Setsubun, o festival realizado anualmente para afastar os maus espíritos! 

Uma forma de se despedir do inverno e comemorar o início da primavera.

Vicky · 7 de fevereiro de 2022 às 17:24
menos de 1 minuto de leitura

O Setsubun (節分) tem o significado literal de “separar uma estação da outra”, sendo, pois, um modo de se despedir do inverno e comemorar a entrada da primavera (Risshun), que é minha estação favorita! O Setsubun é comemorado no dia 3 de fevereiro, e cada família segue um ritual especial, que se chama mamemaki (jogar grãos de soja). Embora a primavera japonesa só se inicie de fato em março, a celebração obedece ao antigo calendário lunar japonês e é associada ao Ano Novo Chinês, que tem início em fevereiro.

A origem do Setsubun

Dizem que a tradição do Setsubun se baseia em uma lenda: tudo começou quando um monge da era Heian conseguiu espantar um demônio após atirar grãos torrados nele. Desde então, os japoneses adquiriram o hábito de jogar grãos de soja torrada em suas casas, templos e santuários. Na noite do Setsubun, a tradição manda abrir janelas e portas da casa para jogar os grãos de soja para fora enquanto se diz “fuku wa uchi, oni wa soto” (“sorte entre e demônios saiam!”). O oni representaria os espíritos maus do frio e do inverno.

Segundo o livro de registro do imperador, este costume vem desde o ano 706, quando era utilizado “galho de pêssego”, mudando mais tarde para grão de soja. Um fato curioso é que o pêssego tem um símbolo de derrotar os males, devido à famosa fábula de Momotarō , que é o menino nascido do pêssego que derrotou os onis.

Mamemaki

Na imagem vemos um prato na cor preta; dentro dele estão três rolinhos de sushi enrolados com alga. Logo ao lado, uma decoração feita com um ramo de alguma flor, mas no lugar da pétala há uma cabeça de peixe frita. Ao lado do prato, temos uma forma de madeira com vários grãos de soja, e tudo isso decorado com uma mascara de oni japonesa encostada no prato. O fundo da imagem é todo na cor branca.

O mamemaki, de forma geral, é conduzido pelo toshiotoko (alguém da família que tenha o signo chinês correspondente ao ano vigente; em 2022, por exemplo, é o do Tigre) ou então pelo chefe ou cabeça da família. Outro membro da familia é escolhido para desempenhar o papel de oni (demônio), que, vestindo uma máscara característica, joga grãos de soja torrados para fora da residência.

Outro costume é o de escrever dois kanjis nos grãos: ma (demônio) e me (extermínio). Acredita-se que esses atos espantam os maus espíritos, o frio e a tristeza do inverno, dando as boas-vindas à celebração de uma nova primavera. Após espantar os demônios, é hora de comer os grãos de soja para atrair a sorte (o ideal é comer o número de grãos correspondente à idade da pessoa).

Durante o Setsubun se tornou muito popular também comer um ehōmaki, um “rolo de direção da sorte”, que é um tipo de makizushi (um rolo de sushi). São sete os ingredientes do recheio que deve conter o ehōmaki, e estão relacionados com os sete deuses da boa sorte (shichifukujin): kanpyō (cabaça seca em tiras), kyūri (pepino), cogumelos shiitake, dashimaki (omelete adocicada), unagi (enguia), denbu (pó de peixe adocicado) e kōyadōfu (queijo de soja seco-congelado).

Apesar de ser considerado muito importante para os japoneses, o Setsubun não é marcado como feriado no Japão, mas tem um significado profundo para a população! E vocês, fazem algum tipo de ritual na passagem das estações? Têm algum costume específico? Contem para mim nos comentários, e até uma próxima!

Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
Foto de Vicky

Sobre Vicky

Otaku, escritora, locutora na J-Hero e cinéfila, conectada ao mundo dos animes, J-Rock e cultura oriental.