Konomi Haruhara em sua habilitação com cosplay de Mari (Neon Genesis Evangelion)

Yoo, meus onigiris! A Ryoko no Japan está de volta e repleta de curiosidades nipônicas para vocês.

Agora estamos estreando a sessão “Você Sabia?” para que as nossas matérias fiquem mais organizadas e vocês possam distinguir qual o tipo de assunto a ser discutido.

A curiosidade dessa vez é simplesmente a melhor ideia que já vi até hoje: O Japão permite que você possa tirar sua foto da carteira de motorista de um jeito único, ou seja, se quiser aparecer com seu cosplay de Goku, está tudo liberado (até lentes de contato e penteados malucos).

Quer dizer, “tudo” entre aspas, pois há uma regra: nada de perucas excessivamente coloridas e também nada de chapéus (também nada cílios postiços brilhantes). Entenderam? Não apareçam de Drag queens, alá Carmem Miranda, porque isso eles não deixam nem pagando. e.e

Essa noticia é simplesmente fantástica para todos os cosplayers (que moram no Japão, porque né…) e promete deixar nós brasileiros morrendo de inveja.

Esse estilo para tirar sua “CNH” japonesa é chamada por lá de “itai menkyoshou”, que significa “dolorosa carteira de motorista” (o porque, não me perguntem..e.e) e se referencia à moda itashacitada aqui uma vez (imagine que louco, você com um carro itasha do pikachu e a habilitação com foto do Ash).

Pode parecer mentira, mas não é. Essa é uma medida legal (sancionada e tudo) e já virou até moda por lá (Quem dera eu tirando minha foto de motorista com cosplay da Arlequina… u.u).

Apesar de ser um documento tão sério, a loucura na terra do sol nascente parece não ter limites e quem quiser se caracterizar com seu personagem favorito para aparecer na foto da habilitação, está totalmente liberado.

“E como tudo começou, Bolinho?”

Não sei como surgiu especificamente, mas sei que a descoberta dessa inusitada novidade aconteceu quando a cosplayer Konomi Haruhara se fantasiou de Mari (Neon Genesis Evangelion) para tirar a própria foto em sua habilitação de transito. O fato ocorreu no ano de 2010 e já virou febre entre os jovens (até adultos, acreditem) desde então.

Outros que deram continuidade a essa moda foi o mangaká Pikupikun (foto acima) e a banda de visual key Golden Bomber (foto abaixo do vocalista Shō Kiryūin).

Minna, quem aqui ficou morrendo de inveja dessa nova medida do Japão? Eu fiquei louca para ter minha própria habilitação assim e sair com meu carro pelas ruas ao estilo GTA (hu3). Só a terra do sol nascente mesmo para inventar essas coisas malucas. E tudo graças ao grande crescimento de cosplayers, otakus, maids, etc. por lá, pois é o local de maior referência sobre esse assunto.

Enfim, o que acharam do “Você Sabia?” da Bolinho de hoje? Gostaram de saber dessa curiosidade japonesa? Quem quiser saber outras novidades nipônicas é só ficar ligado nas próximas matérias da Ryoko no Japan e divulgar para os amigos.

Comentem, compartilhem e deem sua opinião ai embaixo, ela é importante para nós.

Beijinhos da Bolinho!