Dragon Ball é um anime que fez e faz parte da vida de muitos, seja com a saga Dragon Ball Z, Dragon Ball GT ou até mesmo Dragon Ball Super. As várias fases do anime certamente proporcionaram momentos inesquecíveis para os telespectadores e fãs da história de Akira Toriyama.

Apesar de não fazer parte do cânone da obra, Dragon Ball GT é uma das sagas mais queridas pelos fãs.

Dragon Ball GT é um anime original — ou seja, sem parte correspondente no mangá — e conta uma trama ambientada alguns anos depois do fim da fase Z. Ele foi originalmente exibido de 1996 a 1997 no Japão, chegando por aqui em 2 de dezembro de 2002 via Cartoon Network. A estreia na TV aberta foi em 12 de maio de 2003, na TV Globo, com passagem pela Band em 2012.

Akira Toriyama participou apenas da fase inicial de Dragon Ball GT e fez alguns designs para os personagens principais. Porém, o mangaká garante que a sigla GT significa Grand Touring, que pode ser traduzida como grande turismo, uma vez que os personagens principais viajam pelo espaço e visitam diversos planetas.

Na trama, Goku é transformado em criança pelo desejo de Pilaf ao usar as Esferas do Dragão de Estrelas Negras e embarca em uma viagem pela galáxia com Pan e Trunks para reunir essas esferas e voltar a ser adulto.

Em 1995, Akira Toriyama decidiu terminar a série de mangá Dragon Ball, mas a Tōei Animation ainda iria continuar a série de anime por mais um tempo. Enquanto os episódios da saga Majin Boo de Dragon Ball Z ainda estavam sendo exibidos, já estava sendo criada a equipe para a continuação. Osamu Kasai foi escolhido como diretor; Aya Matsu e Jun Maekawa, como os roteiristas; enquanto Katsuhiro Nakatsuru, o criador do personagem Bardock, ficou responsável pelo desenho dos personagens e também colaborou na criação de diferentes storyboards. O próprio Toriyama se referiu ao GT como uma “grande história paralela (side story, série oficial não canônica) de Dragon Ball original”.

Durante o desenvolvimento da história de Dragon Ball GT, os autores perceberam que, no final de Dragon Ball Z, o protagonista Goku se tornou muito velho e forte para continuar a falar sobre o seu crescimento, e por isso eles decidiram transformá-lo em criança novamente e enfraquecê-lo. Segundo Toriyama, não faria sentido continuar o anime com o Goku ultrapoderoso, sabendo que ninguém conseguiria se igualar aos seus poderes. Eles também estavam indecisos sobre quais personagens escolher como companheiros de Goku durante a série e, no fim, a escolha recaiu em Trunks e Pan. O primeiro foi por ser “tão forte como Vegeta e tão inteligente como Bulma“, enquanto a segunda, por ser “a neta de Goku e de Mr. Satan” e, de acordo com os produtores, um elemento interessante a ser explorado.

Para que Goku pudesse combater inimigos mais fortes, a Tōei Animation decidiu oferecer ao público um novo estágio do Super Saiyajin, que ultrapassaria os anteriores: o Super Saiyajin 4. Katsuyoshi Nakatsuru disse que agonizava enquanto desenhava o Super Saiyajin 4, questionando se era necessário ir mais longe com as transformações. Para distingui-lo das fases anteriores, ele fez o cabelo mais “selvagem” e cobriu o corpo de Goku em pelo vermelho. Havia apenas uma única versão final do personagem, e embora Nakatsuru tenha considerado fazer o cabelo loiro, acabou escolhendo preto, pois proporciona maior contraste com o pelo vermelho. O desenho do Super Saiyajin 4 foi criado cinco meses antes de a série estrear no Japão.

O final de Dragon Ball GT tem um diferencial, mas você se lembra de como o anime termina?

Após todo o caos ser resolvido, Shénlóng decide deixar o planeta Terra devido ao uso excessivo das Esferas do Dragão. Porém, ele não parte sozinho: Goku vai com ele e deixa toda a sua família para trás.

Décadas se passam, e somos direcionados a um novo Torneio Mundial de Artes Marciais, onde um descendente de Goku está participando e sua neta, Pan, está na plateia (já muito idosa). Pan então tem um vislumbre de seu avô no local do torneio, observando seu descendente lutar, e assim o anime acaba de forma emocionante.