Olá, caros leitores! Estou de volta. Nos últimos meses, nosso trem-bala deu uma descarrilhada, mas estamos novamente nos trilhos e hoje irei falar de uma pessoa extremamente talentosa: Hiroyuki Sawano, um compositor, arranjador, letrista, pianista e produtor musical japonês conhecido por suas obras em animes, séries de televisão e filmes! Sawano nasceu em 1980 e começou a tocar piano na escola primária. Aos 17 anos ele estudou piano, composição, arranjo e orquestração com Nobuchika Tsuboi. Já falamos dele por aqui, caso queiram conhecer um pouco mais.

Considerado um deus da composição, ele é responsável por músicas importantes, e uma de suas características é que ele é um compositor extremamente versátil que mistura diversos estilos musicais em suas composições, como música clássica, rock e música eletrônica, sendo sua sonoridade eclética sua marca registrada. Sendo uma grande fã de suas trilhas sonoras, resolvi escrever um artigo apenas para falar dos trabalhos que realizou em 2022.

dustLegend of the Galactic Heroes: Die Neue These — Clash OP

A Sony Music anunciou no dia 21 de dezembro de 2021 que a cantora SennaRin faria sua estreia com seu primeiro EP na primavera de 2022 e que suas primeiras quatro músicas no EP seriam produzidas por Hiroyuki Sawano. Sawano conheceu a voz de SennaRin por intermédio de um membro da equipe de sua gravadora, que decidiu produzi-la. Uma das quatro músicas, dust, é apresentada como tema de Legend of the Galactic Heroes: Die Neue These — Clash.

OUTSIDERSFanfare of Adolescence ED + trilha sonora

Hiroyuki Sawano e Junki Kono e Shō Yonashiro da banda JO1 foram os responsáveis pelo videoclipe da música OUTSIDERS, que foi tema de encerramento do anime Fanfare of Adolescence. Junki Kono e Shō Yonashiro estão cantando a música com Sawano no piano, que também compôs a música e fez o arranjo.

LilaS86 -Eighty Six- ED

LilaS é a quarta música-tema de encerramento da adaptação de anime de 86 -Eighty Six-, realizada por Sawano. Foi lançado como single em 19 de março de 2022 (é um dos meus trabalhos favoritos).

Bubble (trilha sonora)

O filme Bubble é sobre uma Tóquio pós-apocalíptica, onde o garoto Hibiki e Uta – uma garota que não é deste mundo – se encontram. O que os conecta é uma melodia de dois grupos de quatro notas que ambos podem ouvir, resultando em um álbum com lindas peças orquestrais.

pARTsKyōkai Senki 2 ED

Aí está o MV de pARTs, de Natumi. A música foi composta e arranjada por Hiroyuki Sawano. Ela foi incluída no single de estreia de Natumi, pARTs, lançado em 1 de junho de 2022. A música é usada como encerramento para a segunda parte do anime Kyōkai Senki.

Kingdom S4 (trilha sonora)

A Trilha sonora de Kingdom é perfeita e se encaixa ainda mais quando estamos lendo o mangá. Não tenho muito o que comentar, mas espero que possam apreciar essa obra de arte.

Tot MusicaOne Piece RED

Tot Musica foi composta e arranjada por Hiroyuki Sawano, com a letra escrita por cAnON. O clipe foi dirigido por WOOMA, que também foi responsável por ilustrar o clipe juntamente com Hideo Kanai, Aiko Fujii e Sumire Abe. A música foi cantada por Ado fazendo a voz da personagem Uta.

O que ainda será lançado

SaihateBleach: Thousand-Year Blood War ED

Ainda não temos vídeo desta, mas aguardamos ansiosos a estreia da continuação de Bleach! O primeiro encerramento da Guerra Sangrenta dos Mil Anos será composto por Hiroyuki Sawano e as trilhas sonoras por Shirō Sagisu. Em relação a esse tema de encerramento, Hiroyuki Sawano afirmou que estava “em particular atento ao groove e ao som” durante toda a produção. Ele também compartilhou que a primeira parte é “silenciosa”, enquanto a segunda parte está “mudando”. O tema de encerramento é intitulado Saihate.

Fate/Strange Fake: Whispers of Dawn (trilha sonora)

Durante o Aniplex Online Fest 2022, foi anunciado que a light novel Fate/Strange Fake receberá uma adaptação em anime em formato de um especial para a TV, intitulado Fate/Strange Fake: Whispers of Dawn. Seu lançamento está programado para 31 de dezembro no Japão durante o programa especial de Ano Novo da franquia Fate, e o Sawano ficará responsável pela trilha sonora (quando ela sair, eu venho falar sobre ela).

The Seven Deadly Sins: Grudge of Edinburgh (trilha sonora)

Durante a madrugada de 25/09, o TUDUM do canal japonês da Netflix revelou um trailer da parte 1 de The Seven Deadly Sins: Grudge of Edinburgh, novo filme do anime The Seven Deadly Sins. A estreia acontece em dezembro deste ano, e sua trilha sonora ficou a cargo de Sawano, então as expectativas já estão elevadas!

Por último, e nem por isso menos importante, a Netflix soltou no YouTube o vídeo da apresentação do Hiroyuki Sawano no evento!


E você, gosta do Hiroyuki Sawano? Qual desses trabalhos mencionados você mais gostou?