrar com facilidade a sua história de “maneira redonda”, mas com um gancho para uma nova temporada.