Olá, jovens gafanhotos! Estamos chegando ao final de janeiro; entretanto, muitas pessoas ainda estão praticando suas superstições de começo de ano. Inspirada por essas influências e vendo vídeos de gatinhos pretos na web, resolvi trazer algumas dessas situações folclóricas presentes no dia-a-dia do sul-coreano.

Com origem no latim superstitio, “profecia ou medo excessivo dos deuses”, as superstições podem fazer parte do folclore e mitologia de determinado local. Além disso, também estão relacionadas a lendas urbanas, contos sobrenaturais, crenças religiosas antigas ou mal-entendidos do conhecimento popular — estes, por vezes, ligados à simplificação rasa de uma explicação científica ou situações vivenciadas por alguém.

A seguir, vamos conhecer algumas dessas superstições comuns na rotina coreana.

Escolha com muito cuidado seu dia de mudança!

Quem já se mudou de casa sabe como é estressante o ritual de empacotar e desempacotar, fora toda a dor de cabeça que é transportar as coisas de um lugar para outro e os imprevistos que certamente vão acontecer. Na Coreia do Sul, essa situação não parece ser tão diferente.

Os coreanos tendem a escolher um dia auspicioso para se mudar, caso contrário, espíritos malignos podem acabar acompanhando-os até o novo endereço. Por conta disso, não é incomum encontrar empresas responsáveis por mudanças divulgando listas de dias bons e ruins em seus sites.

Um exemplo de dias bons são aqueles com chuva tranquila, pois as gotas de chuva simbolizam gotas de boa sorte, bênçãos e riqueza!

Outra coisa relacionada a essa superstição é que a pessoa não deve limpar a casa antes de se mudar. Acredita-se que os espíritos podem perceber que a pessoa está saindo da casa e acabam por segui-las — o que, obviamente, não é o que se quer.

No entanto, atualmente as pessoas tornaram isso um hábito, em vez de acreditarem em fantasmas.

Rituais antes dos testes!

Quando estamos planejando fazer algum tipo de prova ou teste, o melhor jeito de garantir o sucesso é estudando. Todavia, assim como em muitos lugares do mundo, na Coreia do Sul também existem os famosos rituais de boa sorte.

Comer alimentos pegajosos dizem ajudar o conhecimento a “grudar” no cérebro. Sendo assim, não é difícil ver pré-vestibulandos ou pessoas às vésperas de algum teste importante comendo comidas deste tipo. O mais comum é o yeot, uma espécie de doce tradicional coreano.

Seguindo essa lógica, também podemos ver essas mesmas pessoas evitando comer alimentos de tipo escorregadios e espessos, pois podem atrapalhar, fazendo todo o conhecimento adquirido “escorregar” para fora do cérebro.

Não usar laços brancos no cabelo, já que o branco, por ser a cor do luto, é considerado muito azarado, é outra superstição muito comum em dias importantes.

Além disso, também desaconselham lavar o cabelo antes da prova. Desse modo, evita-se que a água leve embora todo o seu esforço e conhecimento. E, para finalizar, evite ficar balançando as pernas durante os testes, pois ela afastará toda a sua boa sorte devido ao excesso de ansiedade!

Hábitos e sonhos noturnos!

Muitas superstições noturnas podem ser observadas no dia a dia do sul-coreano, dentre elas, as mais comuns estão listadas a seguir:

  • Não cortar as unhas durante a noite, pois um rato pode comê-las e se transformar em uma pessoa.
  • Não assobiar durante a noite, já que se acredita que o barulho pode atrair cobras, espíritos malignos ou fantasmas.
  • Não tocar em borboletas ou mariposas. As superstições coreanas dizem que elas o tornarão cego, caso encoste em uma ou ela toque seus olhos.
  • Não dormir com a porta fechada e o ventilador ligado, dado que, segundo a crendice popular coreana, ou você morrerá de hipotermia ou por falta de ar.

Mas nem só de azar a noite coreana vive, há também os sonhos auspiciosos!

  • Sonhar com porcos simboliza sorte e riqueza, então, provavelmente, você terá um bom dia ou ficará rico.
  • Sonhar com cocô é sinal de boa sorte com notícias ou resultados, já que, antigamente, agricultores costumavam usar cocô como um fertilizante e obter um bom resultado em sua colheita.
  • Sonhar com os números 3, 7 e 8 é sinal de boa sorte se aplicados em sua rotina durante o dia.

E por hoje é só, jovens gafanhotos! Não precisa de um amuleto sortudo para se aventurar nas outras matérias supimpas do site! Pelo contrário! Dá muita sorte acompanhar a programação da Rádio J-Hero! Esta que é sempre do seu jeito, do seu gosto!