Qualquer tipo de censura é polêmico e gera, principalmente em países ocidentais, um sentimento de usurpação do direito à livre produção artística. Porém, em se tratando de países orientais, as regras sobre o que pode e o que não pode ser exibido na TV são obedecidas sem maiores questionamentos.

O episódio 10 de Sword Art Online sofreu uma edição bastante chamativa quando foi exibido na semana passada em Taiwan. A cena que mostra a personagem Asuna vestindo apenas roupa íntima foi considerada fora dos padrões locais.

Até aí tudo bem, já que leis são criadas conforme a cultura específica de cada lugar. O fato mais inusitado ficou por conta do canal de TV administrado pela China Television que, ao invés de usar um foco de luz ou uma nuvem (artifícios já tradicionais em animes censurados), estamparam um grande selo de censura – que pode ser visto na imagem acima – no meio da tela dos espectadores taiwaneses.

Não foram divulgados o horário da exibição nem a classificação indicativa para o anime no país em que sofreu a censura. Assim como também não houve um pronunciamento explicando se outros episódios também poderão sofrer censura.

Confira o gif com a cena original: