A animação que já foi estreada no Japão (em novembro de 2013) finalmente ganhou data de estreia no Brasil. De acordo com a Califórnia Filmes, distribuidora do filme aqui no país, “O Conto da Princesa Kaguya” (Kaguya Hime no Monogatari, nome original) estreará no dia 23 de abril, mas ainda não foram divulgados os cinemas que irão receber a animação.

Dirigido por Isao Takahata (Grave of the Fireflies, Only Yesterday, Pom Poko e o co-fundador do estúdio Studio Ghibli) o longa ganhou grande reconhecimento recente graças à sua indicação ao Oscar de Melhor Animação. Mas o mesmo não conseguiu a estatueta que foi para a animação da DisneyOperação Big Hero 6”. Mais informações em: Kaguyahime no Monogatari é o terceiro filme do Studio Ghibli indicado ao Oscar.

Pôster oficial para a divulgação do longa no Brasil.

A história da animação foi baseada na lenda japonesa do “Conto do cortador de bambu” (em japonês, Taketori Monogatari) e se desenrola em torno da Princesa Kaguya que é encontrada dentro de um bambu ainda bebê. E com o passar do tempo esta se torna uma bela jovem, atraindo olhares e sendo desejada por cinco nobres, entre eles, o próprio Imperador. Mas ela não quer se casar com nenhum dos pretendentes, então decide fazer de tudo para enrolar o casamento. Porém, mais cedo ou mais tarde Kaguya terá que enfrentar seu destino e a punição de suas escolhas.

Além de sua indicação ao Oscar, Kaguya Hime no Monogatari foi exibido algumas vezes no Festival de Cinema de Cannes agrando alguns críticos. “O Conto do cortador de bambu” também inspirou outras histórias como Kaguya Hime e Sakura Hime: The Legend of Princess Sakura.

Veja um dos trailers divulgados do filme (em japonês):