Olá a todos, como estão? Na última publicação da nossa jornada de conhecimento dos tipos de personagens, vamos falar uma pouco sobre os obstáculos a serem superados pelos heróis para que seus objetivos possam ser alcançados. Mas como seriam esses obstáculos? Não seria papel do antagonista ser a “pedra no sapato” dos nossos queridos protagonistas? Seriam os guardiões meros vilões? Estaria este humilde redator enrolando sua estimada e qualificada audiência em prol de um maior número de acessos neste site? Não, não e não! Só vem comigo que eu te explico tudo no caminho. Maaas antes de começarmos, que tal dar uma olhadinha nas outras cinco partes da nossa série “Conhecendo Personagens”? Já falamos sobre os Heróis, sobre os Sombras, sobre os Aliados, sobre os Mentores e sobre os Arautos. Sem mais delongas, bora para o texto de hoje.

Guardiões, sombras e vilões

Eu sei que, em um primeiro momento, a função dos chamados guardiões pode ser bem parecida com aquela desempenhada por vilões e sombras, mas garanto que, examinando um pouco mais de perto, veremos que não é bem assim. Lembrando que é bem difícil nós termos qualquer tipo de arquétipo (modelo de personagem) de personagem em seu estado “puro”, ou seja, é muito comum vermos diferentes tipos de arquétipos misturados em um único personagem dentro de uma história. As explicações a seguir possuem um caráter mais explicativo.

Os vilões são aquelas figuras clássicas dos filmes mais antigos da Disney, que querem fazer maldade e dominar o mundo porque… porque sim! Eles não têm exatamente um grande motivo para fazerem suas maldades, eles meio que são assim desde sempre e só querem destruir quem tentar impedi-los, apresentando-se como personagens mais simples (estão lá só quase que apenas pela “treta”).

Já os sombras são um pouco diferentes. Com certeza os vilões podem ser colocados no grupo dos sombras, mas os sombras não se resumem aos vilões. Deu para entender? Todo vilão é um sombra, mas nem todo sombra é um vilão (acho que agora ficou mais fácil). Além dos vilões, o grupo dos sombras abriga, entre outros, os conhecidos antagonistas, que diferem dos vilões clássicos porque eles não são movidos por um simples desejo de aniquilar os heróis, ainda que se mostrem verdadeiros empecilhos na vida destes. Os antagonistas nem precisam quererem, de fato, o mal do herói – eles até podem ser amigos! Um antagonista atrasa o progresso do herói, de maneira voluntária ou não, tendo consciência disso ou não. Agora, onde entram os guardiões nisso tudo?

Afinal, quem são os guardiões?

Os guardiões são um grupo da Marvel formado originalmente por Peter Quill, Gamora, Drax, Rocket Raccoon e (eu sou) Groot… Não, pera… Guardiões errados, foi mal.

Os guardiões são obstáculos a serem superados na jornada de um herói. Mas, ao contrário dos antagonistas, um guardião sempre vai se opor de maneira intencional ao herói, desenhando realmente barrar seu avanço. Além disso, os guardiões se diferem dos vilões clássicos pelo fato que estão presentes em maior número ao longo da jornada do herói e por servirem de “termômetro” para o amadurecimento do protagonista – e essa é uma das principais características de um guardião.

Ao longo de sua aventura, um herói precisa, geralmente, amadurecer e melhorar algum ponto de sua personalidade e/ou caráter, e os guardiões estão ali para testarem quanto progresso o protagonista já fez até aquele ponto. Se o guardião de um determinado ponto da história ainda é forte demais para ser derrotado pelo herói, significa que este ainda precisa melhorar mais um pouquinho antes de conseguir continuar avançando nos seus objetivos. Se, contudo, no momento em que o guardião se opõe a ele o herói se mostra capaz de superá-lo, significa que as coisas estão progredindo da maneira que deviam.

Um bom exemplo de guardiões são os irmãos Paradox de Yu-Gi-Oh! Duel Monsters. Como um dos temas dos animes de Yu-Gi-Oh! sempre é a amizade, nada melhor que “colocar à prova” a sintonia de Yūgi e Joey, um de seus amigos, durante sua jornada em uma disputa em duplas. Somente passando pelos irmãos Paradox é que Yūgi conseguiria avançar na história. E olha só que interessante: os irmãos Paradox invocaram, durante sua disputa contra Yūgi e Joey, um monstro chamado Gate Guardian (Guardião do Portão). Yūgi e Joey tiveram que passar tanto pelos “personagens guardiões” quanto pelo “monstro guardião” na mesma partida!

Saudades de assistir Yu-Gi-Oh! na TV Globinho!

Com isso, chegamos ao final da nossa série de textos especial “Conhecendo Personagens”. Espero que tenham gostado e que tenha sido ao menos um pouquinho útil para vocês. Nos vemos na próxima semana nesta mesma coluna e nesta mesma rádio, que é do seu jeito, do seu gosto. Bye bye.