Para começar 2014 da melhor maneira possível nada mais interessante do que comentar sobre o aguardado Sword Art Online – Extra Edition. Ontem voltei de meu retiro espiritual com amigos (é tradicional entre amigos e família ir a uma praia deserta próxima de casa e acamparmos de 31 para 1º) e a primeira coisa que fiz foi me reunir com meus irmãos para assistirmos a SAO – EE.

Eles não aguentaram, mas eu cheguei até o final do episódio e venho então trazer-lhes minha análise a respeito do mesmo.

Se em 2012 SAO foi o sucesso de público internacional entre os otakus, 2013 ficará marcado como o ano de Shingeki no Kyojin. E então: O que a Kadokawa e a A-1 Pictures (produtoras de SAO) iriam fazer a respeito de seu sucesso? Não poderiam iniciar 2014 deixando em seus fãs a ideia de que tudo havia terminado, de que lhes sobraria ter que apenas ler as light novels.

Contudo uma empresa responsável com seus clientes sempre tem um marketing inteligente. Desde o início do segundo semestre de 2013 aproveitaram para divulgar o que ficou conhecido aqui no Brasil como “o episódio especial de 2h de SAO”.

É claro que a expectativa foi enorme. Afinal de contas, quem não queria rever o herói Kirito em ação mais uma vez? E assim começo dizendo que: o marketing promocional foi um sucesso.

Ontem, por volta das 23h30min, enquanto assistia ao especial preparava essa matéria e achei interessante ter que relatar aqui que em menos de vinte e quatro horas mais de cem mil visualizações do episódio já haviam sido feitas (Isso apenas em um website. Um dos mais expressivos dentro da comunidade otaku brasileira).

O que é incrível! Se esse número é restrito a um único site, e considerando que no mundo inteiro esse especial era aguardado, esse deve ter sido um dos fenômenos de visualizações mais avassaladores de 2013 ou 2014 (as questões geográficas de fuso-horário impedem que se determine qual o ano exato).

Fico triste apenas em dizer que não posso lhes apresentar um resultado concreto do número de visualizações.

Há quem venha dizer que tudo não passou de um exercício mercadológico e que o episódio foi um grande nada. Errado! Entendam que no universo midiático não existe nada que não seja mercadológico.

Criticas desse tipo devem ser relevadas. Partem de pessoas que não compreendem a “fórmula mágica” da mídia e, em pura ignorância, comentam de forma agressiva contra o anime, seu criador e produtores.

Meu objetivo não são os spoilers por isso direi apenas que Sword Art Online – Extra Edition teve três objetivos. Dois posso garantir que foram alcançados.

O primeiro: Como um produto da mídia que alcança diferentes públicos SAO se tornou um objeto de mídia-convergente. O que é isso? Sabe, no mundo inteiro quem não conhecia a obra original de Reki Kawahara teve no anime a oportunidade de desvendar esse universo emocionante do escritor japonês.

Aqui no Brasil existem comunidades de fãs de SAO em diferentes ambientes (fóruns e fanpages dominam) diversos produtos são apresentados. Desde traduções mecânicas das light novels, a imagens, camisetas e afins. É claro que no Japão não é diferente. Se existe algum produto novo que venha a ser incorporado a franquia SAO (um game, por exemplo, é o mais cotado) tenha a certeza de que será bem recebido.

SAO – EE foi um teste para saber se a força conquistada pelo anime em 2012 não havia sido esmagada pelos sucessos de 2013. É uma estratégia de marketing minuciosamente planejada para alcançar seu maior objetivo: Fazer de SAO mais do que uma narrativa, mas sim um produto interativo como outras franquias já existentes (Street Figther, Pokémon, Yugi-Oh! Etc.)

Segundo: Esse eu não posso garantir que funcionou. Para que uma ideia se mantenha viva ela deve ser sempre relembrada. Após um ano em que fenômenos de audiência como SNK arrebataram milhares de fãs no mundo inteiro. Chegando até mesmo a ter seu episódio de encerramento exibido em salas de cinema em Tóquio. Produtora nenhuma em sã consiência correria o risco de deixar a “oportunidade de ouro” que seu produto pode lhe oferecer deixando-o cair no esquecimento.

O atributo do flashback pode ser em muitas vezes chato e depreciativo. No entanto até mesmo a Toei Animation, na época das vacas magras graças aos conflitos internos de Masami Kurumada e a produtora, não se deixou abater e lançou Saint Seiya – Episode Zero que consistia de uma fatídica retrospectiva dos santos de Atena antes do sucesso que foi a Saga de Hades.

Por último, e acredito eu, mais importante: Nenhuma empresa quer perder seu contato com o cliente. No caso das produtoras de animação isso é uma verdade imbatível. Em 2013 era comum vermos pedidos de “que venha GGO!”. Pois então acredito que a A-1 Pictures e sua parceira Kadokawa compreendem muito bem o que isso quer dizer. Quem já leu a continuação da narrativa pelas light novels deve saber que Gun Gale Online é o terceiro arco de SAO.

Durante uma exibição de nada mais, nada menos duas horas as produtoras deixaram um único elemento que correspondeu a todos os anseios dos fãs. Sou ousado a ponto de transcrever o momento:

(Kikoua): “Kirito-kun mais uma coisa. Você já ouviu falar em ‘A Semente’?”

(Kirito): “Sim, eu sei.”

Bom é isso pessoal. Espero que tenham compreendido. O terceiro objetivo era nos dizer para ficarmos despreocupados. Sword Art Online deve continuar na telinha! Os créditos finais do episódio não negam. Será chamado Sword Art Online 2. Um teaser de 30 segundos já rola na web com imagens da temporada que apresentará o terceiro arco da light novel Phantom Bullet.

Confira aqui o teaser de Sword Art Online 2:

Por último faço um apelo. Outro dia desses entrei em contato com algumas editoras de mangás aqui do Brasil dando como dica de sugestão a publicação da light novels de SAO. Uma delas respondeu dizendo que iria colocar a ideia na lista de análise da empresa. Sei que é uma resposta padrão, mas dali me veio um ideia.

E se todos os fãs fizessem isso? Com toda a certeza poderíamos ter em nossas casas, em futuro próximo, as belezinhas que deram origem a esse grande sucesso que é a narrativa de Reki Kawahara. Pense sobre isso e se achar possível mova seus dedinhos e tecle à vontade. A união faz a força e quem sabe não conseguimos uma maravilhosa vitória?

Felicidades a todos e em 2014 vamos que vamos!