Foi anunciado nesta manhã pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood os indicados à 88ª Edição do Oscar. Isso! O maior prêmio do mundo do cinema já tem seus nomes incluindo favoritos e azarões.

Mas o que isso tem a ver com os fãs da J-Hero? Bom, além de ser uma informação importante para quem gosta de cinema a lista traz os destaques do ano passado e, claro, tem uma categoria exclusiva para o Cinema de Animação.

O Brasil terá um título na disputa! Único representante do país na premiação inteira, O menino e o mundo (do diretor Alê Abreu) narra as aventuras de um menino que vive em uma cidade isolada e que um dia se lança em uma missão para encontrar o pai.

O filme, vencedor do Prêmio Cristal de longa-metagem no encerramento do 38º Festival do Filme de Animação de Annecy, aborda temas como globalização, crise econômica e a perda de valores.

E mais uma vez o Studio Ghibli está na disputa na categoria. As Memórias de Marnie (Omoide no Marnie), de 2014 e licenciamento no Ocidente no ano passado, é possivelmente a última obra assinada com o selo do grande estúdio japonês após o anúncio de aposentadoria de um de seus criadores Hayao Miyazaki.

Com a direção de Hiromasa Yonebayahi, o filme, que é baseado no romance When Marnie Was There escrito por Joan G. Robinson, conta a estória de Anna uma menina de 12 anos que tem problemas de saúde e precisa de um lugar mais tranquilo e limpo para se tratar e assim acaba indo para uma ilha onde ela conhece Marnie uma garota cheia de segredos.

Assim, o Studio Ghibli, que será divido entre os demais membros da equipe, fecha uma saga na animação japonesa e mundial com 5 filmes indicados ao Oscar de Melhor Animação: O Conto da Princesa Kaguya (em 2015), Vidas ao Vento (em 2014), O Castelo Animado (em 2005) e o primeiro título indicado e único a faturar a estatueta A Viagem de Chiriro (em 2002).

Seguem na disputa também: Anomalisa (Charlie Kaufman) vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2015; Shaun, o Carneiro (Richard Starzak & Nark Burton); e o grande favorito Divertida Mente (Disney / Pixar), que – a título de curiosidade – só no Brasil vendeu 3.770.310 ingressos.

É isso! Temos o Brasil e Japão representados na disputa pela estatueta. Todos os filmes foram bem recebidos em festivais ou nas bilheterias e tornam essa premiação uma das mais difíceis no Oscar 2016 que terá sua festa realizada no dia 28 de fevereiro.