Olá, caros viajantes! Hoje venho falar para vocês sobre o Trigger Inc. (株式会社トリガー), que é mais conhecido como Studio Trigger, um estúdio de animação japonês que foi fundado pelos funcionários de outro estúdio chamado Gainax, Hiroyuki Imaishi e Masahiko Ōtsuka no dia 22 de agosto de 2011 — ou seja, hoje ele completou dez anos de existência!

Os fundadores

Hiroyuki Imaishi licenciou-se no Departamento de Belas Artes da Universidade de Arte de Tama, no bairro Setagaya de Tóquio. Inicialmente, Hiroyuki desenhava mangás para um círculo dōjinshi e posteriormente trabalhou como autor de mangá por um período curto, iniciando a sua carreira no estúdio Gainax como animador principal do anime Neon Genesis Evangelion em 1995.

Sua estreia como realizador de anime televisivo foi na série Tengen Toppa Gurren-Lagann em 2007, recebendo o prêmio de Excelência no Festival de Artes e Mídia do Japão no mesmo ano e um prêmio individual no décimo segundo Festival da Animação de Kōbe, entre outros reconhecimentos. Sua primeira realização no Studio Trigger foi com a série Kill la Kill, também realizando a abertura da segunda temporada da série Black Dynamite.

Masahiko Ōtsuka é um conhecido diretor, produtor, roteirista e artista de storyboard conhecido como cofundador do Studio Trigger. Ele tem créditos como diretor em Gurren-Lagann, Neon Genesis Evangelion e Whisper of the Heart do Studio Ghibli. Ele também trabalhou em muitos projetos conhecidos do Studio Trigger, como BNA, DARLING in the FRANXX, Kill la Kill, Kiznaiver, SSSS.Gridman e When Supernatural Battles Became Commonplace.

Durante um painel do Studio Trigger durante o AX Lite, no dia 4 de julho o diretor Masahiko Ōtsuka falou que o curta-metragem The Elder poderia marcar o fim de sua carreira. No vídeo promocional lançado pela Disney e Lucasfilm no dia 3, as legendas em inglês do vídeo traduziram o comentário final de Ōtsuka como “I am happy I directed a Star Wars episode as my final work”. Porém, uma tradução mais precisa do japonês seria: “I’d be satisfied if Star Wars was the last thing I ever did” (eu ficaria satisfeito se Star Wars fosse a última coisa que eu fizesse).

Meu Top 3

Para vocês, quais são as suas obras favoritas do estúdio? Vou indicar o meu Top 3 abaixo, deixem nos comentários se vocês já assistiram, o que acharam, e qual seria o Top 3 que escolheriam!

Kill la Kill

Após o assassinato de seu pai, Ryūko Matoi vagou pela terra em busca de seu assassino. Seguindo sua única pista — a metade que faltava em sua invenção, a lâmina da tesoura — ela chega à prestigiosa Honnōji Academy, uma escola de ensino médio como nenhuma outra. A academia é governada pelo imponente e frio presidente do conselho estudantil, Satsuki Kiryūin, ao lado de seus poderosos subordinados, a Elite Four. Na hierarquia brutalmente competitiva da escola, Satsuki concede àqueles que estão no topo roupas especiais chamadas Uniformes Goku, que concedem ao usuário habilidades sobre-humanas únicas.

Gêneros: ação, comédia, superpoder, ecchi e escolar.

Ficha técnica

  • Anime: Kill la Kill;
  • Episódios: 24 + 1 especial;
  • Diretor: Hiroyuki Imaishi (Cyberpunk: Edgerunners, Panty & Stocking with Garterbelt, Promare, Tengen Toppa Gurren-Lagann);
  • Compositor de Série/Roteirista: Kazuki Nakashima (criador) (BNA, Tengen Toppa Gurren-Lagann, Back Arrow, Promare).

BNA

Ao longo da história, os humanos estiveram em conflito com os Homens-Besta — uma espécie capaz de mudar de forma devido ao seu Fator Besta genético. Por causa desse conflito, os Homens-Besta foram forçados a se esconder. Anima City serve como um porto seguro para esses indivíduos oprimidos viverem livres da interferência humana.

Gêneros: ação, superpoder e fantasia.

Ficha técnica

  • Anime: BNA;
  • Episódios: 12;
  • Diretor: Yō Yoshinari (Little Witch Academia);
  • Compositor de Série/Roteirista: Kazuki Nakashima (criador) (Kill la Kill, Tengen Toppa Gurren-Lagann, Back Arrow, Promare);
  • Produtora: Netflix.

Promare

Trinta anos atrás, uma nova raça de mutantes empunhando chamas apareceu de repente, destruindo uma grande parte da humanidade. Esses chamados “polimentos” continuaram a aparecer ao acaso, deixando um rastro de morte e destruição em seu rastro.

Gêneros: ação, mecha, ficção científica e superpoder

Ficha técnica

  • Filme: Promare;
  • Diretor: Hiroyuki Imaishi (Cyberpunk: Edgerunners, Panty & Stocking with Garterbelt, Kill la Kill, Tengen Toppa Gurren-Lagann);
  • Compositor de Série/Roteirista: Kazuki Nakashima (criador) (BNA, Tengen Toppa Gurren-Lagann, Back Arrow, Kill la Kill).

Parabenizamos o Trigger por essa data especial e desejamos que ele continue sendo um local de mentes geniais e criativas, produzindo cada vez mais obras incríveis! Para finalizar, fiquem com este vídeo comemorativo que o estúdio publicou em seu canal do YouTube:


Gostou do nosso texto? Se sim, deixa um comentário. Se não, no que podemos melhorar? Sugestões de pautas e melhorias para o site podem ser enviadas para nosso e-mail: contato@radiojhero.com.