O Japão celebra anualmente, no dia 11 de fevereiro, a fundação do país e a adesão do primeiro imperador japonês. De acordo com registros do antigo livro Nihon Shoki (Crônicas do Japão), o primeiro imperador do Japão, Jimmu, assumiu o império em um dia de Ano Novo, em 660 a.C. Embora a existência do Imperador Jimmu não tenha sido historicamente comprovada, o feriado no pré-guerra era utilizado para a glorificação do poder imperial.

Apesar da longa história do país, a data só se estabeleceu em 1966, mas só foi oficialmente reconhecida como feriado em 11 de fevereiro de 1872, durante o Período Meiji, sendo tema em diversos debates políticos pelo país, pois a oposição temia que, com o decreto do feriado, o país voltasse ao sistema de militarismo, que ocorria antes da Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, muitas cidades foram completamente destruídas, como o bombardeio sobre a capital, Tóquio, e, principalmente, Hiroshima e Nagasaki, que sofreram as terríveis consequências da bomba atômica.

Hinomaru

No Kenkoku Kinen no Hi, os japoneses exibem o orgulho de ser japonês, podendo expressar seu patriotismo ao seu país e exaltar sua bandeira Nisshōki, também conhecida como Hinomaru, uma palavra japonesa que, literalmente, significa círculo do Sol. Não se sabe com exatidão quando o círculo do Sol foi usado pela primeira vez em bandeiras e painéis; porém, no século XII, surgiram os guerreiros samurai (bushi) e, durante a luta pelo poder entre os clãs Minamoto e Taira, os bushi desenhavam círculos do Sol em leques dobráveis conhecidos como gunsen. Uma pintura em tela representando a Batalha de Sekigahara no ano de 1600 mostra uma força militar que usou o Hinomaru como tema em todos os seus painéis.

Também durante o Período Sakoku ou “período de isolamento nacional” (1639-1854), o comércio e outras relações com quaisquer países estrangeiros não eram permitidos, com exceção da China, Coreia e Holanda; mas quando o Xogunato Tokugawa começou a comercializar com outros países (depois de 1854), os navios mercantes japoneses começaram a usar a bandeira Hinomaru.

O Hinomaru como Bandeira do Japão moderno:

Em 1868, o governo Meiji se estabeleceu depois que a família Tokugawa perdeu seu poder político. De acordo com o Decreto No. 57, emitido pelo Grande Conselho de Estado (Daijōkan) em 27 de janeiro de 1870, o Hinomaru tornou-se oficialmente a bandeira do Japão! Nos anos que se seguiram, diversas notificações e documentos foram emitidos oficialmente, reforçando o status do Hinomaru.

O Hino Nacional

A letra do hino nacional japonês, o Kimigayo, foi retirada de um poema antigo cujo nome do autor é dado como desconhecido. O poema sempre foi recitado em celebrações de ocasiões felizes ou jantares de comemoração. A letra com frequência era colocada em canções com melodias típicas de estilos vocais como o yōkyoku (partes cantadas de apresentações de ), kouta (canções populares acompanhadas de shamisen), jōruri (narrativa dramática cantada com acompanhamento de shamisen), saireika (canções festivas) e biwauta (músicas com acompanhamento de biwa):

kimigayo wa
chiyo ni yachiyo ni
sazare-ishi no
iwao to narite
koke no musu made

Quando começou o Período Meiji, em 1868, o Japão ainda não tinha nada conhecido como “hino nacional”. Em 1869, o maestro de bandas militares britânicas John William Fenton soube que o Japão não tinha um hino nacional e contou aos membros da banda militar japonesa sobre o hino nacional britânico, God Save the King, ressaltando a importância de um hino nacional e se propôs a compor a música se alguém fizesse a letra. Os membros da banda, após consultarem seu diretor, pediram ao Capitão de Artilharia Ōyama Iwao (1842-1916) – que tinha um amplo conhecimento histórico e literário (chinês e japonês) – para selecionar a letra adequada para o hino.

Fenton juntou sua melodia com a letra do Kimigayo selecionada por Ōyama de um biwauta chamado Horaisan, resultando no primeiro hino Kimigayo. A melodia, porém, era diferente da que é conhecida hoje, pois depois considerou-se que a melodia não tinha a formalidade adequada e se viu a necessidade de mudá-la.

Em 1876, Nakamura Suketsune, o diretor da Banda Naval, mandou ao Ministério da Marinha uma proposta para mudar a música e ficou decidido que a nova melodia devia refletir o estilo usado nos cantos musicais realizados na corte imperial. Em julho de 1880, quatro pessoas foram designadas para um comitê responsável por revisar a música, e o novo hino nacional foi executado pela primeira vez no palácio imperial no aniversário do Imperador Meiji, em 3 de novembro de 1880. Nos dias atuais, o Hinomaru e o Kimigayo são exibidos e executados durante cerimônias de feriados nacionais, como no Kenkoku Kinen no Hi.

Desde que o período de democracia parlamentar foi implementado no país, houve controvérsia sobre a execução do hino Kimigayo em cerimônias públicas pois os críticos apontam que ele é um símbolo do imperialismo, militarismo e nacionalismo japoneses, sendo, pois, um um remanescente do passado imperialista e não compatível com uma democracia parlamentar contemporânea japonesa.

A parada de Kenkoku Kinen no Hi Hōshuku é realizada no Dia Nacional da Fundação: o desfile se inicia no Parque Meiji às 10 horas, prosseguindo pelas ruas Gaien-Nishi, Aoyama e Omotesandō, onde santuários portáteis se juntam ao desfile e, em seguida, chegam ao Santuário Meiji por volta das 12h30min. Durante as celebrações, ocorrem grandes cerimônias com fogos de artifício, bandas e cortejos, exibindo com orgulho a bandeira do país. Nesta data, além dos festejos patrióticos, o povo aproveita o feriado para descansar e visitar as inúmeras atrações oferecidas por todo o Japão!