Normalmente, os consoles principais de cada geração usam um sistema operacional próprio, como o Xbox, que sempre usa uma build do Windows específica para rodar, e logo ele receberá a própria versão do Windows 10. Com o Wii U não é tão diferente, mas ele usa um SO bem específico, feito especialmente para rodar no console, mas isso pode mudar.

Segundo o Nikkei, um site de renome no Japão, fonte de vários rumores acertados, o próximo console da Nintendo, o misterioso NX, pode usar um sistema baseado em Android

Para quem mora em uma caverna, o NX foi anunciado recentemente pela Nintendo, quando a mesma declarou que ia entrar nos negócios mobile. Já foi dito que o NX não será um smartphone, e ele provavelmente virá sem trava de região.

A razão para essa decisão seria porque o Wii U tem uma arquitetura muito diferente dos outros consoles dessa geração, o Playstation 4 e o Xbox One, que são praticamente PCs dedicados. Então a Big N teria decidido usar um sistema mais abrangente, que os desenvolvedores conheçam bem, e simples de portar jogos de outras plataformas.

Para você que duvida da veracidade do Nikkei, eles preveram coisas como a Nintendo entrar no mercado mobile e sobre uma versão maior do Nintendo 3DS.

….

Deixando um espaço para a minha opinião sobre o assunto, eu não acho que um sistema baseado em Android irá resolver os problemas da Nintendo quanto as third-parties. O Android é muito bom em celulares e se mostrou eficiente em outros consoles menos populares, como o OUYA e o Nvidia Shield, mas converter os jogos dos outros consoles para ele ainda vai demandar muito tempo e dedicação. 

Com essa mudança, teriam muitos jogos para ser portados para o NX, principalmente indies, mas os devs querem seus games no máximo de plataformas possíveis, e isso poderia afetar a qualidade dos ports, principalmente se a intenção forem lançamentos simultâneos para o NX e celulares.

O problema do Wii U não é o software, e sim o hardware muito distante e pouco familiar, então a Nintendo precisa rever seus conceitos sobre a arquitetura do console antes de pensar em um SO abrangente.

Resumindo, na minha opinião, a Nintendo deveria rever suas políticas antes de fazer uma mudança arriscada como essa.

E você? O que acha? Usar um sistema baseado em Android vai fazer bem para o NX, ou a Nintendo deveria pensar melhor nisso? Só nos resta esperar para ver se esse rumor será mesmo verdade.