Olá, futuros fundadores da organização secreta que será responsável pelo assassinato do extraterrestre que invadirá o nosso planeta, injetando pequenas lesmas controladoras em inúmeras autoridades mundiais. Como estão? Espero que bem. Eu, em contrapartida, estou chateado.
Acho que, a essa altura do campeonato, boa parte de vocês já devem ter tomado conhecimento da atual condição do Canal Nostalgia. Apenas resumindo, esse canal do Youtube aqui do Brasil é comandado pelo competente e talentoso Felipe Castanhari. Nele, o rapaz apresenta de forma bem humorada e despojada algumas coisas que fizeram parte do nosso passado, como programas de TV, jogos, filmes e desenhos animados. Entretanto, ele será excluído em alguns dias, visto denúncias por conta de “mal entendidos” em relação a uso de imagem.
Para esclarecer, um youtuber pode usar trechos de outras obras em seus vídeos caso respeitem algumas restrições, como ter uma quantidade certa de conteúdo original a mais e usar no máximo 15 segundos da atração a qual não possui os direitos de imagem para que, com ela, ilustre a crítica, citação, sátira etc. que será feita. Caso isso seja desrespeitado, aquele que deter os direitos poderá denuncia-lo, causando alguns problemas ao canal. E foi ai que pegou…
Caso um canal receba três dessas queixas, uma notificação é enviada pelo sistema do site de vídeos, alertando que o mesmo será retirado do ar em sete dias. O Castanhari recebeu uma há algum tempo por usar as imagens dos desenhos Johnny Bravo e As Meninas Super Poderosas em montagens de videoclipes com as detestáveis “Sexy and I Know This” (LMFAO) e “Show das Poderosas” (Anitta). Mais tarde, recebeu outra por conta do insanamente aguardado vídeo Nostalgia de Os Simpsons.
Vendo tais problemas, a equipe do programa reeditou esse último, se adequando as regrinhas já citadas acima. E então, houve a injustiça. A Fox, que possui os poderes sobre Os Simpsons, novamente fez com que ele fosse retirado do ar, registrando a terceira reclamação contra o Canal Nostalgia. Com isso, provavelmente em poucos dias ele será apagado.
Digo provavelmente, pois ainda é possível que tal fato seja revertido se a Fox voltar atrás, ou então mesmo a Turner, que detém os direitos sobre os desenhos da Cartoon Network cujo os clipes foram apagados. Mas sabemos que isso é muito improvável, mesmo com a ajuda de outros grandes nomes da internet (Rafinha Batos, Jovem Nerd…), uma petição no Avaaz com mais de 30 mil assinaturas, apoio do Youtube BR e da Fox BR. Até mesmo pela necessidade da empresa manter a sua imagem intacta, evitando admitir o erro.
O que é uma pena, pois admiro bastante o trabalho do narigudo do Castanhari e torço sempre pelo sucesso de pessoas como ele, que se preocupam em construir um conteúdo bacana e interessante. Com isso, serão quase um milhão de inscritos que irão ralo a baixo unicamente pela comprovação do fato de que o que manda é que possui mais vil metal. Leis pra que?
Isso tudo pode parecer até um exagero da minha parte e também de outros sites que se manifestaram sobre o assunto, mas não estou ignorando o fato de, para muitos, o Youtube ser hoje em dia um meio único de retirar sua renda, como é o caso do Felipe. Mas vale ressaltar que, hoje em dia, o mundo é outro. Isso não é jargão de programa de variedades para senhorinhas na TV, é a realidade.
Cabe a grandes empresas a missão de se adequarem a essa geração. Um vídeo que alcança em poucas horas centenas de milhares de visualizações, utilizando de um conteúdo com os direitos de imagem privados, com certeza traz ganhos para o youtuber, mas tais bens diretamente irão se somar aos detentores daquele produto.
A impressão que tive disso tudo é que o mundo só estará devidamente adequado as grandes evoluções tecnológicas quando a geração atual, que tem a internet como uma extensão de si, começar a tomar conta de grandes corporações. Pense em pessoas que preferem comprar cartões telefônicos para serem usados e orelhões quando não estão em casa a utilizar um aparelho celular.
Se forem seguir a lógica colocada pela Fox, mesmo com o canal respeitando as medidas de lei, não existirá mais liberdade de expressão. Já que, por ela, nenhum site poderia se quer usar imagens dos Simpsons em seus posts. Então será que vão tirar a Rádio J-Hero! do ar se eu postar isso?
E isso…
E mais essas…
E essa aqui, que é polêmica?
Entendam que é esse tipo de pensamento contrário que pode converter o cyber espaço em um local limitado, reforçando ideias como as colocadas pelo S.O.P.A e P.I.P.A e que isso é justamente o que menos precisamos.
Força ao Felipe Castanhari, que o novo canal dele consiga atingir o mesmo sucesso. Se a Fox gringa retirar o Strike, melhor, pularei de alegria. Espero que se mobilizem ainda mais e levantem Hashtags a favor dele. Minhas torcidas e orações estão com você.
Um abraço!