Olá, meus caros viajantes, como vocês estão? Espero que estejam bem! Eu estou animada para indicar para vocês um mangá que li recentemente e sobre o qual desejo compartilhar as minhas impressões. Prontos para mais uma viagem?

Em 1999, o diretor Makoto Shinkai criou um pequeno filme de animação intitulado Kanojo to Kanojo no Neko — ou, como ficou conhecido aqui no Brasil, Ela e o Seu Gato. O curta tem aproximadamente cinco minutos e fala sobre a vida de uma moça pela perspectiva do gato. Em 2016, o curta foi adaptado para duas mídias: uma série de quatro episódios de animação e um mangá, volume único, a cargo de Tsubasa Yamaguchi.

A adaptação em mangá foi licenciada pela editora NewPOP, sendo publicada em janeiro de 2019. A história é dividida em quatro capítulos, cada um deles correspondendo a uma das estações do ano.

Sinopse

“Era um dia de chuva, no começo da primavera. Eu fui acolhido por ela.” Um gato e uma garota que mora sozinha se conhecem na primavera… ao viver sozinha, ela aprende a alegria e a solidão de ser independente, enquanto o gato, que recebeu o nome de Chobi, descobre a existência do mundo através dessa garota. O tempo desses dois passa lentamente, mas a severidade do mundo acaba por alcançá-la…

A história se inicia na primavera quando a garota encontra Chobi abandonado, em um dia de chuva, e o leva para casa. O mesmo passa a conviver com as tristezas, frustrações e inseguranças de sua dona. A trama é narrada do ponto de vista de Chobi, e é por meio dele que conhecemos a personagem e suas crises existenciais, seus problemas de relacionamento com a mãe, sua rotina de trabalho e a pressão social para namorar.

O Chobi dá o apoio necessário a sua dona para que ela prossiga. Talvez seja esse o ponto que eu mais me identifiquei na história: conseguimos identificar em Chobi os nossos próprios bichos de estimação. Eu mesma adotei dois gatos numa fase bem difícil da minha vida e posso dizer que eles foram minha salvação. A história vai nos mostrando os motivos que tornam a vida significativa e como os mínimos detalhes podem nos trazer alegria.

Assim vemos a vida da garota em seu primeiro ano no emprego, entrando na vida, com todas as inquietações que essa fase nos traz. Porém, não é mostrada nenhuma cena do trabalho da garota. O que chega até nós é ela em sua casa e o gato Chobi vendo seu rosto preocupado e as falas que ele não compreende, mas que para nós, que estamos lendo, vão fazendo muito sentido, nos fazendo vislumbrar os problemas que a jovem tem enfrentado.

O mangá nos mostra uma jovem comum, com problemas de adaptação a uma nova fase. A obra não vai aprofundar sobre as questões ou sobre o sentimento da protagonista, mas nos mostra um panorama sobre as dificuldades de se tornar adulto. Ele tem ilustrações belíssimas, é bem rápido de ler e nos deixa com uma sensação de identificação. Talvez a leitura flua mais para quem tem animais de estimação, pois é mais fácil de estabelecer empatia com o enredo.

Ela e o Seu Gato é um drama slice of life que vai além de um relacionamento entre um gato e sua dona: ele aborda um tema sério, que a cada dia aparece mais nas nossas vidas: a depressão — e sobre a perspectiva do gato, como ele percebe com o decorrer dos dias, que tem algo de errado com a sua dona, pelo esforço que ela faz para continuar a existir e seus inúmeros momentos de melancolia.

Ela e o Seu Gato é uma história sensível que nos leva a refletir como as vezes é difícil se socializar, ser aceito pelos outros, se integrar a um grupo. Como nossas inseguranças podem falar mais alto e nos fazer se isolar dos demais. O autor nos mostra que um gato, com seu amor, consegue ajudar a sua dona a ter a força necessária para prosseguir.

Conviver com animais de estimação traz benefícios para a saúde física, mental e emocional. Os animais são capazes de transmitir uma sensação de bem estar e alegria, despertando o senso de responsabilidade inato dos humanos. Se, por muitas vezes, não há razões de viver para si, vive-se para o outro — que nos inspira amor e cuidado!

Deixo essa indicação para vocês, se puderem conferir a obra, não percam a oportunidade. A edição brasileira de Ela e o Seu Gato foi publicada com as dimensões 12,8 × 18,1 cm, com miolo em papel offset e com as capas internas coloridas. A adaptação em anime de 2016 se encontra disponível na Crunchyroll, porém o curta original não está disponível oficialmente no Brasil.

Ficha técnica

  • Título: Ela e o Seu Gato
  • Autores: Makoto Shinkai, Tsubasa Yamaguchi
  • Tradutora: Karen Kazumi Hayashida
  • Editora: NewPOP
  • Dimensões: 12,8 × 18,1 cm
  • Miolo: papel offset
  • Acabamento: capa cartonada, com algumas páginas coloridas em couché
  • Classificação indicativa: 14 anos
  • Preço: R$ 17,64
  • Onde comprar: Amazon

Gostou do nosso texto? Se sim, deixa um comentário. Se não, no que podemos melhorar? Sugestões de pautas e melhorias para o site podem ser enviadas para nosso e-mail: contato@radiojhero.com