Na última quarta-feira, um tweet do que parecia ser da página oficial da FIFA causou um grande reboliço nos fãs de anime, mangás e cultura oriental. De acordo com este tweet, que foi retuitado mais de 7.000 vezes em pouquíssimo tempo, os Samurais Azuis (Liga Nacional de Futebol Japonês) haviam chegado ao Brasil de uma maneira muito especial: em um avião personalizado com o famoso anime e mangá Pokémon.

Claro que isso não seria uma surpresa muito grande para o público, pois como já foi anúnciado aqui na Rádio J-Hero, a seleção japonesa já havia escolhido o Pikachu (personagem marca registrada da série Pokémon) como o mascote durante a copa. Por isso seria fácil acreditar em tal spam.

Não obstante, a verdade é menos fofa do que os fãs imaginavam. Por meio de uma rápida pesquisa é possível afirmar com toda certeza que na realidade o avião em que a seleção japonesa chegou ao Brasil não poderia ter sido mais normal. O tweet errôneo, na verdade, teria sido divulgado por um perfil falso, e não pelo perfil oficial da FIFA no Twitter.

Na realidade existe mesmo um avião personalizado com o anime Pokémon, no entanto, a seleção do Japão tem uma parceria com a Japan Airlines (JAL) e todos os seus voos são feitos por esta empresa aérea.

O avião personalizado de Pokémon pertence à companhia japonesa ANA, uma concorrente direta da JAL. Mas talvez na próxima Copa, não é?