A Rádio J-Hero teve o privilégio de entrevistar Sōsuke Tōka, autor do mangá Ōsama Ranking, que é serializado online através do website Manga Hack desde maio de 2017. Onze volumes de tankōbon foram publicados pela Enterbrain sob seu selo Famitsū Bunko.

Uma adaptação do mangá para anime foi produzida pelo Wit Studio (Attack on Titan, Vinland Saga e Great Pretender) e estreou em 15 de outubro de 2021. A série é dirigida por Yōsuke Hatta, com Taku Kishimoto supervisionando os roteiros da série e Atsuko Nozaki como designer de personagens. King Gnu apresentou o tema de abertura da série, BOY, enquanto Yama apresentou o tema de encerramento da série, Oz.

Sinopse

A história segue Bojji, um príncipe surdo que não tem poder e habilidade de empunhar a espada. Ele também é o herdeiro do trono e tem grandes esperanças para seu futuro. Depois de encontrar o amigo Kage, Bojji embarca em sua grande aventura para se tornar o maior rei que o mundo já viu.

Entrevista

O responsável pela entrevista foi o DJ Nash, e ela foi concedida por escrito, falando a respeito de suas inspirações, obra e adaptação para anime da mesma. Você pode conferir a seguir!

DJ Nash: Em Ōsama Ranking, temos um protagonista mudo que sofre muita rejeição da sociedade com várias pressões das pessoas ao seu redor. Qual foi sua inspiração ao criar o príncipe Bojji?

Sōsuke-sensei: O fato de ele ser surdo é bastante enfatizado, mas, em minha visão, queria igualmente destacar sua incapacidade de segurar até mesmo uma adaga. Eu também queria desenhar um protagonista que não fosse muito assertivo, porque achei que isso faria com que fosse mais fácil para os leitores simpatizarem com ele. Além disso, sou uma pessoa falante, por isso o ideal seria alguém que ficasse com a “boca fechada”.

DJ Nash: Também notei algumas referências a contos de fadas, como o espelho da Daida e toda a atmosfera da história com aquele estilo de desenho (que é muito legal). Você se inspirou nesse tipo de história?

Sōsuke-sensei: Não consigo identificar nenhum deles, mas definitivamente não tenho nenhuma originalidade. Sou fortemente influenciado por algo. Muitos contos de fadas, romances, filmes, quadrinhos etc.

DJ Nash: Ainda sobre o Bojji, vi que a linguagem de sinais é muito usada no anime, o que foi uma forma muito interessante de apresentar a dificuldade do personagem em interagir com as pessoas. Você queria falar sobre um assunto específico nesse sentido?

Sōsuke-sensei: Sim, ainda é essencial comunicar algo aos outros na vida. É definitivamente necessário nos quadrinhos, e também é necessário dizer ao leitor sobre o que o personagem principal quer falar.

DJ Nash: Sobre os outros personagens, achei muito interessante como a rainha Hilling foi retratada na história, inicialmente como uma má madrasta, mas depois mostrando como cuidou de Bojji, assim como de Bebin, Daida e outros. Como é o processo de construção de seus personagens?

Sōsuke-sensei: A personagem dela não foi feita para ser perversa, na minha opinião, e eu sempre quero que meus personagens sejam inesperados, porque eu realmente gosto desse lado da humanidade e acho isso interessante.

DJ Nash: Qual foi a sua principal influência ao entrar no mercado de mangás?

Sōsuke-sensei: Existem tantas obras que me influenciaram que não consigo decidir. Desculpe-me.

DJ Nash: Você esperava que Ōsama Ranking fosse tão bem recebido em sua versão em anime?

Sōsuke-sensei: Não, eu não pensei honestamente.

O meu peito se enche de gratidão. Muito obrigado por escolher assistir Ōsama Ranking dentre inúmeras outras obras existentes por este meio. Obrigado por suas perguntas.

Nash: Agradeço ao sensei! Seu trabalho está ótimo, será um dos melhores animes deste ano! Já é um dos meus favoritos. Por último, gostaria de dizer:

すべてのブラジルのファンから (de todos os seus fãs brasileiros)

先生、どうもありがとうございました! (muito obrigado, sensei!)