As Olimpíadas de Tóquio iniciaram oficialmente nesta sexta-feira (23), obviamente com as devidas restrições sanitárias devido à pandemia do COVID-19. Porém, mesmo em meio às adaptações que precisaram ser feitas para que esse evento pudesse ocorrer, é inegável que o espírito esportivo é contagiante, e é em meio a esse clima que hoje venho trazer duas indicações de animes de esporte para vocês. Let’s go!

Ace o Nerae

A primeira indicação é Ace o Nerae (ou Aim for the Ace), inspirado no mangá homônimo de Sumika Yamamoto, publicado entre janeiro de 1973 e fevereiro de 1980. O anime foi transmitido entre 5 de outubro de 1973 e 29 de março de 1974 e acabou rendendo um filme, OVA e dorama. O mangá original vendeu ao todo 15 milhões de cópias, se tornando um dos shōjos mais aclamados e vendidos da história.

Sinopse

A história é sobre Hiromi Oka, uma garota colegial que se esforça para se tornar ser uma boa jogadora de tênis. Ela começa a praticar o esporte na escola Nishiko, pois fica fascinada por Reika Ryūzaki, que é tida como a melhor jogadora da equipe do colégio e tem o apelido de “Madame Butterfly” (お蝶夫人 Ochōfujin) por conta de sua graciosidade na quadra de tênis.

Dirigido por Osamu Dezaki, Ace o Nerae é o primeiro grande anime do Madhouse. Sendo pioneiro no gênero, abre portas para uma visão feminina nos esportes, se tornando uma poderosa influência. A trajetória da protagonista nos conta uma vida de resiliência e superação. É um anime que comove e arrebata e tem uma trilha sonora incrível! Vou deixar a opening para vocês conferirem:

Breakers

A segunda indicação de hoje é a obra Breakers um anime curto, com 16 episódios de 8 minutos cada um e que aborda a formação de atletas paralímpicos com a ajuda de um mentor, trazendo uma reflexão sobre deficientes físicos e os esportes. Uma observação importante é que as histórias dos personagens principais de cada arco são baseadas em atletas reais, em paratletas.

Cada arco retrata um esporte diferente (basquete em cadeira de rodas, salto com vara, golbol e natação) e apresenta as dificuldades que foram enfrentadas, obviamente que guardando as devidas proporções para a realidade. A ideia passada é como a prática esportiva edifica e pode ser feita por pessoas que possuem algum tipo de limitação.

O esporte é uma prática que nos ajuda de diversas maneiras, trazendo benefícios emocionais, sociais e físicos, e para pessoas que são deficientes representa um enorme ganho de independência e autoconfiança para a realização das atividades diárias, além de uma melhora do autoconceito e da autoestima. E nada melhor que incentivá-las a praticar! A mensagem que o anime transmite merece ser repassada, e a abordagem do assunto foi feita de maneira bastante proveitosa.

Normalmente, a sociedade costuma associar a pessoa com deficiência a falta de produtividade. O esporte desempenha um papel importante na sociedade porque ele combate este tipo de preconceito e estereótipo em torno das pessoas com deficiência, sendo um importante meio de empoderamento. Que cada vez mais possamos promover em nossas comunidades ações inclusivas.

Finalizo aqui com a opening, que, apesar de curta, tem uma construção de cenas muito boa!


Gostou do nosso texto? Se sim, deixa um comentário. Se não, no que podemos melhorar? Sugestões de pautas e melhorias para o site podem ser enviadas para nosso e-mail: contato@radiojhero.com