Eight, o feat de IU e Suga, foi produzido pelo rapper, e ambos trabalharam juntos na composição e nas letras da música.

A canção é um sucesso e já rendeu um all-kill nos charts em tempo real na Coreia logo em seu lançamento, além de estar quebrando recordes no iTunes na categoria de solistas coreanas em vários países como Estados Unidos, França, Singapura e Nova Zelândia.

De início, a faixa seria sobre IU com 28 anos viajando por suas memórias, que reflete a idade de ambos:

(…) Eight é como um pequeno conto que confessa meus sentimentos sobre os 28 anos de idade usando uma “você” imaginária e várias metáforas (…) meus 28 anos seriam lembrados pelo sentimento recorrente de letargia e saudade da ‘ilha laranja’ onde ‘nós’ não somos tristes e somos podemos ser livres.

Porém, fãs de vários países estão teorizando que a letra e o MV seriam um tributo para sua amiga Sulli e também para Jonghyun, ambos levados pelo suicídio em 2019 e 2017, respectivamente.

A simbologia do número 8 é que, neste ano, IU e Sulli completariam oito anos de amizade.

Há exatos oito anos, Peach, a primeira música que IU escreveu para Sulli, foi lançada em 4 de maio de 2012.

“Então, você está feliz agora? Finalmente feliz, agora, você está?”, diz a música. Uma vez, quando perguntada “quando você se sentiu mais feliz” Sulli respondeu: “Eu nunca fui feliz”.

E um dos maiores tormentos de Sulli era não poder ser livre para fazer o que quisesse.

Parte da letra da música diz: “Sob o sol laranja, dançamos juntos sem sombras / não existe um adeus planejado / vamos nos encontrar nessa bela memória / eternamente jovem.”

Na teoria, esse trecho fala sobre seus amigos que partiram jovens, sem se despedir.

Já no MV, os fãs alegam que garota de branco da Ilha Laranja se assemelha muito a Sulli, enquanto o dragão seria Jonghyun, que era muito fã do Charmander.

A teoria é que, em Eight, IU pode se despedir de seus amigos, que sempre estarão em suas melhores memórias, e em algum mundo mágico de sol laranja eles agora são livres e felizes fazendo o tudo o que desejam.

Confira o MV: