No dia 04/08, a série One Piece fez mais um aniversário. 16 anos! Isso mesmo! O mangá de autoria de Eiichiro Oda garante seu espaço no universo da produção japonesa como um dos mais duradouros.

Para uma história que surgiu de um acaso (se é que pode-se chamar assim) One Piece hoje tem vários adeptos no Japão e no mundo inteiro. Ele é o mangá mais vendido da revista Weekly Shonen Jump do grupo Sueisha e já superou clássicos como Dragon Ball.

É curioso saber que One Piece, para ser o que é hoje, teve que, a partir dos trabalhos anteriores de Eiichiro Oda, contar com uma intensa seleção de personagens, peças do enredo, etc. Obras como Wanted! – Oda Eiichiro Tanpenshu  e Romance Dawn seviram para o ponto de partida para Luffy e os demais Mugiwaras (chapéus de palha) que se aventuram a mais de 700 capítulos pela inacreditável Grand Line.

Desde 1997 esse mangá invade a imaginação de milhares de fãs no globo inteiro, com o seu humor excêntrico e apelativo, traços que caracterizam a obra de Oda e, é claro, uma história emocionante cheia de mistérios e diversão. Características essas que se ressaltam mais ainda quando falamos do anime, que ganha com as trilhas, efeitos e aberturas/encerramentos marcantes.

Não sabemos como Oda pretende terminar One Piece, mas devemos ter certeza de que uma equipe determinada está disposta a fazer isso acontecer, seja em 900, 1000 ou 1500 capítulos (muito mais até!). O que importa é que todos temos a consciência de que uma série que, em menos de 2 anos, irá alcançar a “maioridade” não se trata de coisa de criança (no sentido figurado!), mas sim um representante firme da cultura japonesa de mangás. Um Parabéns Especial da Rádio J-Hero ao One Piece, e também aos seus fãs espalhados pelo Brasil! E que venha mais!