A Sony conseguiu provocar emoções extremas no público gamer com o anúncio do valor do PlayStation 4. Até mesmo os fãs mais pessimistas não poderiam imaginar que o novo console da empresa japonesa seria vendido no Brasil por um preço tão exorbitante.  Custando R$ 3.999, o PS4 nas lojas brasileiras será o mais caro do mundo.

Em comunicado à imprensa, a Sony lamentou o preço do aparelho e colocou a culpa na pesada carga tributária sobre importação de produtos eletrônicos no país. No entanto, esse argumento pode ser rebatido pelo fato de o console da Microsoft também ter sido sobrecarregado de taxas e ainda assim custar R$ 2.200. O caso se torna ainda mais curioso quando observados os preços nos Estados Unidos onde o PS4 é 100 dólares mais barato que o Xbox One.

Há duas teorias relacionadas ao preço do PS4 no Brasil. A primeira supõe que esse valor seja mantido apenas durante pré-venda e, logo após lucrar com a fidelidade dos fãs que fazem questão de ter o console em primeira mão, os preços seriam reduzidos.

A segunda sugere que a Sony esteja usando o preço absurdo como forma de manifestação contra os benefícios fiscais que o governo tem concedido à concorrente Microsoft. Esse preço seria também uma maneira de chamar a atenção de todo o mundo para a abusiva política tributária brasileira que, segundo a empresa, vai abocanhar cerca de 70% do valor de cada unidade vendida.

Enquanto a polêmica permanece e se espalha por aqui, no exterior há quem esteja comemorando os preços altos. Isso porque ultimamente os brasileiros não têm sido vistos com bons olhos em jogos online.

Por causa de uma minoria que costuma mendigar, roubar, chantagear e destruir personagens de jogadores gringos, muitos conterrâneos acabam ganhando a fama de arruaceiros virtuais. E graças ao valor anunciado, a presença desse tipo de "criminosos cibernéticos" seria reduzida ao máximo na PlayStation Network.

O PlayStation 4 estará disponível para a compra a partir de 29 de novembro no Brasil, Europa e toda América Latina, duas semanas depois do lançamento americano. Resta esperar para saber como será o volume de compras logo após a data de lançamento.

E você teria coragem de desembolsar 4 mil reais pelo PS4? Compartilhe sua opinião no comentários.