Toshihiko Egashira é um nipo-brasileiro que licenciou os tokusatsus no Brasil nos anos 80.

Um pouco sobre a história de Toshihiko

Toshihiko Egashira nasceu em 27 de julho 1956 na cidade de Saga no Japão, vindo com seus pais na migração no ano de 1958. Depois de um tempo que ele chegou no Brasil, Toshihiko deu início aos seus estudos, pois ele tinha uma visão de vida.

Em 1980, Toshihiko decidiu voltar para o Japão estudar, conseguindo uma bolsa de estudos. Assim começa a ter interesse por vender produtos japoneses. Com isso em mente, Toshihiko volta para o Brasil no ano de 1985, fundando assim a sua primeira empresa.

Como o tokusatsu chegou ao Brasil?

Com a volta de Toshihiko e a criação da sua empresa de locadora, ele decidiu, depois de conversar com um amigo, tentar licenciar séries japonesas para o Brasil. Tendo isso em mente, ele volta para o Japão e lá conversa com o dono da Tōei.

A conversa rendeu boas noticias para nós, brasileiros, na época: a Tōei liberou as séries Jaspion, Changeman e o anime Comando Dolbuck.

Toshihiko volta ao Brasil trazendo esses três grandes sucessos, só que não foi fácil para ele enfrentar as burocracias. Com o sucesso das vendas das fitas na sua empresa, Toshihiko decide rondar algumas empresas de TV e, com isso, quem comprou os direitos de exibição foi a nossa querida e extinta TV Manchete.

E com isso, as séries de tokusatsus que passaram fizeram tanto sucesso que são lembradas por todos até hoje.

Obrigada, Toshihiko Engashira, por ter apresentando tokusatsu para todos!