Mesmo dezessete anos após a estreia do anime no Japão e com um mangá sendo publicado sem nenhuma regularidade Neon Genesis Evangelion é uma série que se mantém forte no mundo disputadíssimo da animação.

As três obras cinematográficas da série Rebuild of Evangelion ultrapassaram a marca de um milhão de Blu-rays vendidos na segunda semana de maio. As vendas foram impulsionadas por Evangelion: 3.33 You Can (Not) Redo, lançado em BD em 24 de abril.

Os três filmes, em seus respectivos momentos de lançamento, lideraram a lista de Blu-rays mais vendidos anunciada pela Oricon. Evangelion foi a única franquia capaz de repetir o primeiro lugar por três semanas seguidas desde a criação do ranking em 2008.

Os três filmes – como o próprio nome rebuild sugere – reconstroem a narrativa com pequenas mudanças que esclarecem pontos que antes não ficaram muito claros. Porém, o surgimento de novos personagens e alternativas para o enredo original fará com que a sensação de não ter entendido a história se dissipe apenas depois de algumas repetições.

O quarto e último filme da série Rebuild estava previsto para este ano, mas a data foi removida do site oficial. Especula-se que um novo final alternativo para a série seja revelado no próximo lançamento.