O spinoff, Soul Eater Not, se passa no mesmo tempo cronológico da série original, Soul Eater. Escrito por Atsushi Ohkubo, nunca fora para ser uma série muito grande, de acordo com o mesmo, ela terminaria em torno de seu 5° volume, já que há algumas semanas atrás ele disse que já estava trabalhando no último volume.

No entanto, aproximadamente no 3° volume, fora anunciado que em 8 de abril irá se iniciar a adaptação televisiva do spinoff. O autor já declarou que possui todos os roteiros para até o mês de junho prontos, e pelo que se pode entender, tudo já a merce do estúdio BONES, o qual deve cobrir o mangá completo.

Em uma declaração de Ohkubo, ele diz que prefere que as pessoas assistam o clímax da série no anime, e por causa disso gostaria que as pessoas não pegassem spoilers nos mangás do spinoff.

Para quem ainda não conhece muito bem o spinoff, aqui vai uma breve explicação: Soul Eater NOT conta a história de Harudori Tsugumi, uma nova aluna na Shibusen, que, antes de se ver em busca de glória e fama, precisa arranjar um parceiro e sobreviver aos métodos de ensino de um deus da morte lunático!