Olá, jovens gafanhotos! Esta coelha que vos fala tem estado confusa, adoentada e cheia de coisas nestas últimas semanas, porém recebeu de um gato amigo um presente e encontrou um tempinho para desfrutar de tal mimo! Hoje, então, vamos de indicação de livro sobre mitologia chinesa!

Contos orais, lendas tradicionais

Com o intuito de reunir e divulgar lendas tradicionais do povo chinês, Carmen Seganfredo compilou no livro As Melhores Lendas Chinesas mais de 60 desses contos que trazem em sua essência histórias virtuosas e significativas, como os antigos provérbios chineses são.

Dentre as lendas listadas, temos aquelas que evocam o fantástico; com dragões, deuses menores e seres mitológicos que, à sua maneira, ajudam ou interferem na vida de camponeses e membros da corte das antigas dinastias.

Outros contos voltam-se para passagens da vida de pessoas que, em algum momento, precisaram aprender de alguém mais sábio algo modéstia, honra e algumas estratégias de guerra, por que não?

De todo modo, todas essas lendas carregam a intenção de passar uma mensagem, tentando alertar ou ensinar àquele que lê ou escuta sobre sabedoria da vida e o enaltecimento de virtudes como a bondade, honestidade e piedade filial — algo que, como disse antes, é típico e intrínseco aos provérbios chineses.

Sobre o livro

  • Título: As Melhores Lendas Chinesas;
  • Tipo: físico, e-book;
  • Editora: L±
  • Idioma: português;
  • Número de páginas: 264;
  • Autora: Carmen Seganfredo.

Contos curtos com no máximo o uso de três páginas.

Pensamentos finais da coelha

O livro é muito bom, tem a essência do que originalmente quer apresentar, sem deixar de lado a simplicidade e fluidez da leitura. Acredito que pode ser lido por qualquer pessoa que gosta de História, mitologia ou simplesmente de contos asiáticos em si.

Além disso, o livro faz dupla com outro título escrito pela mesma autora: As Melhores Histórias da Mitologia Chinesa — este, sim, mais focado nos contos da mitologia em si, sendo ela budista, taoísta ou as religiões antigas da grande China.