Desenvolvido pelo estúdio de jogos J-Wing, Animal Breeder foi um jogo de Game Boy do gênero RPG (Role Playing Game) lançado em 1997 exclusivamente para consoles japoneses.

Em Animal Breeder, o jogador interpreta um tratador de animais em um pequeno zoológico onde tem que executar pequenas tarefas para manter o bem-estar dos animais. O jogo teve uma boa recepção no mercado dos videogames, rendendo uma sequência para o mesmo console (Animal Breeder 2 em 1998) e dois outros jogos no Game Boy Color (Animal Breeder 3 em 1999 e Animal Breeder 4 em 2001).

A problemática dos parques zoológicos

A existência de espaços destinados à preservação ambiental é controversa. A necessidade da criação de reservas ecológicas reflete o descuido com a fauna e a flora compreendidas ao longo do território japonês. Por mais elegantes que sejam, ainda assim, os parques zoológicos remetem a imagem de um país que pouco preza pela proteção do seu meio ambiente.

Segundo dados do próprio governo japonês, existem mais de 5 mil instituições atuantes na área de preservação ambiental agindo no país; todavia, as ações desses movimentos têm sido insuficientes no combate a grupos infratores da legislação ambiental.

Atualmente, o Japão conta com mais de 80 parques zoológicos espalhados por todo seu território, dentre os quais estão aquários e jardins botânicos. As motivações por trás da criação destes parques naturais são as mais diversas, desde incentivos do governo japonês a iniciativas privadas ou pressões de organizações de proteção ambiental.

História e ecologia caminham lado a lado

Alguns dos zoológicos japoneses não só são polos de preservação ambiental, são também parte da herança histórica e cultural do país. É o caso do Parque Natural de Ueno (Onshi Ueno Dōbutsuen), doado ao governo japonês pela família imperial. Outro caso onde a história da terra So sol nascente acompanha um projeto de preservação da vida selvagem é o Kōbe Animal Kingdom (Kōbe Dōbutsu Ōkoku), uma antiga coleção particular construída pelo botânico Mototeru Kamo e que hoje é aberta à visitação do público.

Llama Space no Kōbe Animal Kingdom – Créditos Foto: Kōbe Animal Kingdom

Os incríveis aquários japoneses

Localizado em um arquipélago composto por mais de 50 ilhas, o Japão possui inúmeros aquários abertos para visitação e projetos de preservação ambiental direcionados a criaturas marinhas. O Ōsaka Aquarium Kaiyūkan é um dos maiores aquários do Japão, com especialização em criaturas nativas do Oceano Pacífico e mares da região do Ártico. Em contrapartida, o Aqua Toto Gifu, localizado na cidade de Kakamigahara, carrega o título de maior aquário de água doce do mundo, onde estão dispostos animais aquáticos de todos os rios do planeta em exposição em um gigantesco edifício de quatro andares.

Aqua Toto Gifu – Créditos Foto: Aqua Toto Gifu

Os jardins botânicos japoneses

Os jardins botânicos japoneses possuem identidade própria. A flora e fauna próprias da região distinguem eles dos demais parques existentes no globo. O Jardim Botânico de Kyōto é conhecido por possuir estufas enormes onde estão presentes plantas carnívoras, flores tropicais e até mesmo pés de banana gigantes.

Além de Kyōto, outro jardim botânico aberto à visitação no Japão é o Museu Botânico Kiseki No Hoshi, que recebe o carinhoso apelido de Planeta do Milagre das Plantas.

Museu Botânico Kiseki no Hoshi – Créditos Foto: Museu Botânico Kiseki no Hoshi

A franquia Animal Breeder é fruto de uma cultura mantenedora de espaços de preservação ambiental e valorização da biodiversidade presente em seu território, assim como seu valor.