Mês de julho a banda FLOW desembarca mais uma vez no Brasil e tem dois shows confirmadíssimos: um em São Paulo-SP, no World Pop Festival, e outro em Fortaleza-CE, no Sana 2018. Trazendo a turnê 15th Anniversary Tour 2018 Anime Shibari, os meninos do FLOW prometem embalar os fãs brasileiros com os hits que marcaram uma geração no quesito animesong.

Pensando nisso – e já propondo o público a entrar no clima – esta edição da Otaku JukeBox traz um review do mais recente álbum da banda: o FLOW THE BEST ~Anime Shibari. Uma coletânea com dois CDs reunindo todas as canções da banda que fizeram parte das trilhas sonoras de animês (e derivados) desde o início da carreira.

Lançado em março de 2018, o álbum é uma releitura de outra coletânea da banda lançada em 2011 (FLOW ANIME BEST) e marca a comemoração dos 15 anos de atividade sobre o selo Ki/oon Records. FLOW THE BEST ~Anime Shibari é o álbum perfeito para presentear um fã da banda ou mesmo um fã de animesongs e já me arrisco a dizer que é forte candidato a melhor álbum do ano aqui na Rádio J-Hero.

Como é de se esperar dominam o álbum as faixas executadas na trilha sonora do animê Naruto e sua sequela Naruto Shippuden. Também há espaço para outros hits vindo de produções mais recentes. Ao todo, os dois CDs tem 23 faixas (12 no primeiro e 11 no segundo).

A coletânea conta também com uma versão em limitada com  um terceiro CD. Esse último é um DVD com as faixas presentes no álbum interpretadas durante o FLOW THE CARNIVAL 2017 ~Anime Shibari, que vem com conteúdo extra: um makin-off/documentário do show.

A seguir a ficha de canções do álbum e alguns destaques:

As “Naruto Songs”

O álbum, como já foi dito, conta com todas as participações do FLOW nas trilhas musicais da animação da TOEI Animation/ Pierrot Studio. Abrindo o CD 01 a mais famosa de todas GO!!! dá a tônica da emoção. O single foi lançado em 23 de abril de 2004 e foi o primeiro da banda a fazer parte da OST de um animê. A canção foi o quarto tema de abertura de Naruto.

Completam a lista de “Naruto Songs” da banda FLOW: Re:member (oitavo tema de abertura); Sign (sexto tema de abertura de Naruto Shippuden); e Niji no Sora (o encerramento #34 de Naruto Shippuden).

A coletânea conta também com Summer Freak  que é a segunda canção tema de Naruto Shoune-Hen, remasterização da primeira temporada de Naruto com animações em HD e cenas inéditas em relação a animação original (retiradas diretamente do mangá e não usadas anteriormente). Outra novidade é Hikari Oikakete (CD 02) que é o primeiro single digital da banda e também foi usada como image song para o espetáculo Live Spectable Naruto em 2015.

Para relembrarmos um pouco o MV de Go!!!, popularmente conhecida como “Fighting Dreamers”, que foi ao ar em 2004 no MTV Japão.

As “Geass Songs”

Também são destaques as canções que fazem parte da OST do animê Code Geass: Lelouch of the Rebellion. A quinta faixa do CD 01, Colors, é o primeiro tema de abertura do animê. No mesmo CD temos World End, o segundo tema de abertura da segunda temporada da série.

As “Eureka Songs”

A coletânea traz também as duas canções do animê Eureka Seven. Sim! Duas! Além de DAYS, que é o primeiro tema de abertura da série. A outra canção é Brave Blue, segundo tema de abertura da série. O CD 01 conta também com Realize, canção tema do vídeogame de Eureka Seven.

As “Dragon Ball Songs”

Sim! O sucesso da banda levou aos mais altos patamares! FLOW deve agradecer muito ao animê Naruto por sua impulsão internacional. Isso permitiu a banda chegar em lugares de destaque dentro do competitivo cenário da indústria fonográfica japonesa. Já famosa, a banda foi recompensada da melhor forma ao ser escolhida para regravar um dos hinos mais substanciais do universo das animesongs: Cha-La Head-Cha-La.

A canção originalmente cantada por Hironobu Kageyama (o príncipe das animesongs) foi interpretada pela FLOW em 2013 e inserida na OST do filme Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses. É lógico que não foi só isso. A banda também ficou responsável pelo tema principal do filme, HERO ~Kibou no Uta~, que é outro grande sucesso.

As “Tales of Songs”

Uma das mais recentes participações da FLOW em trilhas de animês, as canções presentes na animação Tale of Zestiria the X, de 2016, são a apresentação de um novo conceito do grupo. Com uma roupagem característica do j-rock já marcante e a presença de elementos sonoros em samplers mais sinfônico e orquestrais (violinos e piano) a banda nos presenteia com Kaze no Uta, primeiro tema de abertura do animê. Em seguida temos o tema de encerramento da segunda temporada da animação, INNOSENSE, que além de ter um dos clipes mais bonitos da banda é a melhor canção na opinião desse que vos escreve. Ambas as canções marcam pelo fato de o animê produzido pelo estúdio Ufotable ser um dos mais belos já feitos inspirados em uma franquia de games.

Por falar em games, os meninos do FLOW também ficaram responsável pelo tema do jogo Tales of Berseria, uma prequela das narrativas do animê. A canção Burn foi a escolhida para ser a marca sonora do J-RPG.

As “Taizai Songs”

Entre outras das ações recentes da banda FLOW está a parceria com o duo GRANRODEO que já rendeu duas animesongs para a série Nanatsu no Taizai. Entre as canções um encerramento (7 – seven-) e uma abertura na segunda temporada (Howling).

Outras animesongs

A coletânea conta ainda com outras cinco faixas apresentadas em animês diferentes. Entre elas:

World of the Voice, no animê Persona – Trinity Soul –;

Calling, no animê Heroman;

Hey!, no animê Beelzebub;

Ai Ai Ai ni Utarete Bye Bye Bye, no animê Samurai Flamenco;

e Steppin’ out, no animê Durarara!!x2: Ketsu.

Bom, acho que aqui já dá para curtir e se preparar para os shows da banda que acontecem no fim deste mês. O que dá para se dizer da coletânea é que ela realmente consegue ser bem plural e apresenta um leque bem interessante de faixas. Todas as animesongs da FLOW são sucesso não só por estarem em animês queridos pelo público, mas por apresentar uma sonoridade jovial e bem ritmada.

Até a próxima e… Sayonara!