~Nakano

Olá, leitores. Eu sou o DJ Nakano, seu DJ Peitudo da J-Hero e eu clamo com todas as energias da Genkidama: VOCÊ ESTÁ NO "MY SOUL, YOUR BEATS" com a Redatora Senshi, uma das mais belas autoras da Rádio J-Hero! 

Acompanhe a dissertação minha e da nossa querida redatora sobre a OST de BA-KU-MAN!! <3

Quando eu li a proposta do anime, em 2010 (porque essa série é 10 hue), e sabendo dos autores responsáveis pela série, Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, os mesmo de Death Note, a minha conclusão foi imediata: "VAI SER FODA!!". Viu, estava certo! Eu disse que sou Peitudo! 😉 ' 

Bakuman tem três temporadas, como a Senshi disse, as três são "SUGOI", "AWESOME", ou seja, INCRÍVEIS!! Ou melhor, "PEITUUUUUUDAS"!! *-* '

~Senshi

Yoooooo! Essa matéria vai ser peituda rs.

Eu conheci Bakuman graças a um grande amigo meu. Lembro até hoje que a recomendação foi seguida da frase “Toda pessoa que deseja ser mangaká, deveria assistir Bakuman”. Acho que eu não poderia fazer algo diferente desse comentário. E também acho que meu vocabulário é muito pobre para definir as mil e uma sensações e sentimentos que tive ao assistir Bakuman.

O anime apresenta vinte e cinco episódios por temporada, somando as três temporadas temos setenta e cinco episódios baseados no mangá que foi escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata, que contém 176 capítulos em 20 volumes encadernados. A série mantém um ritmo incrível durante as três temporadas, os personagem são bem distribuídos e tem uma evolução enorme tanto em presença quanto em caráter.

Sinopse

Bakuman começa com Moritaka Mashiro, um estudante ginasial, deixando seu caderno com um desenho de sua paixão e colega de classe, Miho Azuki, em sala de aula. Quando ele percebe e volta para a sala de aula depois da escola, seu colega, Akito Takagi, está esperando por ele com o seu caderno na mão, e diz a ele que ele acredita que Azuki gosta de Mashiro também.

Masahiro acaba pensando que Takagi também gosta de Azuki. Takagi, então, tenta convencer Mashiro para se tornar um mangaká (quadrinista de mangá) e o chama para ilustrar as histórias que ele escreve. No entanto, Mashiro, é relutante à desilusão com a sociedade moderna e o destino de seu tio, um antigo mangaká serializado que morreu por excesso de trabalho, enquanto tentava recuperar seu status.

Mais tarde Takagi chama Mashiro dizendo que ele vai confessar à Azuki. Mashiro corre até a casa de Azuki para encontrar Takagi, e ele em seguida, solicita Azuki e confessa a ela que ele e Mashiro são destinados a serem mangakás. Mashiro, em seguida, descobre que ela quer ser uma Seiyuu (dubladora) e, pensando nas desventuras românticas de seu tio, propõe Azuki em casamento, sob a condição de que eles só se casem depois de alcançar seus sonhos.

Seu objetivo é ter a voz de Azuki como a heroína da adaptação do anime de seu mangá. Para ter a maior probabilidade de sucesso, ele e Takagi votam para se serializar na revista semanal Shonen Jump e tentar criar o mangá mais popular para a revista.

Personagens

~Senshi

Moritaka Mashiro

É um garoto desiludido com a vida, pensando que tem de seguir os passos convencionais para se tornar alguém na vida. Até conhecer Akito Takagi, com quem trabalha com o pseudônimo de Ashirogi Muto.

Mashiro é muito talentoso na arte e recebeu inúmeros elogios, mesmo antes de se tornar um mangaká. Ele tem padrões extremamente altos quando se trata de seus desenhos, e se recusa a parar de refazer-los até que ele esteja completamente satisfeito. Ele também é extremamente competitivo, especialmente quando se trata de seu rival, Niizuma.

Akito Takagi

Takagi é um personagem inteligente e calculista e é muito observador de seu entorno.  Seu ponto forte é escrever sobre histórias de mistérios.

Ele sonhava em criar mangás desde a sua infância, mas lhe faltava à habilidade para desenhar, algo que o motivou a estabelecer acordos de cooperação com Mashiro.

Miho Azuki

É o amor e colega de classe de Mashiro. Tímida e reservada, Azuki nunca chegou a trocar palavras com Mashiro, mesmo estando na mesma classe.

Com a ajuda de Takagi, ela troca algumas palavras com Mashiro e revela a ele que seu sonho é ser uma Seiyu (dubladora). Eles decidem se casar quando realizarem seus sonhos e também só irão se falar quando esse dia chegar. Porém, quando eles terminam o colegial, Azuki é transferida para outra escola.

Eiji Niizuma

Eiji é um gênio que desenha desde o jardim de infância e conseguiu ganhar dois prêmios da Akamaru Jump com apenas 16 anos. Apesar de sua aparência e gestos, Niizuma é um excelente desenhista e tem seus próprios métodos de desenhos. Apesar de ser rival de Ashirogi Muto, é um fan do trabalho dos dois.

A introdução do Eiji no anime foi brilhante, lembro que eu pensei na primeira menção dele, que ele seria o personagem escolhido pra fuder com a vida dos protagonistas. E durante o desenrolar da história eu fui descontruindo a minha primeira impressão, mas durante a última temporada temos uma reviravolta na serie que acabou com a doce visão que eu construí de Eiji.

Sem dúvida alguma, Eiji é meu personagem favorito de Bakuman, pra mim é uma serie que vale a pena ser assistida só por esse personagem.

Kaya Miyoshi

Miyoshi é a melhor amiga de Azuki. É uma personagem elétrica, luta Karatê e Boxe e costuma bater em Takagi quando ouve uma resposta que não quer ouvir. Seu primeiro sonho era ser uma escritora, mas depois decidiu, mais tarde, que ela queria ajudar Takagi, Mashiro e Azuki a tornarem seus sonhos realidade. A fim de fazer isso, ela ajuda os meninos como sua assistente.

Nobuhiro Mashiro (Taro)

O tio de Mashiro era mangaká e criou um mangá chamado Superhero Legend, sob o pseudônimo de Kawaguchi Taro. Apesar dos esforços, nunca conseguia ficar em primeiro lugar na revista Jump por sua falta de habilidade com desenhos, mas isso não impedia de se esforçar muito para conseguir a posição almejada. Mashiro, quando pequeno, o visitava para lhe fazer companhia e se inspirava no tio para criar seus próprios desenhos.

No entanto, por causa do esforço e excesso de trabalho Nobuhiro acabou falecendo, o que dificultou na decisão de Mashiro de tornar um mangaká.

TOP OST’s

~Nakano

VAMOS AO TOP 10, MINNA-SAN!! YAAAAAHOOOOO/


#1 Blue Bird (Primeira Abertura)

Além de a composição ser bonita, tudo começou aqui, na primeira temporada! 😀

#2 Bakurock Mirai no Rinkakusen (Primeiro Encerramento)

Após muitas emoções, uma música pra encerrar o episódio no clima apaixonante e reflexivo!

#3 Dream of Life (Segunda Abertura)

Ao ouvi-la, me apaixonei! O nome e a letra é de arrepiar, refletir. Até quem não viu o anime gosta dela, certo?!

#4 Yume to Zenryoku

OST de ação, alegria! Durante a animação é sensacional

#5 Shigotoba to Chouse

OST para novas ideias e mãos à obra!

#6 Kagi to Futari

A clássica OST da primeira temporada para as cenas entre o artista Moritaka Mashiro e a dubladora Miho Azuki, o casal romântico do anime <3

#7 Hoshizora to Ketsui

Essa também, porém sobre a relação da ousada Kaya Miyoshi e do gênio Akito Tagaki!

#8 Eiji Niizuma – CROW

]

Abertura da série do personagem rival direto, o Eiji, entre Moritaka Mashiro e Akito Tagaki.

#9 Detective Trap

Abertura da série de sucesso dentro do anime Bakuman, cujos autores foram Moritaka Mashiro e Akito Tagaki.

#10 Chou Hero Densetsu

Música da série Superhero Legend que o tio de Mashiro criou, o Nobuhiro Mashiro, importante personagem para a inspiração do lendário Moritaka Mashiro!

 

Bônus

~Senshi

(ISSO PRECISA DE UM BÔNUS, SENSHI?! A PERFEIÇÃO NÃO FOI ALCANÇADA AINDA?!)

Claro que uma TOP OST tão perfeita não precisa de bônus. Mas não pude deixar de lembrar do nosso querido redator Kenny ao fazer essa matéria, então, como contribuição e homenagem, deixo de bônus a terceira ending “Monochrome Rainbow”.

 

Comentários finais

~Senshi

São inúmeras cenas, setenta e cinco episódios que me marcaram de verdade. Acho que toda a surpresa que Tsugumi Ohba não conseguiu trazer em Death Note, ele nos trouxe em Bakuman.

Os personagens são muito bem elaborados e tomam rumos surpreendentes com a história. Acredito que Bakuman é o anime certo pra quem procura uma história bonita, engraçada, cheias de aventuras e sonhos. Principalmente sonhos.

Uma das minhas cenas favoritas de Bakuman onde Mashiro recita uma brilhante frase de Kawaguchi Taro, onde ele diz “Quais as condições necessárias para ser um mangaká, caso você não ser um gênio:

1 – Arrogância – coloque na cabeça que você pode fazer mais do que os outros;

2 – Esforço;

3 – Sorte – é claro, estamos falando de apostadores, não de gênios.”

~Nakano

Após imergir na história, no romance, nos sonhos daqueles jovens mangakás, eu caminhei junto com eles nessa longa temporada que duraram TRÊS ANOS MARAVILHOSOS com ansiedade, sorrisos, risos, sofridos, brinquei com os personagens no meu programa (fingindo que eles estavam ao meu lado falando com os ouvintes e eu traduzindo; HAHAHA), chorei e inúmeras emoções eu vivi com eles! Comentando isso agora e ouvindo as OSTs que escolhi, sinto-me bastante… EMOcionado ;x >< ' (Eu sou Homem, mas, em primeiro lugar, sou HUMANO! Por isso, não tenho vergonha de afirmar isso e, digo mais, lacrimejar faz bem aos olhos)

Por fim, uma frase filosófica de Bakuman III: "Sonhos não são coisas que se corre atrás porque outras pessoas disseram. São coisas que devem ser realizadas por vontade própria". 

 

(Então, curtiu esse My Soul, Your Beats? Quem participar? igual ao nosso DJ Nakano, então me mande um e-mail no senshi@radiojhero.com.br)