Quando digo que os anos 90 foi uma grande época para ser criança ou adolescente não é à toa, principalmente por ser o auge do Super Nintendo e Mega Drive. Jogos maravilhosos foram lançados, dos mais variados estilos, de diversos gêneros; jogos para todos os gostos. No ano de 1993, um jogo que se tornaria um dos grandes clássicos do mundo dos games é lançado: seu nome é Rock N’ Roll Racing.

O Jogo

Rock N’ Roll Racing foi lançado em 4 de junho de 1993. Desenvolvido pela Silicon & Synapse, que no futuro viria a se tornar a famosa Blizzard Entertainment, foi publicado pela Interplay Entertainment para Super Nintendo e Mega Drive. O jogo segue um estilo único, em que mistura corridas e combate de carros ao som de muito rock n’ roll, chegando a ganhar o prêmio de “O Melhor Jogo de Corrida do Ano de 1993” da revista Electronic Gaming Monthly.

O jogo consiste em corridas entre quatro pilotos no famoso “cada um por si”, podendo ser jogado em multiplayer de até dois jogadores. Cada corrida possui quatro voltas em torno da pista vista em visão isométrica, possibilitando diferenciar quando houver uma subida ou descida, que são frequentes e espalhadas pelas pistas do jogo.

Apesar de o foco principal ser vencer as corridas, você pode atacar os veículos adversários para chegar a esse objetivo. Causar danos ou explodir o adversário o recompensam com bônus de dinheiro e vantagem sobre eles, e para isso você pode usar do seu arsenal de armas traseiras e dianteiras, como também das armadilhas das próprias pistas.

Os três primeiros colocados em cada corrida são recompensados com pontos e dinheiro de acordo com sua classificação final, sendo os pontos necessários para avançar de divisão ou ir para o próximo planeta. Já o dinheiro é usado para melhorias do seu carro (motores, pneus, para-choques e blindagem), melhoria das suas armas (rajadas de energia, mísseis, poças ou minas terrestres) ou aquisição de novos veículos.

A História

Sinopse contada no manual do game.

A primeira corrida automobilística foi realizada na França em 1894, sete anos após o primeiro carro feito por HERR Daimler Herr Benz da Alemanha. Eles fizeram o primeiro motor de combustão utilizados em carros dos séculos XIX, XX e XXI.

Nestes automóveis de corridas, os homens queriam testar seus juízos, habilidades e máquinas uns contra os outros, onde só os melhores sobreviveriam. Velhas nações como a Alemanha, Inglaterra, França e os Estados Unidos começaram a exploração regular de corridas para comemorar o automóvel, o mais novo padrão de serviços de transporte.

Quando a humanidade descobriu vida inteligente em Bogmire no ano de 2833, eles começaram uma loucura jamais vista antes. O Saurions sobre Bogmire começaram corridas com todos os tipos de veículos, delirando com clássicos da música rock n’ roll do planeta Terra. A ideia foi passada adiante, e a comissão do Rock N’ Roll Racing foi formada. Eles são responsáveis pelas regras, regulamentos e divertidas corridas de Rock N’ Roll.

A primeira corrida foi realizada em 2911, um milênio após a primeira edição das 500 Milhas de Indianápolis. Flip Johnson da Terra completou e venceu a primeira corrida da Rock N’ Roll Racing com a sua marca de nitro ácido chamado nitro de raio. Foi uma perturbação desde a turnê das três corridas. Dangbar de Bogmire foi claramente ultrapassado. Dangbar ameaçou comer Flip se ele competisse novamente, de modo que Flip abriu uma escola de condução na Terra, o seu planeta, e afastou-se das corridas.

Agora, evidentemente, Rock N’ Roll Racing é o mais vigiado esporte no universo. Estima-se que 7,8 bilhões de pessoas de 17 planetas estejam em sintonia regularmente para ver a idade moderna da demolição derby.

Procurado: Alguns Bons Heróis

Então você quer ser uma estrela do Rock N’ Roll? Você tem nervos para correr contra o melhor? Nós temos uma ótima tradição aqui na Escola de Corrida Flip Johnson — uma tradição de pilotos perdedores que descarregam no pedal acelerador um pouco cedo demais — então KAPOW, estão fora. Tá certo, desde que Flip Johnson ganhou a SuperCopa de Indianápolis lá em 1911 nós não tivemos um bilhete de vitória. O que o faz pensar que você vencerá? Você sabe quem mais estará correndo contra você? Criminosos, máquinas, gênios e o lagarto príncipe de Bogmire, o próprio Ragewortt. Oh, muito bem, filho. Você tá dentro. Estamos contando com você. Boa sorte! Você vai precisar.

Trilha sonora e referencias a ícones do rock

Esse é um ponto forte do game, com sua trilha sonora composta por clássicos do rock n’ roll como Steppenwolf, Deep Purple ou Black Sabbath, que deixam todo o clima de corrida e destruição mais dinâmico e divertido. Apesar da limitação sonora dos consoles de 16 bits, a sua trilha sonora não deixa a desejar, as músicas sendo muito bem adaptadas e mantendo suas identidades.

Confira a lista de músicas a seguir:

  1. Henry Mancini (Emerson, Lake & Palmer version) – Peter Gunn Theme
  2. Black Sabbath – Paranoid
  3. Steppenwolf – Born To Be Wild
  4. George Thorogood and the Destroyers – Bad to the Bone
  5. Golden Earring – Radar Love (Somente na versão para Mega Drive)
  6. Deep Purple – Highway Star

Obviamente o rock n’ roll não está presente apenas em sua trilha sonora, Rock N’ Roll Racing também homenageia o estilo através de seus personagens:

  • Snake Sanders – Inspirado em David Coverdale, vocalista da banda Deep Purple nos anos 70 e fundador da banda Whitesnake.
  • Cyberhawk – É baseado na arte do álbum Screaming for Vengeance, da banda Judas Priest.
  • Tarquinn – Inspirado no guitarrista e compositor Brian Tarquin, que já trabalhou ao lado de Jimmy Page, Steve Vai, Joe Satriani, entre outros.
  • Jake Badlands – Inspirado no guitarrista Jake E. Lee da banda Ratt.
  • Grinder X19 – Seu nome é baseado na música Grinder, da banda Judas Priest.
  • Roadkill Kelly – Sua inspiração veio da mistura d’O Exterminador do Futuro (ícone pop da época) com o rosto de Sebastian Bach, ex-vocalista da banda Skid Row.
  • Butcher Icebone – Inspirado no ex-baterista da banda Garbage e produtor do álbum Nevermind, da banda Nirvana.
  • J.B Slash – O “JB” de seu nome foi inspirado na marca de captadores para guitarra, e Slash foi inspirado no ex-guitarrista da banda Guns N’ Roses.
  • RIP – Seu nome é inspirado numa gíria que simboliza o ato de tocar uma guitarra.
  • Shred – Seu nome também é inspirado numa gíria que simboliza o ato de tocar uma guitarra.
  • Fast Eddie – Homenagem ao guitarrista Eddie Clarke, ex-membro da banda Motörhead.

Rock N’ Roll Racing com toda certeza é um dos melhores jogos já feitos para a geração de consoles 16 bits. Seus fatores diversão e replay são incontestáveis e um prato cheio para quem é fã de rock (muita gente começou a gostar de rock a partir desse jogo). Com a incrível narração de Larry Huffman — um dos maiores narradores do automobilismo mundial —, cada ultrapassagem, cada explosão do adversário, fica tudo muito mais intenso e empolgante.

Recomendo muito esse jogo a todos, principalmente aqueles que gostam de um “rockzinho” e explosões à Michael Bay.