com colaboração de DJ RX e DJ Dini-chan

No começo deste mês o canal do cantor Ricardo Cruz divulgou o clipe The Space Wolf Symphony (Jaspion), em homenagem aos 30 anos da série de tokusatsu no Brasil. O vídeo contou com a participação especial de Akira Kushida, intérprete original dos temas da série lançada no Japão em 1985.

O tributo idealizado e co-executado por Ricardo Cruz conta com arranjos do guitarrista Lucas Araújo, com quem Ricardo criou o projeto Anison Lab., que lança semanalmente recriações de temas clássicos de animês e tokusatsus que marcaram época na conta oficial do cantor no You Tube. A homenagem a Jaspion também teve a participação de Larissa Tassi, cantora original dos temas brasileiros de Os Cavaleiros do Zodíaco e Guerreiras Mágicas de Rayearth.

A Otaku JukeBox convidou os DJs RX e Dini-chan, verdadeiros fãs do universo tokusatsu na Equipe JH, para comentarem o que lhes chamou a atenção nesse especial de 12min33s gravados durante a visita de Akira Kushida ao Brasil no mês de julho deste ano. O canto até mesmo arriscou uma canção em português!

Para o DJ RX o clipe foi muito bem elaborado e produzido com as imagens referente ao ambiente espacial dando mais “cara de Jaspion” ao projeto. Ele também chamou a atenção para as imagens de artigos da série como bonecos, revistas, chaveiros e até mesmo trechos da publicidade veiculada na época sobre os brinquedos seguido do show que era produzido no Brasil, relembrando tempos de Rede Manchete.

O DJ destaca a qualidade do acompanhamento da guitarra de Lucas Araujo como “nível muito alto”, chegando em determinados momentos a se comparar com os arranjos musicais originais da série.

“Como um grande fã de tokusatsu e como tantos outros fãs de tokusatsu que começaram com Jaspion, foi um tributo, uma homanagem, na minha opinião geral, incrível! Um trabalho incrível que ficará marcado para sempre. O vídeo termina com uma curta mas linda mensagem que com certeza reflete a opinião de toda a legião de fãs de Jaspion que atravessa o tempo: ‘Obrigado pelos sonhos’. Eu faço um pequeno acréscimo: ‘Obrigado por emocionar e ensinar toda uma geração. Obrigado Jaspion!'”,disse emocionado o apresentador do Time Satsu e J-Safio.

Entre os destaques da OST de Jaspion presentes no clipe estão o tema usado nas aparições de Satan Goss. Outras canções presentes são a opening Ore ga Seigi da (na sua versão Tv size). A canção foi interpretada originalmente por Ai Takano (já falecido). Power full Fighter Jaspion e Ginga no Tarzan também são cantadas ao longo do tributo. a primeira música tendo um destaque ainda maior para a parceria entre Ricardo Cruz e Akira Kushida, reforçando ainda mais a parceria entre Japão e Brasil. No caso da última, temos uma interpretação com melodia mais lenta, o que contribui para mais emoção na música, além da participação linda de Larissa Tassi. Logo após, a música Mabushii Aitsu (outra a aparecer no medley) vem uma das músicas mais marcantes da série, a música tema do Gigante Guerreiro Daileon, Chou Wakusei Sentou Bokan Daileon.

A DJ Dini-chan, não conseguiu se expressar de outra forma senão radiante ao falar desse momento do tributo. Para ela, Chou Wakusei Sentou Bokan Daileon é um verdadeiro hino.

“É pra arrancar sorrisos, lágrimas e lembranças de todo fã de tokusatsu e tokusatsu song. Primeiro aquela paradinha e um rápido clima de tensão, como se algo GIGANTE fosse acontecer… E então começa, Chou Wakusei Sentou Bokan Daileon! Acho que a música mais conhecida e mais lembrada de Jaspion, esse é o auge do medley, quando todo mundo se junta pra cantar e se divertir com essa música arrepiando a todos que estão vendo e ouvindo. Tem até o solinho épico de guitarra”, disse animada a apresentadora dos programas Animation, Anilive e J-Safio.
O medley nos reservou duas grandes surpresas. Segundo Akira Kushida a canção do robô Daileon nunca havia sido cantada ao vivo, ou seja: além da gravação original essa é a segunda versão existente da música. A outra ficou por conta do inesperado. O cantor japonês nos presenteou com uma versão inédita do tema de abertura de Jaspion em Português!
Para Dini-chan, do começo ao fim, o medley conseguiu o que ele foi feito pra ser, algo nostálgico, divertido, emocionante… A melhor comemoração musical dos 30 anos de Jaspion no Brasil que poderia ser feita. Unindo brasileiros e japoneses para cantar juntos músicas de um tokusatsu inesquessível!
E você: o que achou desse medley super especial? Você conferiu um pouco da opinião dos nossos DJ. Aproveite para deixar a sua nos comentários. Caso ainda não tenha visto o tributo é só acompanhar ao final.