Estamos oficialmente na reta final de 2015 e em expectativa para 2016! Sim a Rádio J-Hero, por meio de sua Redação, tem o prazer de lhes apresentar os 48 indicados ao Troféu MELHORES DO ANO 2015! Já uma tradição, essa seleção dos melhores títulos e artistas que a Cultura Otaku oferece ao longo de 365 dias vem cheia de destaques nessa nova edição.

Primeiramente seguimos avisando que a votação ficou maior e mais interativa para todos. Com 16 categorias divididas em 4 áreas (Entretenimento; Música, Mundo Geek e Equipe J-Hero) o Melhores do Ano abre espaço ao universo das séries e filmes em seus destaques e busca homenagear de forma simbólica tanto as produções e seus criadores, artistas e suas grandes ideias e, é claro, o grande público que movimenta tudo isso!

Os redatores da Rádio J-Hero e alguns convidados selecionaram, em uma indicação intensa e muito apreciativa, três nomes para cada categoria e cabe a você escolher o seu preferido. Aquele que merece mais!

A votação está valendo a partir desta quinta-feira (17) e será encerrada no próximo dia 28 de dezembro às 23h59min. Então não perca tempo e vote, convide amigos para votar e faça essa seleção bastante animada. O resultado será divulgado no dia 31 de dezembro em uma edição especial da coluna CÁPSULA J-HERO com a participação de toda a nossa equipe na cobertura dessa badalada premiação.

Mas vamos ao que interessa! Conheça agora todos os indicados!

 

ENTRETENIMENTO

A área "Entretenimento" traz sete categorias (e não, isso não é uma referência aos 7 anos da Rádio). Tudo o que a mídia nos apresentou em termos de animes, mangás e games foi levado em consideração para que seja dado o devido valor ao que se foi produzido. Infelizmente nem sempre aquilo que achamos bom agrada a maioria, mas isso não é motivo para não reconhecer o bom desempenho de uma produção. Sabendo disso vamos conhecer os indicados!

 

1. Melhor Anime de TV (enredo e produção)

Fate / Stay Night – Unlimited Blade Works (2015)

Gangsta

One-Punch Man

Os três indicados merecem estar aqui pelos seus méritos. Fate / Stay Night – Unlimited Blade Works (2015), é o segundo cour da magnífica produção da Ufotable. A febre em torno da Guerra do Santo Graal ganhou uma continuação que não faz nenhuma baixa a primeira parte. 

A segunda indicação se destaca pelo ótimo trabalho de construção da narrativa. Gangsta pode ser considerado por alguns como a zebra na disputa mais não está em nada para trás. Com uma dinâmica madura e bastante cheia de conflitos faz por merecer seu lugar ao Sol.

Por fim, o grande favorito é sem dúvida One-Puch Man. A saga do herói que vence seus adversários com um único golpe era muito aguardada desde a metade de 2015 e só mostrou que toda a expectativa valeu a pena. A cada novo episódio a internet se reconstrói com comentários e memes enaltecendo o poderoso Saitama.

E agora: Quem será que ganha essa briga?

 

2. Melhor Anime (Filme / OVA)

Digimon Adventure Tri – Reunião

O Conto da Princesa Kaguya

Dragon Ball Z: Fukkatsu no F

A disputa é dinâmica nesta categoria também. Começamos com o badalado Digimon Adventure Tri que "quebrou" a internet no dia de sua estreia. Nunca a febre dos monstros digitais veio tão intensa como em 2015. O momento não podia ser melhor, pois com tantos "revivals" bons, mas que não convenceram 100%, Tri veio grande em expectativa e foi também em conteúdo. Entretanto é bom lembrar que tudo não passa de uma grande introdução. O negócio vai pegar mesmo daqui para frente. E o que se pode esperar?

Já o Conto da Princesa Kaguya chega ilustre com uma Indicação ao Oscar. Mais uma super produção do Studio Ghibli que mostra o talento dos japoneses na indústria cinematográfica de animação. O retrato de uma lenda tradicional do arquipélago oriental com o bom tratamento das novas tecnologias de produção chega com boas chances de levar a disputa.

O terceiro candidato é a sequência Dragon Ball Z: Fukkatsu no F, que dá continuidade ao primeiro filme onde somos apresentados ao Super Sayajin Deus, passamos a momentos de nostalgia ao rever o maligno Freeza em combate contra o "Homem mais poderoso do Universo".

Bom, ficou difícil escolher!

 

3. Melhor Abertura de Anime

"Clattanoia" – Overlord

"Renegade" – Gangsta

"Believe In Myself" – Fairy Tail

 

Não vou nem falar nada dos indicados. Você ouve e assisti as aberturas agora e decide qual é a melhor.

 

Clattanoia–Overlord

 

Renegade – Gangsta

 

Believe In Myself – Fairy Tail

E então o que achou?

 

4. Melhor Encerramento de Anime

"Hey Smith!" – Monster Musume no IruNichijou

"I Wish" (2015) – Digimon Adventure Tri

"Niji no Sora" – Naruto Shippuden

 

Assim como na categoria anterior é melhor ouvir e assistir para se decidir quem merece a vitória.

 

Hey Smith! – Monster Musume no Iru Nichijou

 

I Wish – Digimon Adventure Tri


Niji no Sora – Naruto Shippuden

E agora: mais difícil ainda escolher?

 

5. Melhor Mangá (capítulos publicados em 2015)

Nanatsu no Taizai

Fairy Tail

One Piece

Nanatsu no Taizai entra na lista graças a maravilhosa dinâmica existente entre batalhas insanas e a comédia suave e, em certos momentos, erotizada. Sem contar com a adesão de muitos a versão brasileira que saiu super bem!

Fairy Tail ganha seu espaço nos indicados pelo grande sucesso que está sendo a Saga de Alvarez com o eminente confronto de Zeref com Etherious Natsu Dragneel… Daqui para frente é descobertas incríveis, amores, lágrimas e spoilers.

E One Piece merece seu destaque pelo fim do arco "infinito" de Dresrossa, que abriu alas para o mini-arco de Zou que já promete. O grande momento do ano foi a luta entre Luffy e DoFlamingo e o Gear 4

 

6. Melhor Editora Brasileira de Mangás e Light Novels

NewPOP

Panini Mangás

JBC Mangás

Três poderosas do mercado editorial tupiniquim. Não diga que só tem elas (não esqueça da Nova Sampa). Sem dúvida uma tríade que vem alegrando a todos. A NewPOP teve em 2015 um bom ano com as light novels de No Game, No Life e o lançamento de N° 6. Fechou o ano com chave de ouro com o pré-lançamento do badalado Fate Zero.

A Panini entrou na onda de Naruto e trouxe a Versão Gold da estória do shinobi de Konoha, mas lacrou mesmo com grandes anúncios como Fate / Stay Night e One-Punch Man, que já promete para 2016.

A JBC também teve seu momento com anúncio de belos títulos. O mais recente é Kenshin Tokuhitsuban do mestre Nobuhiro Watsuki.

 

7. Melhor Game (em diferentes plataformas)

The Witcher 3: Wild Hunt

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Bloodborne

Essa é uma das categorias mais difíceis (como se as outras não fossem). Jogos incríveis que testam os players em dificuldade e interpretação da jogabilidade. The Witcher 3: Wild Hunt – escolhido o "Game do Ano" pelo The Game Awards 2015 – é o grande favorito, mas disputa com o campeão de "Melhor Game de Ação/Aventura", Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, na mesma premiação. Junto os dois games tem quatro troféus na premiação magna do mundo dos jogos.

Bloodborne é o grande azarão na briga, embora também tenha sido indicado ao The Game Awards 2015, mas… Vamos ver quem ganha!

 

MÚSICA

Na área “Música” você conhece os destaques no cenário fonográfico do mundo oriental. J-Music e K-Pop (gêneros musicais que você curte aqui na Rádio J-Hero) são as estrelas deste espetáculo. O melhor artista – aquele cantor(a) ou banda que arrasou em 2015 –; o melhor single com videoclipe para animar geral… Esta segunda área de indicados conta com doze escolhas para quatro categorias badaladas!

Então vamos às categorias:

 

08. Melhor Artista J-Music (solo ou grupo)

Flow

Namie Amuro

Sheena Ringo

A banda Flow é o primeiro indicado por dois motivos. Pelo bom ano em termos de apresentações, principalmente no Ocidente. Só aqui no Brasil foram 7 shows em 7 cidades diferentes (isso não foi nada combinado com a J-Hero) em sua turnê mundial. Além disso, a banda contou com mais uma animesong no seu portfólio. A canção “Niji no Sora”, que foi o 34° encerramento de Naruto Shippuden, também foi uma das boas do grupo em 2015.

O segundo indicado é ninguém menos do que a mais querida do Japão. A rainha do J-Pop, Namie Amuro, foi selecionada por nossos redatores pelo magnífico desempenho em 2015. Destaque para trabalhos como o single “Golden Touch” muito bem avaliado por nossa equipe.

E para completar a tríade Sheena Ringo vem abalando com destaque para o single “Nagaku Mijiikai Matsuri” que garantiu sua estadia na nossa lista também na próxima categoria… Mas você vai ver isso agora!

 

09. Melhor Single/Clipe J-Music

“Niji no Sora” – Flow

"Ra Ri Ru Re" – Crayon Pop

“Nagaku Mijiikai Matsuri” –Sheena Ringo

 

Bom, ao invés de eu falar (e deixa qualquer coisa de fora na hora de explicar) que tal conferirmos como foi a atuação de cada um dos três indicados. Só posso adiantar que a surpresa da categoria é ver as coreanas do Crayon Pop com o “Ra Ri Ru Re”. As beldades estão sempre lançando singles no cenário musical nipônico e desbancaram no último minuto “Golden Touch” da Namie Amuro. Sim! Isso pegou muita gente de surpresa!

 

 Niji no Sora – Flow

 

Ra Ri Ru Re – Crayon Pop

 

Nagaku Mijiikai Matsuri– Shenna Ringo

 

10. Melhor Artista K-Pop (solo ou grupo)

HyunA

Wonder Girls

Big Bang

Pulamos rapidamente o Mar do Japão e já aterrissamos em um cenário musical coreano onde na nossa seleção sete – eu disse sete (e isso não foi de caso pensado) – artistas foram apresentados pela Redação, mas somente três ganharam seu destaque ao Sol. Isso pode magoar corações, contudo é a vida.

HyunA é a primeira! Com nudes (brincadeirinha – estou falando daquele ensaio fotográfico que rolou até topless) e lançamento de singles e clipes maravilhosos como os de “Run&Run” e “Because I’m The Best”, além de participações em trabalhos do também fera Jay Park.  Ela foi uma da indicadas a Melhor Artista Feminino do MnetAsian Music Awards, o MAMA 2015.

Quem também esteve entre os indicados do MAMA 2015 e está nesta lista são as meninas do Wonder Girls. Com o single “I Feel You”, o álbum Reboot, e um segundo lugar na lista de álbuns mundiais da Billboard (com registro em 22 de agosto de 2015) seu lugar nos nossos Melhores do Ano estava garantido.

Big Bang encerra lista. Também foi indicada ao MAMA 2015, o grupo masculino foi destaque com a coreografia de “Bang Bang Bang” e o Music Video de “BAE BAE”.

 

11. Melhor Single/Clipe K-Pop

"Crazy" – 4Minute

“Bounce” – Boyfriend

“Vibrato” – Stellar

 

Nesta categoria o concorrente forte é “Crazy” do 4Minute que foi uma das indicadas a melhor canção do ano no prêmio MAMA 2015. As surpresas são “Bounce“(Boyfriend) e “Vibrato”(Stellar), pois as duas canções não foram indicadas em nenhuma categoria do MAMA 2015. Entretanto seus clipes foram bons o suficiente para desbancar favoritos e estrelar a lista da Rádio J-Hero.

Confira:

Crazy – 4Minute

 

Bounce – Boyfriend

 

Vibrato – Stellar

 

MUNDO GEEK

Essa é a novidade da votação para os Melhores do Ano 2015 da Rádio J-Hero. O Mundo Geek, que nos últimos anos vem explodindo na grande mídia com o sucesso de universos cinematográficos de gigantes das HQs e as boas séries oferecidas via Netflix teve seu destaque na Rádio J-Hero.

Coberturas de trailers, teaser, comentários de críticos… Tudo virou notícia em nosso site. Pensando nisso elegemos seis indicados em duas categorias que você conhece agora.

 

12. Melhor Série (Tv ou Internet)

Game of Thrones (Season 5)

Daredevil / Demolidor

Jessica Jones

A saga de Westeros chegou em 2015 com uma das maiores expectativas devido ao fato de se aproximar das narrativas das Crônicas de Gelo e Fogo (George R.R. Martin), que dão origem a série de TV, e deixou todos de boca aberta com a eminente morte de Jon Snow. Está certo que ele nunca sabe de nada, mas eliminar o jovem comandante da Patrulha da Noite… Os leitores e o serviço de spoiling estão frenéticos com o que virá em 2016. Isso assegurou a vaga de Game of Thrones (Season 5) na disputa.

Daredevil (Demolidor) eliminou no coração dos mais críticos a imagem de Ben Affleck (o novo Batman) no papel do justiceiro vermelho. Com um clima mais pesado e mais maduro sobre o surgimento do herói a série foi bem abordada e recebida pela crítica especializada.  O outro elemento que pesou na escolha é o fato de esta ser uma série original Netflix, logo exclusiva para web, uma tendência que vem conquistando muito os fãs Geek ao redor do globo pela qualidade e disponibilidade de acesso ao conteúdo audiovisual.

No mesmo barco de Demolidor, Jessica Jones entra no páreo e promete devido ao jeito irreverente da heroína Marvel, que destoa de todos os demais já apresentados no cenário audiovisual. Principalmente dos personagens femininos, que antes não gozavam do mesmo brilhantismo dedicado na criação e continuidade da personalidade da protagonista super-humana. Sucesso de crítica, Jessica Jones fecha essa categoria e deixa tudo em aberto.

 

13.  Melhor Filme Geek

Vingadores: Era de Ultron

Divertida Mente

Star Wars – Episódio VII: O Despertar da Força

Essa sim é uma categoria polêmica e especial. Escolher três filmes Geek para se defiinir o melhor é covardia com qualquer fã. Os haters podem sempre achar que só o seu é bom, mas fã de verdade gosta de todos. Principalmente em uma época em que ser Nerd/Otaku está sendo tão bom (quem não se sentiu nos anos 90 de novo?). Os mais novos mesmo não vivendo devem tentar imaginar o que é o verdadeiro significado da nostalgia.

Pelo conjunto da obra, Vingadores: Era de Ultron é o primeiro indicado. Por Wanda (Feiticeira Escarlate) e Mercúrio, além do Visão, o filme finalmente deixou o gatilho preparado. O Universo Cinematográfico da Marvel não se mostrava inconstante (para os mais radicais ainda está), mas o filme soube preparar muito bem o terreno para os acontecimentos futuros previstos para mais dois anos de muitos filmes.

Entre dois Blockbursters, Divertida Mente se apresenta entre os três indicados por dois motivos. Primeiro, os sentimentos da humanidade retratados de forma tão “humana” é algo tão dúbio e fofo, que leva-nos a uma reflexão sobre a personalidade que temos, expomos aos outros e a que queremos ter.

Segundo, porque nunca um filme Disney/Pixar foi tão bom (desde Toy Story) para ser extremamente elogiado pela mídia. Se existe uma terceira condição é o fato de que geral assistiu esse filme dublado. Um parabéns especial para o elenco responsável por dar as vozes a todos no filme. O que só reforça o registro de que o Brasil tem uma das melhores dublagens do mundo.

O terceiro indicado… Espera aí, mas esse filme estreou no dia em que essa matéria foi ao ar. Jovem Padawan “Bom, filme ser” diria Mestre Yoda. O início de mais uma trilogia de Star Wars por si só merece razão para figurar esta lista. Contudo não é só por isso. Quem vem acompanhando notícias sobre a produção de Star Wars – Episódio VII: O Despertar da Força sabe que a continuidade da narrativa, efeitos e elenco foram 100% certos. Embora para alguns o fato do sabe de luz ter guarda-mãos não ficou tão legal…

 

EQUIPE J-HERO

Chegamos às categorias finais desta votação. E, é claro, que não poderia deixar de faltar nossa homenagem àqueles que fazem esse negócio ser “Do Seu Jeito, Do Seu Gosto”. Humildemente selecionamos nove indicados (alguns repetiram como você irá perceber) em três categorias. Se você ama nossos textos, curte de montão os hits de nossos programas e se diverte com os memes nas redes sociais o momento de votar chegou!

Antes é bom avisar: Para ser o mais honesto possível não haverá comentários sobre nenhum destes indicados. Você pode votar avaliando seus trabalhos ao longo do ano.

 

14.  Melhor Coluna (REDAÇÃO)

Made In Asia / Fany-Chan

Na Lupa do Lunei / Lunei

Hikari / Saylon Kaguya

 

Conheça um pouco mais sobre os candidatos…

 

Made In Asia / Fany-Chan

Coluna 

Perfil 

 

Na Lupa do Lunei / Lunei

Coluna 

Perfil 

 

Hikari / Saylon Kaguya

Coluna

Perfil 

 

15. Melhor Programa (DJs)

Anime Static / DJ Kenpachi

Anilive / DJ Dini-chan

Divolts News / DJ Nakano

 

Conheça um pouco mais sobre os candidatos…

 

Anime Static / DJ Kenpachi

Programa 

Perfil 

 

Anilive / DJ Dini-chan

Programa 

Perfil 

 

Divolts News / DJ Nakano

Programa 

Perfil 

 

16.   Melhor CDC (Redes Sociais)

Bolinho de Arroz

Nintendo DS

Fany-Chan

 

Conheça um pouco mais sobre os candidatos…

 

Bolinho de Arroz

Perfil 

 

Nintendo DS

(O CDC Nintendo DS é um colaborador na Fan Page Oficial da Rádio J-Hero no Facebook e não possui um perfil pessoal no site da estação)

 

Fany-Chan

Perfil

 

Então é isso pessoal! Esses são os 48 indicados nas 16 categorias! A Rádio J-Hero agradece a todos que nos ajudarão a chegar em um veredito. Então não perca tempo e vote nos seus preferidos. Lembre-se que é até dia 28 de dezembro!

 

VOTE AGORA!

[Aviso: Para poder votar é necessário que você esteja logado em uma Conta Google – a do seu Gmail – caso contrário o formulário com os indicados ficará indisponível. Somente um voto é válido por conta de um usuário ativo. Boa escolha!]