Olá, meus caros viajantes! Continuando na saga dos animes desta temporada de outono, hoje irei falar sobre Legend of Mana: The Teardrop Crystal, que estreou hoje na Crunchyroll, sendo produzido pelos estúdios Graphinica (Hellsing Ultimate, Chain Chronicle, Record of Ragnarok) e Yokohama Animation Lab (Tawawa on Monday, The Genius Prince’s Guide). Os novos episódios serão lançados todas as sextas-feiras, simultaneamente com a exibição na TV japonesa.

Devo dizer para vocês que este anime não está na lista dos que irei acompanhar, pois já estou com muitos (e não quero falhar com vocês nas impressões semanais). Porém, atendendo a pedidos de leitores, trago algumas informações e minha consideração sobre o primeiro episódio. Tendo direção e roteiro de Masato Jinbo (Restaurant to Another World), o anime se baseia na franquia de jogos Mana, desenvolvida pela antiga Square. O jogo foi originalmente lançado no Japão em 1999 para PlayStation, ganhando, nos anos seguintes, versões para PlayStation 4, Switch e PC. Muito provavelmente, se eu já tivesse jogado o game antes, assistiria esta adaptação para anime e estaria empolgada, mas aqui vai valer a regra dos três episódios. Quem sabe eu não volte aqui e confesse que me apaixonei pela obra?

O jogo

De maneira simplificada, Legend of Mana te dá a tarefa de coletar artefatos e colocá-los em um mapa para criar cidades e dungeons. Eles possuem propriedades elementais, então você ganha certos bônus por combinar elementos ou você pode seguir fazendo o que achar melhor. Enquanto você faz progressões no jogo, o mundo se torna mais populoso, ganhando áreas que são dignas de várias visitações, ao mesmo tempo que você também descobre várias mecânicas tais com forjar armas, criar instrumentos musicais, criar um golem, criar pets e melhorar suas habilidades de combate.

Sinopse do anime

Estamos em um universo onde a principal fonte de mana do mundo entrou em uma espécie de hibernação para se recuperar das guerras que os povos criaram ao longo de vários anos para ter seu controle.

Por conta desses eventos, muitas terras do antigo mundo foram armazenadas em artefatos para serem preservadas, cabendo ao próximo herói (jogador) ter que libertá-las e reconstruir o mundo de volta ao seu antigo estado, onde diversas raças e criaturas viviam juntas.


Legend of Mana acontece no mundo de Fa’Diel, criado pela Árvore de Mana (Mana Tree). Após um incêndio ocorrido durante a guerra entre humanos e criaturas mágicas, ela foi destruída. Para salvar tudo que existe, a árvore dividiu o mundo em pequenos artefatos e os espalhou pelo universo. Agora, o Herói da Mana desperta e precisa restaurar a Árvore e tudo o que existe. Na história, Shiloh é um jovem rapaz que vive perto da cidade de Domina e que, certo dia, escuta uma voz misteriosa em seus sonhos que o dá uma missão. Após isso, Shiloh conhece dois Jumi, uma raça de pessoas que são caçadas por causas das joias incrustadas em seus corpos. Para piorar as coisas, as notícias que correm indicam que ladrões de joias estão atacando os Jumi, um após o outro, por todo o mundo!

Segundo o produtor da animação, Masaru Oyamada, o projeto surgiu com entusiasmo entre os envolvidos, englobando tanto anime quanto o remaster.

Eu compareci à reunião com um peso na mente, mas quando o Sr. Yawata, da Warner Bros. Japão, apaixonadamente apresentou a proposta do projeto de animação de Legend of Mana (com tanto amor), eu percebi que eu precisava criar o game o quanto antes. Então, rumores dizem que foi assim que o projeto do remaster HD começou. Fãs de Legend of Mana, por favor fiquem tranquilos. As pessoas envolvidas no projeto ainda têm amor pela série assim como antes.

Trilha sonora

O destaque fica para a música-tema, Tear of Will, com performance de Saori Hayami e composta por Kevin Penkin (Made in Abyss, Tower of God). No Twitter, Kevin comentou:

É uma grande honra ter escrito o OP para Legend of Mana: The Teardrop Crystal. Muito obrigado a @hayami_official pela oportunidade. Também mal posso esperar para ouvir a incrível produção da @midiplex.

Clipe da música completo abaixo.

Falando ainda a respeito da abertura, tivemos o seguinte comentário da Andie Chu:

Fui abençoada com uma oportunidade única na vida de ser responsável pela animação de vários cortes na abertura de Legend of Mana. Gostaria de agradecer à SQUARE ENIX e à Saboten-kun Observation Association por me darem uma oportunidade tão maravilhosa!

Saori Hayami também está dublando Serafina no anime. O elenco também inclui:

  • Nobunaga Shimazaki como Shiloh;
  • Yūichirō Umehara como Ruri/Elazul;
  • Kaori Nazuka como Shinju-hime/Pearl;
  • Yuko Sanpei como Bud;
  • Shino Shimoji como Corona/Lisa;
  • Sachi Kokuryū como Duelle;
  • Yurika Kubo como Li’l Cactus;
  • Shinpachi Tsuji como Inspector Void;
  • Chitose Morinaga como Kusabito/Sproutlings;
  • Wataru Takagi como Nikita/Niccolo;
  • Minami Takahashi como Rachel;
  • Makoto Yasumura como Mark;
  • Hiroshi Yanaka como Novo;
  • Misaki Kuno como Yuka-chan/Miss Yuka;
  • Minako Kotobuki como Sandra;
  • Ayane Sakura como Emerald/Esmeralda;
  • Reina Ueda como Florina;
  • Manami Numakara como Diana.

Comemoração

Para comemorar o lançamento, o anime lançou uma colaboração com a cidade de Kasugai, Aichi, que também é conhecida como “cidade dos cactos”. A cidade de Kasugai é uma das maiores produtoras de cactos em todo o Japão, e a colaboração contou com ninguém menos que o personagem mascote de Legend of Mana, Saboten-kun, também conhecido como Li’l Cactus.

Considerações finais

Tenho pouquíssimas considerações a fazer: como disse lá no início, ainda não decidi se vou assistir até o final, mas Legend of Mana: The Teardrop Crystal tem uma bela animação, pelo menos em seu primeiro capítulo, visualmente é muito legal e agradável e estou apaixonada pela abertura. Porém, o enredo ainda não me cativou e não tenho uma opinião formada a respeito! E você? Conhecia o jogo? Está nostálgico e pretende acompanhar o anime? Deixe seu comentário a respeito, e caso tenha assistido o primeiro episódio, me diz o que achou!