Olá, cabeças de cotonete (definição do meu amigo DJ Janelas para seres humanos ). Como estão?

Da série Os Nomes Inevitáveis da Música Japonesa – cujo último post foi sobre a banda HIGH and MIGHTY COLOR pode ser lido aqui. -, hoje falarei um pouco sobre a divertidíssima e mundialmente conhecida cantora Kyary Pamyu Pamyu.

Lembrando que essa coletânea não tem mais um número limitado de postagens. Nela, falarei sobre alguns dos artistas, grupos, bandas etc. da terra do sol nascente que julgo serem indispensáveis para qualquer otaku iniciante e mesmo para senhores barbados, como eu.

Vítima crucial daquele princípio estranho do “não ouvi e nem gostei”, essa jovem e excêntrica oriental, por baixo de toda essa montagem engraçada, tem o que muitos artistas desejariam: músicas boas.

Sempre passeando por uma área do J-Pop acrescida de efeitos eletrônicos, psicodélicos, misturando o moderno e o retro, como se fossem trilha sonora de videogames antigos, por baixo de um timbre doce, até infantil, cada canção dela consegue ter uma marca exclusiva e se diferenciar entre si.

Sua carreira começou de forma um pouco diferente. Kyary, que na verdade se chama Kiriko Takemura, era blogueira de moda. Sua fama na internet a fez trabalhar em algumas famosas revistas do oriente, tornando-se um ícone virtual. Mais tarde, participou de um programa para músicos escolares e passou a desenvolver seus talentos.

Mais tarde, entrou em parceria com uma pequena gravadora, lançando dois singles digitais. Como resultado disso, foi contratada pela Warner Music, pela qual lançou a música PonPonPon, que tornou-se um viral e a fez ser reconhecida internacionalmente. É também a sua música mais tocada aqui na rádio, usada inclusive como tema para programas.

PonPonPon

Ninja Re Bang Bang

A partir daí, lançou também o ótimo EP Moshi Moshi Harajuku, que também contou com o single Jelly. Ficando cada vez mais famosa, vieram novas e bem sucedidas canções como Tsukema Tsukeru e Candy Candy. Mais tarde, começou sua primeira turnê nacional, passando por várias cidades do Japão.

Tsukema Tsukeru

Candy Candy

Fashion Monster

Daí foi apenas questão de tempo para que Kyary gravasse seu primeiro DVD e iniciasse sua tour internacional. Também foi nomeada pelo MTV Iggy como “a garota mais cool do planeta”.

Atualmente, ela está trabalhando a canção Family Party, onde faz parte de um videogame muito louco no videoclipe.

Family Party

Yumeno Hajima Ring Ring

Mothai Nightland