E os Jogos Olímpicos Rio 2016 ainda nem esfriaram direito e Tóquio já mostrou porque os japoneses são conhecidos pela experiência e eficiência no que fazem. Segundo informações da Agência Brasil, durante sua presença na Cidade Maravilhosa no fim de semana, Yuriko Koike, recém eleita governadora da capital japonesa, garantiu em coletiva de imprensa junto ao prefeito da cidade carioca Eduardo Paes, que a proposta de sustentabilidade promovida pelo Comitê Oraganizador dos Jogos no Brasil apresentou durante as cerimônias de abertura e encerramento.

"Queremos dar continuidade ao que está sendo feito no Rio, seguindo o exemplo do baixo custo, da sustentabilidade e sem elefante branco e desperdício. Vamos trabalhar ainda com o que chamamos de 'conceito de 3Rs', que é reduzir, reutilizar e reciclar. Esses são os princípios que nortearão os Jogos Olímpicos de 2020", disse Yuriko Koike.

Na foto: Yuriko Koike e Eduardo Paes em coletiva de imprensa no Rio Media Center no último fim de semana

(Crédito: JM Coelho – Agência Brasil)

 

Mesmo com destaques desagradáveis como a não despoluição marítima da Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro conseguiu aprovação do mundo ao apresentar a "Floresta dos Atletas" que será criada com as sementes plantadas pelos esportistas que estiveram na cerimônia de abertura do Jogos no dia 05 de agosto.

Mudando de assunto…

Saindo do foco da biodiversidade, mas ainda falando de Japão, a Rio 2016 e mundo puderam sentir o gostinho do que será Tokyo 2020 daqui há 4 anos. Já taxada por alguns como a Olimpíada mais Geek de todos os tempos.

Todo esse frenesi já criado se deu pela apresentação protocolar de 8 minutos que o Comitê Organizador da nova edição do evento mostrou ao mundo durante o encerramento da Rio 2016 no domingo (21). Com grande ícones dos games como Super Mario e Pac-Man e ídolos dos animes e mangás como Tsubasa Osora (do anime Super Campeões), Doreamon (conhecido por aqui por Super Gato) e símbolos pop como a Hello Kit, o promotional video rendeu muitos tweets durante sua apresentação e abriu os olhos do mundo mais uma vez para o fenômeno da Cultura Otaku.

Por falar em otaku, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, é declaradamente adepta do movimento. Tanto que além de seus cosplayers no Twitter a líder política já disse que pretende transformar a capital do Japão em uma "Animeland". O que será que ela vai aprontar até 2020? Estamos anciosos!

(Super Mario, Doreamon, Tsubasa e Misaki deram o tom do otakismo no PV da Tokyo 2020)

 

Mas quem bombou mesmo foi o premiê japonês Shinzo Abe, que deu o ar da graça em grande estilo ao se transformar em Super Mario e aparecer saindo do cano no meio de um Maracanã lotado para delírio do público e da internet. O primeiro ministro pareceu muito feliz e animado com sua apresentação nada convencional, mas isso não agradou muito a parte mais conservadora da população japonesa (enfim, peculiaridades de povos e etnias não se discute!).

Os Jogos Olímpicos Tokyo 2020 estão tão longe e ao mesmo tempo tão próximo devido ao hype criado. Para quem desejar visitar o Japão é uma boa oportunidade de juntar o útil ao agradável e se preparar para daqui há 4 anos estar junto do mundo. Há também a opção de ser voluntário. Em 2018 serão abertas as inscrições, segundo o comitê local, e é bom ter domínio de inglês e japonês para aproveitar.

Lembrando que Tóquio já celebrou uma Olimpíada em 1964. Na época buscando apagar a imagem de derrotada após o fim da Segunda Guerra Mundial. Agora será a vez de mostrar porque são um dos povos mais amados e superestimados da Terra ao unir tecnologia e carisma. Tudo isso em menos de duas semanas entre os dias 24 de julho e 09 de agosto de 2020.

Para quem não assistiu a cerimônia de encerramento da Rio 2016 e não viu a festa feita por Tóquio, ou mesmo ainda não viu tudo na web, fique com a apresentação oficial de Tokyo 2020 para ir curtindo o hype mais otaku no mundo dos esportes: