Dia das Mães, e nada mais justo (e clichê) do que uma homenagem às mães dos nossos queridos personagens de animes! Você já deve ter visto várias dessas matérias por aí, mas colocarei a minha opinião e espero a de vocês nos comentários!

Esta matéria é um oferecimento a todas as mães reais que cuidam e aguentam os nossos maravilhosos ouvintes, enquanto eles ouvem a Rádio J-Hero no volume máximo!

10 – Urameshi Atsuko – Yu Yu Hakusho

Ela não é o sonho de mãe, que o filho ou filha gostaria de ter, mas que ela ama e muito o Yusuke não dá pra negar. Quem não se emocionou ao vê-la se acabar na bebida depois de ver o corpo do filho morto ao seu lado? Ela é uma boa mãe e merece ser lembrada, principalmente se estiver sóbria! (–q)

9 – Trisha Elric – Fullmetal Alchemist

Se os seus filhos chegam a tentar a transmutação humana apenas para ter você de volta, você deve ser uma mãe incrível (ou seus filhos são burros mesmo).

Mas a Trisha sempre que é mostrada na série. Aparece como uma mãe gentil que deu tudo de si para criar sozinha o Edward e o Alphonse, e não é isso que uma mãe é? Aquela que cria, cuida e protege?

8 – Mãe da Kagome – InuYasha

Ela não tem nome, mas nem por isso é menos amada. Ainda me lembro de todos os momentos em que a Kagome esteve se sentindo desamparada, a Sra. Higurashi aparecia para lhe dar apoio e conselhos. Até na decisão final da filha de voltar para a Era Feudal, sem saber se retornaria, ela apoiou e guiou a Kagome pelo caminho certo.

Por isso (e por não expulsar o InuYasha quando ele apareceu pela primeira vez) é que ela merece o posto na oitava colocação.

7 – Mito Freecss – Hunter X Hunter

Você pode estar pensando: "Mas que burra, dá zero pra ela!" Afinal todo mundo sabe que a Mito não é a mãe do Gon, e sim sua tia. Porém, se a mulher que deu a vida cuidando dele não é sua mãe, quem será? O próprio Gon a considera sua mãe.

E quando não tinha nenhum motivo pra cuidar do pequeno Gon, foi ela que tomou a frente e ensinou a ele tudo que ele precisava saber. Ela é a maior prova de que mãe é quem cria, não apenas quem dá à luz. Mãe é decisão, cuidado e dedicação.

6 – Nana Sawada – Katekyo Hitman Reborn

A sexta colocada também criou o seu filho praticamente sozinha. Com um marido que não sabe o que quer, ela sempre manteve um sorriso no rosto e tomou a responsabilidade de cuidar de Tsunayoshi (o que não deve ter sido fácil).

Mas, acima de tudo, o que lhe deu o sexto lugar foi o tamanho do seu amor que sempre cabe mais um. Ela aceitou o Reborn, o Lambo, a I-pin, sempre coube mais um em sua mesa, e também no seu coração. Uma mãe gentil e atenciosa. Uma verdadeira mãe para quem precisa de alguém ao seu lado. E cozinha que é uma beleza!

5 – Yasuko Takasu (Mirano) – Toradora

Não se deixe enganar, esse rosto jovem e com cara de Lolita é de uma jovem senhora, mãe de um rapaz já bem grandinho. E o criou completamente sozinho, foi abandonada pelo marido e cuidou do Ryuuji bebê o melhor que pôde. Trabalhando fora à noite, cuidando da casa, largando a escola para trabalhar.

Teve uma vida sofrida e difícil, mas nunca foi vista se sentindo pra baixo em todo o anime. Esteve sempre feliz, voltando do trabalho e indo dormir tarde, mas com disposição (talvez fosse a bebida). Mesmo com uma personalidade infantil, ela se mostrou uma mãe de verdade ao vencer as dificuldades e cuidar muito bem de seu filho.

E algo que gostaria de deixar claro nessa escolha: é fácil ser uma supermãe em um anime shounen, onde o apelo à realidade é muito pouco, mas em um light novel como Toradora são estes pontos que são os mais importantes, pois imita a vida real, e é na vida real que realmente se sofre.

4- Delia Ketchum – Pokémon

Você podia não fazer a mínima ideia (eu não fazia), mas a Sra Ketchum tem um nome, e é Delia (Hanako em japonês). E com essa informação nova ela conquista o quarto lugar. Só por isso? Claro que não.

Além de ter criado o filho sozinha em um mundo extremamente perigoso, com pokémons em tudo que é canto, ela deu todo o apoio para o filho seguir os seus sonhos e não desistir. E, convenhamos, se o Ash não fosse tão teimoso, ele não chegaria nem até a primeira insígnia, porque capacidade e inteligência não são o forte dele.

Então temos que dar o crédito pra Delia, afinal, mesmo parecendo que ela é uma mãe um pouco incompetente por deixar o filho sair sozinho no mundo, se ela não fosse assim, não teríamos o mundo de aventuras pokémons em anime, certo? Obrigada, Delia Ketchum.

3 – Chichi e Bulma – Dragon Ball Z

O terceiro lugar não vem com uma, mas duas grandes mães de sayajins, que tiveram a grande missão de aguentar figuras icônicas como o Vegeta e o Goku, e conseguiram domar esses dois loucos por poder e também os seus filhos. Elas são mães duplas, dos pais e dos filhos.

E isso é algo que é bem claro na série. A Chichi, por exemplo, se não fosse por ela, o Gohan seria uma versão pequena do Goku, que só pensa em treinar e comer. Mas ela tomou as rédeas da situação e obrigou o Gohan a estudar, tornando-o um filho inteligente e exemplar, e nem por isso menos forte.

Já a Bulma criou duas crianças lindas, e nem por isso se desconcentrou das atividades da Corporação Capsule. Portanto, as duas merecem o título de mães com honraria do terceiro lugar. E tente desobedecer a uma delas pra você ver o que ti acontece!

2 – Uzumaki Kushina  – Naruto Shippuuden

A medalha de prata vai para a minha amada assistente Kushina, ou pelo menos para a personagem que deu origem ao seu nick. Sei que muitos gostariam de vê-la em primeiro lugar, porém, mesmo sendo importante, no meu ver o segundo lugar é dela (e o primeiro vocês vão ler depois).

Ela realmente é incrível! Manteve todo o seu parto mesmo tendo risco de vida por causa da Kyuubi, e mesmo vendo aquela criança, aquele pequeno ser a apenas algumas horas, ela deu a sua vida por ele, sem saber que no futuro ele seria quem seria, e manteve-se ao seu lado.

Guardou-se dentro do selo de forma a poder guardar o seu filho enquanto ainda estivesse lá. Deixou todo o seu poder, e era com certeza uma das mais poderosas, apenas para manter o seu filho vivo e protegê-lo, sacrificando o futuro que poderiam ter juntos pelo futuro que ele teria sozinho, mas vivo e bem.

1 – Bellemere e Portgas D. Rouge – One Piece

O primeiro lugar vem recheado de One Piece, então para quem não assistiu talvez não faça sentido. Portanto, se não viu, veja!

Ambos são personagens que aparecem apenas nas lembranças, por já estarem mortas, e têm algo em comum: ambas morreram por seus filhos. Primeiramente vem Bellemere, uma ex-oficial da marinha que deixou o seu cargo para criar duas crianças órfãs com todo o amor e carinho, Nami e Noriko.

E quando elas estiveram em perigo deu a sua vida para esconder as filhas, deixando como legado os seus ensinamentos e os pomares de laranjas. Pode parecer “pouco”, mas só de lembrar já me dá vontade de chorar. É realmente emocionante!

Já em primeiríssimo lugar, com PRIMEIRO com letra maiúscula, está uma personagem que pouco apareceu, mas muito comoveu: a mãe do Ace (que não é a mesma que a do Luffy), Rouge, que permaneceu com o filho na barriga durante 20 meses.

Quando o seu amante e pai de Ace morreu, Gol D. Roger, surgiu a suspeita que ele teria um filho prestes as nascer em uma pequena ilha em South Blue. A marinha então ordenou que todas as crianças fossem mortas. Rouge, para proteger o seu filho, que levaria o legado do grande pirata que foi o seu pai, manteve ele na barriga por mais 20 meses até dar à luz, morrendo pouco depois.

Ela sabia que se fizesse isso acabaria morrendo, mas era a única maneira de impedir a criança de ser morta, e sua vida não era nada comparado a isso. E mesmo que durante 20 meses tenha sentido muita dor e apenas lhe feito mal, ela manteve Ace apenas para protegê-lo, com força de vontade. E que força de vontade que ela deveria ter, não? Se isso não é de chorar e se emocionar, não sei o que é.

Opinião Final

Essas mulheres são a prova de que mães são fortes e não é o “fazer” que importa, mas as decisões que foram feitas depois disso, o cuidado, a paixão e a dedicação que fazem elas serem realmente “Mães”. Então, para todas as mães que se doam para cuidar de seus filhos, um Feliz dia das mães!

Espero que tenham aproveitado a matéria e deixem a sua opinião e comentários com outras mães que deveriam e poderiam estar nessa singela homenagem a todas as mães do mundo dos animes! Pois todas elas são incríveis ao seu modo!