Neste momento está se iniciando a coluna World of Games, onde você encontrará diversas matérias sobre jogos de todos os tipos e tempos. Essa ideia surgiu de repente (mais precisamente durante minha aula de história) e a intenção de fazer uma coluna sobre games é a de prestigiar mais um dos focos da J-Hero e poder satisfazer ainda mais todos os nossos leitores/ouvintes.


Bom, o tema escolhido para inaugurar a “World of Games” se chama WolfTeam e trata-se de um FPS gratuito lançado pela Sotfnyx, com seu estilo de jogabilidade bem parecido com o famoso CS (Counter Strike), mas com algumas mudanças e um diferencial dos outros games de tiro: O jogador pode escolher se transformar de um humano para lobisomem a qualquer momento e com a mesma facilidade que se troca de arma.
 


Mas se você está se perguntando: “Mas, porque eu escolheria me tornar um lobisomem durante uma partida de FPS?” Pois bem, vamos explicar as vantagens e desvantagens dos dois tipos de personagens…


Um humano possui a vantagem do ataque à distância, alem de algumas boas técnicas como a Sniper. Os tipos de armamentos que poderá utilizar são de grande variabilidade, podendo ser uma granada (que vem desde repelentes até as de fumaça), um rifle, uma metralhadora (de qualquer tamanho) e até mesmo uma espingarda, resumindo: o jogador terá acesso a mais de 150 tipos de armas à sua inteira disposição.


Porém tudo isso não o salva de um combate corpo a corpo e, pelo fato do humano ter movimentos mais lentos, não se sairia tão bem em uma luta.


Já o lobisomem, mesmo sem o benefício dos ataques à distância, pode ser bastante útil quando o assunto é “atacar e estraçalhar”. Por terem reflexos rápidos e serem mais fortes, os lobisomens possuem grande habilidade para lutas e técnicas fantásticas como: subir paredes e correr através das mesmas, velocidade incrível, saltar sobre o inimigo (podendo assim fatiá-lo com suas garras pesadas), etc.


São diversos tipos de lobos para o jogador escolher e cada um com sua especialidade (tem desde um lobo-fantasma até o Berserker, o lobo suicida), alem de pontos adicionais de saúde.
 


Conhecendo mais sobre WolfTeam


Como já foi dito, WolfTeam tem o mesmo estilo de jogabilidade que o FPS Counter Strike, tudo porque os produtores de CS disponibilizaram o código do game para todos, tornando assim mais fácil a alteração do mesmo.


Com isso muitos utilizaram dessa oportunidade para criar jogos baseados em tudo o que o famoso Counter Strike tem de melhor e com algumas características únicas, entre esses novos games está o WolfTeam.


Após o download e instalação do jogo, o gamer, depois de se cadastrar, poderá escolher entrar em qualquer servidor que estiver disponível, logo após você pode passear pelo menu de ferramentas, definir seus itens e, por fim, escolher em qual sala irá jogar (ou até criar a sua própria, definindo regras, cenários, etc.).


Ao contrário dos outros jogos, este não conta com a compra de armamentos separadamente. Para se adquirir os equipamentos é preciso comprar o kit completo, sendo os melhores, obviamente, mais caros. Alem disso, o sistema oferece a venda de armas e também uma possibilidade de upgrade das mesmas, fora das fases.


Existe uma lista diversificada de armamentos e de melhorias que podem ser feitas em cada um, assim o gamer poderá utilizar de estratégias como: gastar seus pontos adquiridos e acumulados em seu desempenho nas partidas, para ganhar mais poder.
 


Modos de WolfTeam


Como qualquer FPS, esse game também disponibiliza o modo de disputa entre times (multiplayer), onde o gamer poderá se juntar a outros jogadores, formar seu time e competir até ganhar aquele que tiver um maior número de mortes e cabeças decepadas. Basta escolher e começar a partida. Como possui jogadores do mundo inteiro, não será difícil formar uma boa equipe com esse modo multiplayer.


Extras


WolfTeam também possui (alem de seu inventário, shop,etc.) uma lista para envio e recebimento de presentes. Isso mesmo, você pode presentear com uma arma, ou qualquer equipamento, o seu aliado que possui o armamento um pouco menos favorável, ajudando na partida, e vice versa


Outro extra do jogo é a opção de se conectar pelo facebook, caso não consiga realizar o cadastro.


Componentes necessários para rodar em seu PC


O jogo não é tão leve quanto devem ter imaginado, é necessário ter, no mínimo, um processador Pentium4 de 1.4 Ghz, uma memória RAM de 512M, uma Geforce FX 5700 (placa de vídeo), um espaço de 400M e a versão DirectX 9.0c. Alem de uma boa conexão com o servidor. 
 

Comandos básicos de WolfTeam
 

As teclas 1, 2, 3, 4, 5 assumem, respectivamente, as funções de: Arma principal, arma secundária, mudar para forma de lobisomem, granada e armar bomba (modo destruição).

Como de praxe, as teclas W, A, S, D e espaço são as de movimentação (pra frente, pra trás, etc.) e pulo. Com a tecla G você pode derrubar sua arma para pegar outra, na tecla E pode desarmar uma bomba, na F5 se encontra a opção de chat do jogo, com o CTRL você se abaixa e também se esconde atrás de algo, com o SHIFT anda ou corre e o TAB é o game status (onde você confere aqueles que morreram).

as funções dos cliques do mouse são: Com o direito você atira, ou bate (no caso do lobo) e com o esquerdo você mira, ou manifesta suas habilidades como lobo (com o ICE joga gelo, com o Psicho faz magia, e assim por diante).

Um comando especial é o de pular e atacar com o lobo, usando a barra de espaço e, logo após, o botão direito do mouse.
 

Problemas e Soluções
 

No inicio de seu lançamento, o WolfTeam, contava apenas com servidores americanos. Com isso era comum aparecer lags (Latency at game, ou Latência no jogo) enquanto os gamers brasileiros estavam jogando, às vezes eles eram até desconectados das salas por causa da diferença de latência com os outros jogadores.


Tudo isso, como já sabemos, era bastante prejudicial, pois o jogador poderia pensar estar mirando em um oponente bem à sua frente, mas na verdade eles já haviam saído da sua mira há um tempo.


Hoje as coisas não são mais dessa forma e já temos um servidor nacional responsável por corrigir os problemas de comunicação e os atrasos para evitar que ocorra novamente essa famosa lag.


Outro problema, um pouco frequente, é o mecanismo de segurança do game que, por ser falho, facilita a entrada de Hackers. Porém esse tipo de situação podemos encontrar em outros jogos também, alem do WolfTeam.
 


Por fim…


Logo após todas essas informações sobre o game WolfTeam, podemos perceber que nem todos os jogos de tiro precisam ser “iguais” necessariamente. É possível diferenciar e não perder o foco do estilo.


Este é um jogo ótimo para aqueles que precisavam de um pouco a mais de emoção em uma partida de FPS, basta apenas chamar seus amigos para uma disputa online e que vença o time que colecionar mais cabeças!


Então, para aqueles que gostaram, o download do jogo está disponível no site oficial, lá eles oferecem todas as informações completas, alem das fornecidas aqui na Rádio J-Hero – do seu JEITO, do seu GOSTO.