O mundo Pokémon é incrível! Quem nunca sonhou um dia em se tornar um treinador Pokémon e trilhar sua própria jornada? Pois é, eu sonhei com isso (e ainda sonho se um dia será possível). Um mundo repleto de criaturinhas dos mais diversos tamanhos, tipos e espécies, com muitos lugares a explorar e conhecer.

Mas você já parou pra pensar em como tudo isso surgiu? Se você já se perguntou como teria surgido tudo isso, sente aí, meu caro amigo, que vou lhe contar.

O início de tudo

Antes do universo se quer existir, quando tudo ainda era nada, surge um ovo e dele nasce o Deus Pokémon; Arceus, o Pokémon Alpha. Então, para dar início à criação do universo, Arceus criou três Pókemon: Dialga, que seria a personificação do tempo; Palkia que seria a personificação do espaço; e Giratina a personificação da antimatéria. Sendo assim, esses três Pokémon ficaram conhecidos como o Trio da Criação.

Arceus, Palkia, Dialga e Giratina

Devido à natureza destrutiva de Giratina, Arceus o baniu para uma dimensão conhecida como “O Mundo Distorcido”, assim deixando a criação do universo nas mãos de Dialga e Palkia. Os dois Pokémon se uniram e criaram todo o universo — incluindo estrelas, planetas e galáxias. Após isso, a dupla retornou para suas próprias dimensões: Dialga, para o Mundo Temporal, e Palkia, para o Mundo Espacial.

A criação do mundo

Em um pequeno planeta no universo, a evolução natural das coisas falava mais forte. Um Pokémon chamado Groudon surgiu do magma das profundezas do planeta, enquanto um Pokémon chamado Kyogre surgiu da alta pressão do fundo dos oceanos. Groudon queria transformar o planeta em apenas terra, já Kyogre queria transformar tudo em água. Devido a esse conflito de interesses, os dois Pokémon se tornaram rivais pelo domínio do planeta.

Rayquaza, Groudon e Kyogre

As batalhas entre Groudon e Kyogre eram ferozes e causavam cataclismos em todo o planeta. Então, Rayquaza, o Guardião dos Céus — que surgiu ao mesmo tempo que os outros dois Pokémon —, desce até a arena de batalha e põe um fim ao combate colocando os dois gigantes para descansar. Devido a esse combate de proporções enormes, o planeta estava um completo caos, e para corrigir isso surgiu Regigigas. Ele separou toda porção de terra e água em continentes, ilhas, mares e oceanos. Então, antes de ser “selado”, Regigigas criou a partir do barro Regirock, a representação da idade da pedra; Registeel, a representação da era dos metais; e Regice, representação da era do gelo.

Regigigas, Regirock, Registeel e Regice

Agora que havia continentes e oceanos criados por Regigigas, surgiram Ho-Oh para coordenar e manter a paz na terra e Lugia para coordenar e manter a paz nos mares. Mesmo assim, o reflexo do combate entre Groudon e Kyogre ainda era visível em todo planeta. Foi aí, então, que surgiram as três Aves Lendárias: Moltres, Articuno e Zapdos. As três aves ficaram responsáveis por organizar todo o clima do planeta, assim mantendo-o perfeito para o surgimento da vida.

Ho-Oh, Lugia, Moltres, Zapdos e Articuno

A criação da vida

O mundo já estava dividido em continentes e mares, e seu clima estava perfeito, então Arceus começa a criação da vida no planeta. Primeiro, Arceus cria Xerneas, o Pokémon da Vida, e a ele fica incumbido a função dar vida a todos os vegetais no planeta, tanto nos continentes quanto nos oceanos. Neste mesmo período, Arceus cria Mew, e a ele fica incumbido a função de criar toda a vida Pokémon do planeta, pois seu DNA contém a informação de todo Pokémon que virá a existir. Em meio a criação de Xerneas e Mew, surge Zygarde, que tem a função de monitorar e organizar os ecossistemas para que as vidas criadas por ambos possam coexistir em harmonia.

Xerneas, Mew e Zygarde

Arceus cria Uxie, que traz o conhecimento; Mesprit, que traz a emoção; e Azelf, que traz a força de vontade, dádivas de Arceus que foram transmitidas a todos seres vivos, tanto Pokémon quanto humanos. Esses três Pokémon passaram a habitar lagos do continente de Sinnoh, o primeiro criado por Regigigas.

Uxie, Mesprit e Azelf

Milhares de anos se passam, e centenas de Mews habitam o planeta. Com o tempo, porém, sua população foi diminuindo até quase ser extinta, deixando o planeta repleto do que seriam os primeiros Pokémon pré-históricos, ancestrais dos Pokémon que conhecemos nos dias de hoje.


E essa á a história de criação do universo e do mundo Pokémon. Alguns fatos podem divergir diante da comunidade Pokémon, conforme são lançados jogos principais e spin-offs, mas essa é a cronologia mais aceita entre todos. Mais pra frente pretendo contar mais histórias e mitos desse mundo maravilhoso que é Pokémon, então continuem acompanhando que logo em breve eu volto!