Embora não façam parte do conjunto de bandas “clássicas” no K-pop,os rapazes do SHINee já estão há alguns anos no universo músicas asiático e conquistaram diversas fãs enlouquecidas com seus visuais um tanto coloridos e coreografias até que bem ensaiadas.


Inclusive em eventos de animes aqui no Brasil e extremamente comum encontrar nas salas pessoas dançando e se divertindo ao som deles.

Em seu mais novo lançamento, o álbum de inéditas Chapter 1. Dream Girl – The Misconceptions Of You, a boy band mostrou-se como algo ridiculamente comercial, popular tanto na cena pop coreana quanto internacional. Ou seja, uma grandessíssima porcaria.

O som atual do SHINee não se difere em nada com o que faziam há anos atrás ou mesmo se destaca em meio as mais de 80 novas bandas (é um número real) que apareceram ano passado no Pop coreano.
 

As coisas até que começam bem com a boa Spoiler, que por ser surpreendentemente posta por vocais controlados sobre uma base eletrônica Techno em R’n’B bastante inusitada se torna divertida e agradável.

Mas tudo começa a desandar nas faixas Hitchhking e Dream Girl, que são irritantemente histriônicas e em nada se modificam de qualquer coisa já feita antes.

A última inclusive me lembra vagamente a canção Libertad, do intragável ex-RBD Christian Chávez.


Spoiler

 


Hitchhking
 


Dream Girl
 


Em Girls, Girls, Girls e Punch Drunk Love há toda uma aura de amadorismo que me irritou bastante, pois a parte instrumental é até bacana, mas estragada por letras estúpidas em vozes quase robotizadas pelo excesso de auto-tune e outros efeitos.

Exceção a isso é a faixa Aside, a que mais gostei, onde conseguem enquadrar corretamente a parte cantada com a base musical.

 


        


 

 

 


 

 

Girls, Girls, Girls
 



Punch Drunks Love
 



Aside
 



Mas toda a minha vergonha volta ao escutar Runaway. Canção boba demais. Juntaram o que há de mais fraco na musica Pop, inclusive com um efeito eletrônico no final que quase me deu vontade de rir.


Runaway

 



No fim há Beautiful, um Pop/Dance estranho que arrancaria algumas caretas de arrependimento da Madonna por ter popularizado o ritmo internacionalmente.

O mesmo com a faixa seguinte, Dynamite, que assim como a anterior possui uma entrada patética de rap que em nada ajudou a música, muito pelo contrário.

 

 

 

 

 

 


 

Beautiful

 



Dynamite
 



Os Garotos do SHINee ainda tem que amadurecer muito musicalmente, o que não sei se será visível, ou mesmo possível na segunda parte do álbum, que será lançada em abril chamada Chapter 2. Dream Girl – The Misconceptions of Me,que provavelmente já foi gravada.

Tirem suas próprias conclusões do álbum e vejam que há muita coisa boa no meio musical, mas também há grupos que em nada acrescentarão ou inovarão no cenário.

Defino o que escutei como mais do mesmo, piorado pelo desgaste.